Intelipost

Como um ERP integrado ajuda na redução de custos da sua empresa

Publicado em
por:
Como_um_ERP_funciona

Em momentos de crise, logo pensamos em economizar e cortar gastos, não é mesmo? Mas as soluções em tecnologia como os ERP’s fogem dessa regra, já que os investimentos se provam interessantes. Cada vez mais empreendedores estão entendendo que a tecnologia, ajuda diretamente na redução de custos da empresa. Continue lendo para entender como.

Segundo dados da FGV, investimentos feitos em soluções tecnológicas permaneceram inalterados, mesmo em momentos de crise. Um dos motivos foi compreender que determinados sistemas ajudam a controlar a gestão do negócio, como os ERP’RPs, que auxiliam no processo de redução de custos da empresa.

O que é ERP?

ERP significa Enterprise Resource Planning, que traduzido fica Planejamento de Recursos Empresariais. Seu objetivo é integrar todos os departamentos da empresa em um único lugar, ajudando os gestores a terem uma visão completa na realização de tarefas como: cruzamento de dados, controle de atividades financeiras, acompanhamento de gastos, dentre outros. O software automatiza processos e armazena dados que são fundamentais para diversos processos na gestão do negócio.

Exemplos de áreas beneficiadas pelo uso de um ERP

Controle financeiro

Com um ERP, você consegue controlar entradas e saídas da empresa, além de gerenciar despesas e pagamentos, facilitando assim, o gerenciamento de contas com pagamentos antecipados e não deixa de fazer nenhum deles.

Com todas as informações geradas automaticamente existe um ganho na execução de processos, sobrando mais tempo para investir em outras prioridades e possíveis correções, possibilitando assim, a escalabilidade do negócio.

Maior controle do estoque

Quem vende sabe que o gerenciamento de estoque é sempre um desafio. A falta de produtos acaba impactando no processo de vendas para o consumidor final, ou ainda, gerar problemas como o encalhe de produtos que não foram vendidos. Com um ERP, é possível acompanhar todo o fluxo de entrada e saída de mercadorias em tempo real, através de relatórios que fornecem uma visão dos produtos em estoque, além do gerenciamento de informações de pedidos realizados, ganhando assim, agilidade no despacho do pedido.  

Com essas informações em mãos, o processo de compra e fabricação de produtos fica mais enxuto, com uma maior previsibilidade sobre reposições e produção de novos produtos.

Equipe enxuta e eficiente

Muitas vezes gastamos mais que o necessário com funcionários, parceiros e contratos externos.

Com a automatização de processos, é possível realocar recursos ou ainda, dar mais autonomia para membro da equipe na execução de tarefas do dia a dia. Assim, você terá uma redução de custos significativo com cortes pontuais que vão garantir o melhor funcionamento dos processos da empresa.

Chega de retrabalho

Você já parou para pensar o quanto gasta com retrabalho e tarefas indesejáveis? Refazer tarefas gera perda de tempo, de dinheiro o que muitas vezes, impacta negativamente a experiência de compra do consumidor final.

O ERP proporciona não apenas a vantagem de identificar possíveis erros no dia a dia, mas também, a identificar gargalos que atrapalham o processo produtivo e que muitas vezes já virou rotina dentro da produção.

Vantagens da utilização de um ERP

Além do impacto direto no dia a dia de diversas áreas, com as informações obtidas pelo ERP, é possível ter uma visão mais ampla para uma tomada de decisão mais assertiva, gerando otimizações de processos como:

  • Redução de estoques
  • Aumento de produtividade da equipe
  • Redução no tempo de ciclo de Ordens
  • Redução de tempo de ciclo de fechamento contábil/financeiro
  • Redução de Custos de TI
  • Melhoria em processos de suprimentos
  • Melhoria em Transportes / Logística
  • Melhorias em processos de manutenção
  • Melhoria de tempo de entrega no prazo

Soluções para grandes e pequenas empresas

Cada empresa possui características e tamanhos diferentes, o que impacta na hora da escolha do melhor ERP para a sua operação. Por isso, a escolha correta de qual sistema de ERP adotar é determinada por aquele que melhor atender o perfil de suas operações e garantir as melhores práticas para o seu negócio.

Um exemplo, é o nosso parceiro, Bling que além de ajudar na redução e controle de custos como citamos acima, ainda realiza integrações com as maiores plataformas de e-commerce do mercado, facilitando assim, a integração nos principais marketplaces do mercado de forma simplificada. Conheça aqui alguns clientes que utilizam o Bling na gestão de seus negócios.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades