Logísticarastreamento de cargas
Investir em inovação e inteligência por meio da adoção de boas práticas e sistemas como o de rastreamento de cargas é a palavra de ordem para se destacar em um mercado de alta concorrência.

Cada vez mais a logística assume um papel estratégico dentro das empresas. Ao mesmo tempo, o setor apresenta desafios, tanto que estima-se que 20% do faturamento de transportadores são gastos com o gerenciamento de riscos.

Nesse cenário, gestores precisam driblar questões como imprevistos, violações, roubos e perdas para garantir o cumprimento de prazos e a satisfação do cliente.

Neste post você vai entender como a tecnologia é uma aliada da logística offline e por que a sua empresa precisa contar com um sistema qualificado.

A importância da tecnologia

Entregas com atraso, produtos não recebidos ou enviados com defeito são, nessa ordem, as três reclamações mais recorrentes recebidas pelos sistemas de atendimento ao cliente (SAC). Somadas, elas representam mais de 80% do total dos chamados.

Não à toa, esses dados mostram a importância de investir em melhorias para os processos de entrega. E nesse ponto, a tecnologia garante que empresas consigam aproveitar a oportunidade para se tornarem ainda mais competitivas e relevantes.

Isso acontece porque softwares que possibilitam o rastreamento de cargas permitem que gestores acompanhem, em tempo real, tudo o que acontece com um veículo em seu trajeto. Dessa maneira, é possível reforçar a segurança, o controle e detectar situações adversas.

Por que investir em um sistema de rastreamento de cargas

Essencialmente, o rastreamento de cargas é uma ferramenta que apoia as operações logísticas como um todo e o gerenciamento de riscos (GRIS).

Com ele, o controle é redobrado e a instituição consegue planejar melhor seu fluxo de entregas, atingindo maior qualidade e agilidade, reduzindo os prejuízos. Mas ainda existem outros benefícios que essa inovação proporciona. São eles:

Monitoramento de frota em tempo real

Independente do tamanho da frota de uma empresa, é viável rastreá-la constantemente e em tempo real. Logo, os gerentes podem ter acesso a informações confiáveis e exatas sobre o status de cada entrega e em que etapa logística cada veículo se encontra. Com isso, o controle dos processos e das remessas é absoluto.

Gestão de frotas remota

Mesmo de longe, o setor responsável acompanha o que acontece durante as jornadas de entrega por meio de dispositivos móveis. Isso contribui para uma gestão de frotas mais flexível e precisa.

Pelo programa, gestores recebem e avaliam dados sobre manutenção dos carros, consumo de combustível, quilometragem rodada, entre outros. Consequentemente, contam com informações valiosas para o planejamento e o controle de gastos, evitando panes e despesas inesperadas.

Segurança do transportador e da carga

A combinação de planejamento de rotas e rastreamento de cargas é essencial para tornar o transporte mais seguro. Como o andamento de uma entrega é monitorado ao vivo, a equipe responsável pode mais facilmente identificar situações de perigo e acionar as autoridades de imediato caso seja necessário.

Mais eficiência no planejamento de rotas

Com o acompanhamento em tempo real de trajetos, a empresa coleta informações para realizar o planejamento inteligente de rotas.

Percursos programados levam em conta o tempo, o trânsito, as distâncias e a incidência de roubos em determinados trechos na hora de traçar um caminho otimizado e mais enxuto. Desse modo, a empresa aposta em roteiros mais rápidos e fáceis, evitando colocar a carga e seus motoristas em risco.

Monitoramento de motoristas

O rastreamento não se restringe apenas às cargas: gestores podem fiscalizar o trabalho dos condutores e ter conhecimento sobre vários aspectos que afetam o transporte, como quantidade e o horário das paradas. Assim, é possível entender o que é preciso para otimizar as entregas e garantir que os objetivos da corporação sejam alcançados.

Tecnologias como o rastreamento de cargas são, atualmente, indispensáveis para a logística de alta performance. No mais, outros sistemas como gateways de fretes ou TMS são grandes aliados para a resolução dos problemas de entregas e para o sucesso da cadeia de distribuição como um todo.

Agora que você entende como o rastreamento de cargas é importante para a logística, saiba também por que essa solução é capaz de melhorar a relação da sua empresa com os seus clientes!