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Confira tudo que aconteceu no VTEX DAY 2023

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O Vtex Day 2023 aconteceu nesta semana, 05 e 06/06, e apresentou as principais novidades e tendências para o varejo e e-commerce brasileiro. Com o tema “O dia de fazer acontecer”, a décima edição do evento reuniu grandes nomes do mercado nacional e mundial com histórias inspiradoras de sucesso não apenas no varejo. Como convidada destaque da edição, Gisele Bündchen subiu ao palco principal do evento para falar sobre sua trajetória.

Confira um resumo dos principais assuntos que foram discutidos nos dois dias de evento.

Insights do primeiro dia

O D2C está em alta: o modelo permite ter maior controle sobre os dados gerados do consumidor possibilitando a adaptação do e-commerce conforme a reação do público. Informações sobre pesquisa, detalhes dos produtos e o que o consumidor procura, mas não encontra, podem ser utilizados pelas marcas para criação de novas coleções e campanhas. Dessa forma, é possível oferecer a melhor experiência de venda e de entrega ao consumidor.

Quando o assunto é concorrência global, o cross border é uma realidade cada vez mais comum, mesmo que ainda exista um caminho muito grande pela frente para o mercado brasileiro. A expectativa de movimentação via cross border até 2025 é de $7,4 tri, segundo dados apresentados pela NV, do Grupo Soma. Alinhada às expectativas do consumidor, a logística torna-se geradora e expansora de negócios de maior escala.

Oferecer mais modalidades de entrega para o consumidor é uma alternativa para aumentar as vendas. Para a Reserva, por exemplo, a modalidade de Pickup representa 1/ 3 de suas vendas. Essa opção de entrega diminui o custo do frete para o consumidor e reduz o prazo, além de aumentar a possibilidade do cliente comprar algo a mais quando for retirar seu produto na loja física. 

Perder vendas por falta de estoque não pode ser uma realidade: os vendedores das lojas físicas usam o marketplace para oferecer o que o cliente busca. Tanto é que para a Le Biscuit, 30% das vendas do e-commerce vem das lojas físicas, e 30% das lojas Le Biscuit tem vendedores consultivos que auxiliam no processo multicanal.

O uso de AI na operação é sinônimo de redução de custos e agilidade. Desde o atendimento ao cliente até a otimização de itens com baixo giro de estoque e das rotas mais eficientes para entregas, esse tipo de tecnologia tornou-se um diferencial competitivo que precisa ser adotado por empresas que buscam reconhecimento no mercado.

O trabalho em equipe é o que nos leva mais longe. Jessica Watson, a pessoa mais jovem da história a dar a volta ao mundo em um veleiro sozinha e sem paradas deixou o seu recado: “Quando falo da viagem, sempre falo ‘nós fizemos’. Estava sozinha, mas tinha um time de pessoas em terra me apoiando”.

O encerramento do primeiro dia de evento ficou a cargo de um dos maiores nomes da moda, Gisele Bündchen, que compartilhou a sua história de como se tornou uma das principais modelos mundiais, sua trajetória de sucesso e seus aprendizados nos quase 30 anos de carreira. 

Fotos: Divulgação

Insights do segundo dia

O principal desafio enfrentado pelas empresas ainda é a falta de maturidade digital, mas mesmo com essa falta de maturidade, é possível aproveitar a inovação no e-commerce, sendo muito estratégico na contratação de tecnologias que tornam os processos mais eficientes. A partir dessas tecnologias, as operações tornam-se mais otimizadas, do momento que o consumidor coloca o produto em seu carrinho de compras, até a entrega em sua casa.

A cultura centrada no cliente é a chave para alcançar melhores resultados, independente do setor da empresa. Quando a empresa coloca seus clientes no centro de suas estratégias e operações, ela demonstra seu compromisso em atender e entender as necessidades e desejos do seu público-alvo. Isso permite mais agilidade para as operações frente às constantes mudanças do mercado.

Não existe mais um “grande protagonismo” do e-commerce em relação ao comércio no geral. Tornou-se ainda mais importante apostar em inovação e tecnologias para entregar a melhor experiência ao consumidor. É por meio dessas estratégias que as empresas podem ganhar relevância no mercado altamente competitivo de hoje e se posicionar como líderes em seus respectivos setores.

Nesse contexto, segundo a Insider Intelligence, as 5 principais tendências para o comércio digital são:

1 – As taxas de crescimento do comércio eletrônico e do varejo em geral estão convergindo.
2 – A mídia de varejo está crescendo.
3 – O social shopping está acontecendo, mas não da mesma forma em todos os lugares.
4 – IA generativa e LLMs (grandes modelos de linguagem) devem transformar todos os setores.
5 – Os prazos de interrupção estão diminuindo.

O omnichannel é uma realidade que precisa ser aplicada em todos os setores. A integração completa das tecnologias possibilita uma visibilidade maior dos dados em tempo real, além de mais facilidade para o consumidor. A Usaflex apresentou as principais diferenças do consumidor omnichannel com o puramente online ou offline que você precisa saber:

  • Consumidores omnichannel são 2,1x mais frequentes em relação ao consumidor offline, e 2,4x do que o online.
  • Gastam em média 128% a mais que o consumidor puramente offline, e 135% a mais que o online.

Práticas ESG são mais do que uma tendência atual, elas representam o futuro dos negócios. A adoção dessas práticas vai muito além de melhorar a reputação da marca no mercado, mas envolve a criação de valor a longo prazo, contribuindo para o bem-estar das comunidades em que operam e garantindo a sustentabilidade dos negócios. A transformação é uma jornada contínua que precisa ser trilhada para atingirmos um mundo melhor para todos. 

Dois dias de muito conteúdo, conversas interessantes e ideias para tornar tanto o e-commerce quanto a logística mais inovadores e tecnológicos. Chegou a hora de aplicar na sua operação as práticas aprendidas no VTEX DAY 2023. E para isso você pode contar com a tecnologia inteligente da Intelipost, a solução mais robusta do mercado para a entrega perfeita. Entre em contato agora mesmo.

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