Rastreamentorastreamento de pedidos

A informação, se bem trabalhada, pode representar melhoria no relacionamento com os clientes e criação de vantagem competitiva. Em um e-commerce, ela é ainda mais importante, haja vista a necessidade de estabelecer uma comunicação em tempo real — que ajude a garantir maior transparência e confiabilidade dos processos.

Nesse sentido, surge a possibilidade de realizar o rastreamento de encomendas, que consiste no acompanhamento dos pedidos até que eles sejam entregues aos clientes. Neste material vamos explorar melhor o tema. Confira os tópicos:

A gestão de entrega

A experiência de compra é o que determina se o cliente vai, ou não, voltar a fazer negócio com sua empresa — ou, ainda, fazer recomendações que ajudarão a atrair novos consumidores. Por isso, para que ela seja satisfatória, é necessário planejar e garantir a eficácia tanto de processos internos quanto de processos externos.

A importância do rastreamento

Para que a gestão da entrega seja eficaz, é interessante realizar o rastreamento dos pedidos. Sem esse recurso é praticamente impossível acompanhar a distribuição e manter o controle da operação — haja vista que, sem ele, não há informações suficientes, ou tem tempo hábil para analisar os fatos e tomar decisões.

O controle do status do pedido

O controle do status do pedido, individualmente, permite um acompanhamento mais preciso da situação das cargas de cada cliente, além da possibilidade de adotar melhorias que podem ser aplicadas aos processos. Confira os benefícios proporcionados por essa atividade.

O auxílio ao atendimento ao cliente

Os principais motivos de reclamação dos clientes no SAC é com relação a atrasos na entrega ou à falta de informações ligadas a esse processo. Como já vimos acima, uma boa gestão logística e o monitoramento do status do pedido ajudam a contornar esses problemas e a reduzir consideravelmente os índices de reclamações.

A automatização dos processos

Para fazer o monitoramento do status dos pedidos e o controle das informações de maneira eficaz, é fundamental realizar a automatização dos processos. Isso se dá pelo fato de que a realização de processos manuais diminui a confiabilidade, aumenta o risco de erros e faz com que seja praticamente impossível controlar todas as informações relevantes para uma tomada de decisão acertada.

Redução de custos

Quando se estrutura melhor os processos, corrigindo as falhas e adotando melhorias, já é possível perceber, em curto prazo, benefícios como melhorias nos resultados, redução de desperdícios, aumento da qualidade e maior eficácia da gestão, por exemplo. Confira mais sobre o tema.

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