Intelipost

Rastreamento de cargas: entenda quais são os benefícios

Publicado em
por:
rastreamento de cargas - entenda os benefícios

Sempre que uma entrega está sendo realizada, empresa, transportadora e clientes ficam na expectativa de que tudo saia como planejado e a carga seja entregue sem problemas. O gerenciamento de riscos e o planejamento de rotas são algumas das medidas que podem ser tomadas para evitar falhas, ou minimizar seus impactos.

No entanto, é por meio do rastreamento de cargas que se consegue monitorar o status do transporte e tomar ações em menor tempo, caso haja alguma ocorrência. No post de hoje vamos falar sobre as vantagens de se realizar esse acompanhamento. Continue conosco e confira agora mesmo!

Mais velocidade na operação

Por mais que um processo seja bem planejado e estruturado, sempre existirá a possibilidade de haver algum incidente que prejudique o andamento das coisas. No que diz respeito à logística de distribuição, pode-se sofrer com trânsito intenso, acidentes, problemas no veículo e retenção em posto fiscal, por exemplo.

O rastreamento de cargas permite que se consiga acompanhar, em tempo real, quais são os status das entregas que estão sendo realizadas. Assim, qualquer imprevisto passa a ser identificado com menos tempo, permitindo que o gestor possa identificar as ações necessárias com maior rapidez, tornando-as mais eficazes.

Ou seja, se reduz o tempo necessário entre a identificação do problema e a ação para solucioná-lo.

Essa economia de tempo também pode ser destacada na hora de gerir as informações para repassá-las ao cliente: sempre que ele quiser alguma atualização a respeito de seus pedidos, os dados passados serão sempre os mais atuais.

Possibilidade de adotar a notificação proativa

A notificação proativa é a prática de enviar para os clientes as informações a respeito de seus pedidos, sem que eles precisem entrar em contato com a central primeiro. Ela pode ser feita via SMS ou e-mail, por exemplo.

Esse tipo de trabalho ajuda a manter as expectativas niveladas — já que qualquer mudança no prazo acordado é notificada com antecedência — e reduzir as frustrações que qualquer imprevisto pode causar.

Apesar de poder ser uma informação negativa, isso ajuda a transmitir a ideia de que a empresa é transparente em seus negócios e se preocupa com a satisfação dos seus clientes.

Além disso, a comunicação proativa contribui para a redução no número de chamadas para a equipe de atendimento, uma vez que uma parcela relevante dos contatos realizados tem apenas o intuito de acompanhar a entrega de um pedido.

Segurança de cargas e motoristas

O rastreamento de cargas ajuda a garantir uma segurança maior tanto para as empresas contratantes, quanto para a transportadora e seus colaboradores. Aliado ao planejamento de rotas, o acompanhamento ajuda a verificar se o percurso está sendo realizado como decidido previamente.

Como o controle de frota muitas vezes envolve o uso de tecnologias como GPS e satélite, pode-se dizer que o rastreamento das cargas ajuda a prevenir furtos, roubos e sequestros. Mesmo que isso não iniba, de fato, essas ações, por meio do monitoramento é possível obter informações a respeito da localização e contribuir com as investigações que possam ocorrer.

Esse controle é ainda maior no caso de mercadorias de alto valor agregado ou muito visadas para roubo (como eletrônicos, pneus ou mesmo remédios, por exemplo). O monitoramento central, realizado pela empresa de gerenciamento de risco — e não pelo embarcador — muitas vezes é o responsável pela abertura do compartimento de carga do veículo.

Assim, somente se o veículo estiver na localização esperada, se seu trajeto cumprir as condições predeterminadas e se não houver qualquer problema reportado, é que o compartimento de carga será aberto —  eletronicamente e a distância.

Maior controle sobre erros e falhas no processo

Como dito anteriormente, o rastreamento permite acompanhar cada etapa do processo de entrega, até mesmo quando algum imprevisto ocorre. Portanto, se o veículo ficou com defeito no meio do percurso, se a rota não está sendo seguida, ou se houve extravio, por exemplo, o gestor tem ciência desses fatos praticamente em tempo real.

Quando se tem maior controle sobre o processo, maiores são as chances de conseguir criar ações de correção, ou para minimizar os impactos, que sejam mais eficazes e diminuam os efeitos negativos que os problemas podem causar.

Um bom exemplo disso é quando se monitora as cargas e se sabe que o veículo estragou no momento em que o fato ocorre. Isso permite que se tome a decisão de deslocar imediatamente outro carro para realizar o transbordo da carga e continuar as entregas — evitando que o atraso seja maior, como quando só se tem notícia dos fatos algum tempo depois do ocorrido.

Suporte na tomada de decisão e adoção de melhorias

O tempo todo temos citado como acessar informações e como elas são cruciais para o bom andamento do processo. No entanto, as vantagens de realizar o controle sobre esses dados não param no momento do monitoramento: é possível usar essa base para acompanhar indicadores e realizar análises que ajudam a elaborar novas, e mais precisas, estratégias.

Nesse sentido, pode-se avaliar o nível de serviço de entregas, cumprimento da rota, desempenho por motorista, índice de ocorrências de avarias e extravios, entre outras coisas. O resultado dessas análises ajuda a identificar quais são os pontos fracos da operação e criar soluções que ajudem a eliminá-los, ou então apontar quais são as oportunidades de melhorias e o que pode ser feito para aproveitá-las.

Maior satisfação dos clientes

A utilização de uma solução que permite realizar o rastreio de cargas é uma forma de modernizar as operações da empresa, o que por si já proporciona diversos benefícios para os processos e a rotina dos colaboradores. Porém, também ajuda a alcançar maior transparência nos negócios e faz com que os clientes se sintam mais seguros em sua escolha, já que a empresa permite que se acompanhe o status das entregas.

Aliando esses fatos à notificação proativa, a possibilidade desse público se sentir satisfeito é bem maior. Isso ajuda a fidelizá-los e pode fazer com que eles indiquem o negócio para outras pessoas.

O rastreamento de cargas envolve vários aspectos, que vão desde o acompanhamento, de fato, das entregas, até a utilização dessas informações para tornar os processos cada vez mais otimizados. Essa ferramenta, juntamente de processos logísticos bem estruturados, é uma grande aliada do sucesso das empresas — independentemente de se trabalhar com frota própria, ou terceirizada.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
tendências para a logística em 2024
4 tendências para a logística em 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades