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Ferramentas de automação de processos no e-commerce para ganho de produtividade

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automação de processos no e-commerce

Com os avanços da internet e o desenvolvimento de novas tecnologias, a automação de processos no e-commerce (no que diz respeito às atividades do comércio eletrônico) está trazendo uma série de benefícios em termos de organização e produtividade.

Embora muitos ainda acreditem que as automatizações possam atrapalhar o relacionamento com os clientes, outros já descobriram que, com a utilização de ferramentas adequadas e específicas para cada departamento, a obtenção de melhores resultados é praticamente uma certeza.

Para esclarecer essa questão no que se refere à relação com os consumidores, tenha em mente que a automação de processos no e-commerce não impede que você se comunique com eles de forma singular.

O equívoco aqui é achar que os procedimentos se tornarão “robotizados” a ponto de não permitir um trato pessoal. Além disso, quando falamos em automatizar estamos nos referindo, sobretudo, a meios de fazer com que se produza mais com o mínimo de esforço possível.

De qualquer modo, preparamos este artigo para apresentar a você as atividades do e-commerce que podem ser beneficiadas pela automação. Portanto, continue a leitura e confira!

Marketing

Para começar, falaremos um pouco do marketing, que desempenha um papel de extrema importância para todo e qualquer tipo de loja virtual, independentemente do tamanho ou segmento de atuação.

Basicamente, a automação dessa atividade se resume às particularidades que envolvem o e-mail marketing, desde a gestão das campanhas até os testes A/B. Nesse contexto, o ponto-chave é a nutrição de leads, que por sua vez é considerada como uma estratégia para o aumento das taxas de conversão.

Em relação à produtividade, entenda que automatizar os processos de marketing elimina uma dose considerável de trabalho, diminuindo os erros e aumentando o fluxo de vendas no médio e longo prazo, sem contar a redução dos custos operacionais.

Além disso, essa prática também permite um melhor acerto nas abordagens, já que as ferramentas de automação como HubSpot e RD Station possibilitam uma segmentação de clientes precisa.

Atendimento ao cliente

Mesmo que ainda haja um certo preconceito quanto à automatização do atendimento ao cliente, é preciso deixar claro que ela pode resultar em economias consideráveis. Apenas para esclarecer, tenha em mente que automatizar essa atividade é na verdade um modo de fornecer um melhor atendimento, e não o contrário, como muitos ainda pensam.

Devido ao amplo universo do ambiente virtual, atender todas as solicitações dos consumidores de forma manual é algo um tanto quanto ultrapassado, além de caro e trabalhoso.

Aqui, a ideia é disponibilizar um serviço que consiga elucidar as dúvidas relacionadas a tudo o que cerca o processo de compra. Isso pode ser feito com a criação de um FAQ e principalmente com o uso de ferramentas como Zendesk e NeoAssist, soluções que se responsabilizam pelo relacionamento com os consumidores.

Configuração de preços

Você sabia que é possível configurar os preços dos seus produtos de forma antecipada e conforme a conduta do próprio mercado? Pois é, essa é a proposta da automatização no que corresponde à atividade de precificação.

Para ilustrar como isso funciona na prática, imagine determinar previamente que o preço de um produto em questão deverá ser 5% menor do que o valor praticado nas lojas concorrentes: uma ferramenta que proporciona esse recurso é o Sieve.

Assim sendo, você conseguirá se manter competitivo sem ter que passar horas e horas analisando a concorrência. Interessante, não é? No entanto, não se esqueça de considerar a sua margem de lucro para que essa automação não prejudique as finanças do negócio.

Pedidos e entregas

Esse é outro departamento que tem muito a ganhar com a automação dos processos. Nesse sentido, soluções como a Intelipost oferecem uma série de facilidades, que trazem benefícios tanto para os compradores quanto para os vendedores.

Para entender melhor suas vantagens, com essa ferramenta os gestores terão à disposição todas as informações que se fazem necessárias para uma logística produtiva e eficiente. Entre os recursos oferecidos estão:

Enfim, os recursos acima descritos tornarão suas entregas mais eficazes e mais fáceis de acompanhar, diminuindo os erros e consequentemente os custos: os clientes terão o status do pedido em tempo real, não importa qual seja a transportadora.

Gestão de finanças

Outro aspecto que merece destaque quando o assunto é a automação de processos no e-commerce é a gestão das finanças. Por demandar muito cuidado e atenção por parte dos responsáveis, não utilizar da tecnologia para otimizar os trabalhos e torná-los mais produtivos é o mesmo que abrir mão do crescimento.

Nesse caso, é importante compreender que o mal gerenciamento financeiro pode botar em xeque todas as operações, mesmo que elas estejam sendo executadas com eficiência.

Em vista disso, é fundamental que você utilize as plataformas conhecidas como ERPs, que nada mais são do que sistemas que permitirão um controle completo e dinâmico de tudo o que envolva a área financeira, como:

  • compras;
  • vendas;
  • controle de estoque;
  • boletos e notas fiscais;
  • impostos;
  • fluxo de caixa;
  • receitas;
  • despesas;
  • lucro.

Resumidamente, essas ferramentas facilitarão a análise dos dados e por conseguinte suas tomadas de decisão. BSeller, Odoo, OTK são alguns dos exemplos a considerar.

Para concluirmos, não se esqueça de que para crescer e manter a competitividade do negócio, a busca pela melhoria da produtividade precisa ser constante, e isso vale para todos os setores do seu e-commerce.

Tenha em mente que os principais players do mercado têm essa política como parte de sua cultura organizacional, por isso, copiá-los nesse sentido não é vergonha alguma.

Um dos pontos que podem elevar um negócio é sua competência para constituir um fluxo de trabalho contínuo e eficiente, e é por isso que a automação de processos no e-commerce se torna essencial. Lembre-se do que falamos no início do artigo: o objetivo é produzir mais e melhor com o mínimo de esforço.

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