tecnologia tem o mesmo potencial de disrupção que a internet teve

Tecnologias sempre têm a premissa de revolucionar o mercado

Tecnologias sempre têm a premissa de revolucionar o mercado e nem é preciso voltar muito ao passado para ver os seus impactos. A internet, por exemplo, transformou a forma de nos comunicarmos e fazer negócios. Neste cenário, é compreensível o interesse das empresas pelo Blockchain ou cadeia de blocos. Esta tecnologia tem o mesmo potencial de disrupção que a internet teve.

1. O que é Blockchain?

Blockchain é a tecnologia que consiste em ter acesso a um banco de dados distribuído e descentralizado para o registro de informações que não podem ser modificadas. É uma tecnologia básica com diversas possibilidades de aplicação.

A primeira aplicação conhecida foi no mercado financeiro com o surgimento do bitcoin. Contudo, outros segmentos têm se destacado. Já existem novidades do Blockchain na logística, no mercado de seguros, entre outros segmentos.

Blockchain – Como funciona

Além disso, a informação só é trocada e validada após o consenso entre as duas partes envolvidas. Em uma transação, por exemplo, cada agente interessado em concretizá-la possui um código criptografado. Apenas quando os dois ou mais códigos se juntam, o bloco de informação é montado e a transferência acontece.

1.

Início da transação

Quando dois agentes decidem iniciar a troca de um dado.

2.

Criação do bloco:

Momento em que a transferência é agrupada e entra na rede de cadeia de computadores compartilhados.

3.

Verificação

é definido um conjunto de regras para os computadores participantes avaliarem e calcularem a transação. A verificação só acontece após um consenso entre os envolvidos.

4.

Criptografia

o bloco verificado é criptografado e gravado.

5.

Execução

a transferência é realizada entre as partes envolvidas.

Transparência, credibilidade, agilidade e eficiência.

Transparência, credibilidade, agilidade e eficiência. Por esses motivos, o mecanismo vem ganhando cada vez mais importância no mundo dos negócios. Qualquer transação de um ativo online é feita apenas entre dois ou mais agentes, sem a intervenção de um órgão regulamentador.

3. Os principais benefícios do Blockchain

Por ser uma novidade, poucas pessoas conhecem o Blockchain e entendem sobre ele. O mercado ainda está estudando e testando suas aplicações, o que pode causar certa resistência das organizações em investir nessa nova tecnologia. Usar Blockchain confere vantagem competitiva ao negócio e, além disso, é preciso romper essas barreiras. Dentre os seus principais benefícios podemos destacar:

1.

Operações mais confiáveis;

2.

Transações mais democrática;

3.

Otimização dos processos;

4.

Facilidade na coordenação entre as empresas

5.

Registro dos dados em ordem cronológica;

6.

Redução dos custos.

Maior inviolabilidade dos dados de cada empresa.

Algumas empresas, especialmente do setor financeiro, já estão investindo no mecanismo e usufruindo dessas vantagens. É o caso da Nasdaq, mercado de ações automatizado dos Estados Unidos focado em tecnologia. A empresa passou a fazer manutenção de registros com o Blockchain aliado a LINQ, uma ferramenta de gerenciamento em nuvem que controla e emite ações de determinada empresa. Após a implementação da tecnologia, os custos de auditoria e a burocracia reduziram. Outros ganhos observados foram a verificação mais transparente e a maior inviolabilidade dos dados de cada empresa.

4. Os impactos do Blockchain para as empresas

O Blockchain não está mudando apenas a área da economia. Outros segmentos estão sendo beneficiados pela tecnologia, como o de logística. Por ser um mercado que envolve a negociação entre várias empresas, esse modelo de banco de dados pode ajudar a melhorar os processos. Imagine uma empresa situada em São Paulo. Ela precisa entregar um produto para um cliente em Uberlândia, no interior de Minas Gerais. Atualmente, a logística acontece da seguinte forma:

Exemplo de entrega utilizando Blockchain

No exemplo acima só nessa única entrega foram quatro empresas envolvidas. É difícil estabelecer dentre essas organizações quem é o responsável pelo material e em qual momento. Suponha que a carga seja roubada em uma dessas etapas: como definir o responsável para ressarcir o cliente? É complicado, pois, nesse fluxo, as chances de perder uma informação em viagens mais longas são grandes.

Com o Blockchain, o cenário de rastreamento de entrega muda. Todas as empresas acessam a mesma rede e conseguem verificar a informação diretamente da fonte. Além disso, qualquer decisão referente ao transporte da carga, como rota, preço do frete, entre outros aspectos, é tomada a partir de um consenso. O cliente ainda pode acompanhar com mais precisão a entrega do seu produto, pois a informação validada não sofre mudanças.

Exemplo de entrega utilizando Blockchain

Ao inserir a tecnologia na logística, as etapas de envio do produto geram dois resultados expressivos: redução de custos e riqueza de informações.

5. O que a intelipost está fazendo?

1.

Blockchain da logística

Criação da blockchain da logística fracionada do Brasil;

2.

Smart Contracts

Criação dos Smart Contracts desta blockchain;

3.

Parcerias

Parcerias com outros atores no mercado;

4.

Avanços

Avanços nos padrões de tecnologia e governança.

Faça uma simulação agora gratuitamente e veja como a Blockchain pode impactar o seu negócio

Não há dúvidas que a tecnologia Blockchain tem muito a oferecer quando pensamos em otimização de processos, porém, reconhecemos a necessidade de nos juntarmos a parceiros que também estejam interessados em evoluir conosco.

Logistics Tech Challenge – Blockchain Edition