Veja os destaques do Fórum E-commerce Brasil 2022 pela Intelipost

✨ Resumo O Fórum do E-commerce Brasil é um evento anual e traz uma programação inédita, além de reunir grandes nomes e empresas do e-commerce, varejo e tecnologia em uma experiência única. Para o CEO, “é preciso levar a conexão e a emoção para as plataformas de e-commerce”.Desde 2009 a empresa tem focado no desenvolvimento […]

Publicado em
por:

O Fórum do E-commerce Brasil é um evento anual e traz uma programação inédita, além de reunir grandes nomes e empresas do e-commerce, varejo e tecnologia em uma experiência única. Após dois anos de hiato presencial, o evento teve um retorno marcado por uma ótima programação, e neste post você confere alguns dos destaques que a Intelipost acompanhou no evento.

Cases de destaque

Destaque do primeiro dia da programação, Marcelo Zimet, CEO da L’Óreal apresentou um case sobre como a empresa está reinventando a experiência de compra e a jornada do consumidor e como isso está impactando as vendas do Grupo, que atualmente é composto por 35 marcas e é o quarto maior anunciante no mundo. Outro dado interessante, 29% das vendas são realizadas no e-commerce, e a meta é atingir a marca de 50% até 2030. Para o CEO, “é preciso levar a conexão e a emoção para as plataformas de e-commerce”.fórum ecommerce brasil 2022Desde 2009 a empresa tem focado no desenvolvimento de tecnologias para ser uma empresa de Beauty Tech, tendo o digital como futuro da companhia, entre elas uma ferramenta que rastreia movimentos e expressões por meio de 68 parâmetros não identificáveis, diagnósticos de pele com recomendações de produtos e tele-consultas, tecnologia “try on” com tecnologia para shades diversos de pele.

A empresa também criou um metaverso com foco em diversidade para a marca NYX, com o slogan “Make up has no gender” (maquiagem não tem gênero), o metaverso promove uma imersão dos consumidores e a possibilidade de vendas de produtos.

O mercado de beleza no Brasil

O ecommerce de beleza no Brasil cresce 2,5 vezes mais rápido do que o e-commerce global, mesmo assim, ainda ocupa a vigésima posição quando falamos do mercado online de beleza. Outro dado interessante, o Brasil é considerado o quarto maior mercado de beleza do mundo e já bateu a marca como o quarto país em social commerce. 

Sobre a jornada do consumidor brasileiro

Trazendo uma visão sobre a cultura do cliente do Grupo Panvel, Manuela Cardona, Diretora de Desenvolvimento de Mercado do Grupo, apresentou a importância de uma construção com os clientes por meio de relacionamento através de dados, e como a empresa atingiu um aumento de 80% das conversões no e-commerce em apenas 3 meses graças a criação de um programa de relacionamento focado no “cliente crônico” e estratégias de relacionamento por meio de notificações recorrentes com avisos de “medicação acabando” geraram maior recorrência. Segundo Manuela, o Grupo já apresenta entre 7% e 12% das vendas realizadas no modelo omni. 

Vale ressaltar que, diferente do que víamos em edições anteriores, o conceito omnichannel já está sendo visto não mais como algo distante, ou extraordinário, mas sim o resultado de um deslocamento das operações com um foco mais voltado para os consumidores, reforçando a importância de boas integrações entre os canais. Cada vez mais, a percepção dos hábitos dos consumidores, especialmente no setor de saúde deverá se fazer presente na estratégia de relacionamento. Para a Diretora, uma comunicação transacional e que faça o cliente se sentir único, porém valorizando o tempo, é a chave para uma jornada de alto impacto para os clientes. 

O perfil de compra do E-commerce Brasileiro

Sobre o comportamento do consumidor, o brasileiro tem uma necessidade forte de criar uma conexão emocional, e não à toa, é o país da América Latina com o maior índice de engajamento digital.

Marketplaces roubam a cena no evento

Se em outras edições o tópico omnichannel foi o destaque, este ano esse papel ficou com os marketplaces. O evento também contou com a participação de Marta Dalton, Diretora Global de ecommerce da Unilever falando sobre a mudança de um marketplace focado na Unilever no Brasil, LATAM e APAC para um marketplace multi-CPG.fórum ecommerce brasil 2022Reforçando a ideia de que os marketplaces devem ser uma das maiores apostas para realizar negócios por suas múltiplas oportunidades, Marta apresentou a governança digital e as políticas econômicas como os principais desafios nesse cenário. Segundo ela, já não são mais as marcas grandes a ditarem as tendências de crescimento, mas sim, os pequenos varejistas que estão engajando esse potencial.

A diretora também trouxe a importância de entender como o cliente quer receber a sua entrega, já que isso muda significativamente entre países e culturas. Para ela, o ideal é construir “pontos de lealdade” que podem ser criados com programas de fidelidade e outras estratégias.

Mais controle para melhor gestão de anúncios nos marketplaces

Ainda sobre  estratégias nas operações de um marketplace, falando mais especificamente sobre anúncios, ressaltou a importância de direcionar e controlar os layouts do que você deseja oferecer no marketplace. Nesse aspecto, a criação de seller centers é uma opção para incentivar essa adesão, e também para otimizar o controle de promoções e precificação. 

fórum e-commerce Brasil 2022Para a Diretora, anúncios devem ser vistos como uma estratégia para margem de lucro adicional. O ideal é oferecer um pacote básico gratuito e outros tipos de pacotes pagos, com mais visibilidade.

A Intelipost no Fórum do E-commerce Brasil

O estande da Intelipost recebeu muitas pessoas durante todo o evento. Momento ideal para levarmos a mercado o novo módulo de Reversa, desenvolvido especialmente para que lojistas possam gerenciar todo o processo de coletas e devoluções de encomendas no e-commerce, utilizando diversas transportadoras de mercado além dos Correios.

Além disso, quem pôde nos encontrar no estande também participou de uma pesquisa direta sobre qual será a principal aposta para as entregas no e-commerce. Entre as opções, o uso de pontos de coleta e retirada foi em disparada a principal tendência para as entregas no e-commerce, seguido de logística sustentável, entregas por drone e a compra por voz.

Após dois anos distante, foi muito gratificante poder receber os nossos clientes, parceiros e potenciais clientes e compartilhar um momento bastante importante para o mercado. fórum ecommerce brasil 2022Para quem não teve a oportunidade de nos encontrar no fórum, consulte o nosso site e conheça todas as soluções que oferecemos para as empresas.

Avalie esse post

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

Mulher trabalhando em laptop com gráficos em planilha
Custo de frete como percentual do GMV: como calcular e monitorar
Mulher trabalhando em escritório com computador
Como reduzir chamados de SAC relacionados à entrega?