GestãoTecnologiaferramentas de e-commerce

O Brasil tem hoje quase 500 mil sites dedicados ao varejo eletrônico. Se a concorrência é imensa, é preciso encontrar formas de se destacar no mercado, o que passa por ter operações mais ágeis, econômicas e eficientes.

Pensando nisso, listamos abaixo 7 ferramentas de e-commerce indispensáveis para você ter em seu negócio! Mude seus resultados com a mudança de suas estratégias!

1- Recursos de monitoramento de audiência

Vamos começar com uma das mais conhecidas ferramentas de e-commerce voltadas à gestão estratégica, o Google Analytics! Trata-se do líder de mercado em monitoramento de acesso às plataformas de varejo eletrônico, uma solução estatística que permite que você visualize informações importantes, tais como:

  • quantidade de visitantes em seu site;
  • origem dessas visitas (redes sociais, Google, e-mail marketing, etc.);
  • dados de acesso por região;
  • quais as páginas mais acessadas em sua loja online.

O Google Analytics entrega ao usuário mais de 500 métricas diferentes, além da possibilidade de obter relatórios e gráficos personalizados, com o cruzamento de centenas de variáveis. Tudo para você entender bem como o consumidor se relaciona com sua loja virtual.

2- Módulo de auditoria de faturas para gestão logística eficiente

Quantas vezes você contratou uma transportadora (após negociar exaustivamente o frete) e, alguns dias após a entrega, recebeu a fatura em valor completamente diferente do acordado?

Estamos falando de um único transportador e uma única fatura, o que torna a conferência tarefa simples. Mas e quando você tem centenas de entregas por mês, com dezenas de transportadoras diferentes?

Divergências entre os valores negociados e os efetivamente cobrados são comuns no dia a dia das lojas online; porém, muitos gestores deixam o capital de sua empresa escorrer silenciosamente por não conseguirem confrontar adequadamente os dados de CTes e faturas com as tabelas de frete acordadas previamente.

É por isso que entre suas ferramentas de e-commerce essenciais, não se pode esquecer de um TMS embarcador (Sistema de Gerenciamento de Transportes) com módulo de auditoria de faturas!

3- Recursos de gestão de desempenho do site

Dois segundos. Esse é o tempo máximo que, segundo um infográfico publicado pela Kissmetrics, 47% dos internautas aguentam esperar no carregamento de uma página. E tem mais.

O mesmo estudo mostrou que 40% dos consumidores desistem de um site que demora mais de 3 segundos para carregar; pior do que isso, 79% dos que já entram no seu site insatisfeitos com o desempenho da página, tornam-se propensos a não comprar nada. Assustou-se com os dados?

Pois bem, existe uma solução para monitoramento de desempenho de sites, chamada Webpagetes, um instrumento gratuito que permite executar testes de velocidade e carregamento com alto grau de confiabilidade. Uma das mais famosas ferramentas de e-commerce para esse tipo de missão!

4- Ferramentas de gestão de despachos automatizadas

Se a cada novo pedido que surgir, seus funcionários tiverem que perder tempo preenchendo PLP (Pré-Lista de Postagem) para remeter aos Correios ou relatórios para gerar romaneio de carga, a produtividade de seu e-commerce certamente ficará bastante comprometida.

É justamente por isso que a gestão de despachos automatizada entrou em nossa lista das mais importantes ferramentas de e-commerce! A integração de sistemas e as automatizações devem estar presentes em abundância dentro de suas operações.

5- Sistema com módulo de listagem de transportadoras/comparação de fretes

Responda rápido: qual o método usado em sua loja online para listar todas as transportadoras existentes no mercado e fazer a cotação do frete de cada uma delas? Procurando uma a uma no Google?  Se a resposta foi “sim”, então é preciso dar profissionalismo e agilidade à sua loja.

O mesmo TMS embarcador que costuma ter módulo de gestão de despachos, como mencionado acima, deve ter também recursos de cálculo de frete. Com esse Gateway de Fretes, você pode parametrizar os critérios de cálculo (por produto, método de envio, região de entrega, preço, prazo). Imagine quanto tempo e dinheiro sua loja online não salvaria sendo auxiliada por uma solução logística dessa?

6- Sistema de pesquisa de satisfação do consumidor

Ter um controle sobre o que o cliente pensa da sua loja virtual é imprescindível. Além disso, mostrar ao seu consumidor que sua loja é bem avaliada é indispensável no momento da conversão. Uma dica em ferramentas de e-commerce voltadas a esse tema é o Ebit.

Trata-se de um sistema que classifica as lojas de acordo com o grau de satisfação de seus consumidores. Após a aquisição, o cliente é convidado a dar sua opinião sobre sua jornada de compra. Depois de 15 dias, mais uma mensagem é disparada ao mesmo cliente, questionando sua experiência com o recebimento do produto.

A partir dessas informações, o sistema calcula a nota da loja e ela pode ser exibida em seu site, a fim de fortalecer a credibilidade da empresa diante do mercado.

A aplicação, que já avaliou mais de 20 mil lojas online, é extremamente importante, tanto para divulgar a reputação da loja, quanto para gerenciar qual a percepção do cliente sobre seu e-commerce.

7- Soluções em rastreamento de entregas

Em um país em que as despesas com transporte e armazenagem consomem quase 12% das receitas das empresas, ter uma plataforma para gestão da logística é o verdadeiro divisor de águas entre sucesso e estagnação no e-commerce.

Uma loja virtual precisa ter agilidade na escolha de suas transportadoras, precisão na seleção da opção de frete com melhor custo-benefício, além de instantaneidade na emissão de PLPs/romaneio de cargas. Isso sem falar nos recursos automatizados de auditoria de faturas.

Mas há ainda uma funcionalidade indispensável, especialmente para elevar o grau de satisfação de seus consumidores: ter um sistema de gestão de frete com módulo de rastreamento de entregas.

Acha muito? Pois saiba que já existem no mercado sistemas completos, que trazem todos os módulos citados acima, além de recursos de Analytics (com emissão de relatórios para análise de abandono de carrinho, taxa de conversão por canal, etc.).

É evidente que todas essas funcionalidades dariam às suas rotinas logísticas muito mais velocidade, produtividade e redução de custos. Mas dentre todas as facilidades citadas, a possibilidade de fazer o rastreamento de entregas em tempo real é uma das mais relevantes.

Um sistema de gestão de frete com módulo de rastreamento de pedidos provê em seu dashboard o status atualizado de todas as suas entregas, em todas as transportadoras. Além disso, esse software logístico traz ainda recursos como disparos automáticos de e-mails/SMS aos clientes a cada novo status de entrega.

Ter inteligência logística nas remessas proporciona:

  • maior cumprimento dos prazos de entrega;
  • redução da pressão sobre o volume de atendimentos do SAC;
  • facilidade para acompanhar cada processo específico da movimentação da carga, detectando mais rapidamente eventuais falhas;
  • transmissão ao cliente de uma imagem de modernidade e profissionalismo;
  • monitoramento em tempo real das ocorrências (retenção em posto fiscal, problemas com apresentação de documentações, dificuldades para localizar endereço de entrega).

Você já percebeu que um TMS embarcador (sistema de gestão logística para o varejo) é das ferramentas de e-commerce mais essenciais para otimizar seus processos, certo?

Que tal então testar um sistema de impacto como esse em seus negócios? É só preencher agora o formulário deste link e nossa equipe entrará em contato com você para agendar uma demonstração da solução! Leve sua loja online a um novo patamar!