Gestãogestão de frotas

A tecnologia gera impactos expressivos em diversos setores de uma organização. Na área de vendas, por exemplo, a automatização simplifica o dia a dia da equipe e agiliza a finalização da compra.

Obviamente, o setor de logística não poderia ignorar os avanços tecnológicos. Hoje, os softwares de gestão de frotas se tornaram um recurso essencial para o dia a dia do setor, desburocratizando processos e gerando uma economia importante para as empresas.

Como é feita a gestão de frotas na sua empresa? Você já faz uso da tecnologia nesse processo? A seguir, falaremos sobre o momento ideal para investir em um sistema de gestão de frotas e os resultados que isso pode gerar para o seu negócio.

O que engloba a gestão de frotas?

A frota é um elemento fundamental para o sucesso das empresas contemporâneas, especialmente as que atuam com
e-commerce. Mas afinal, em que consiste a gestão de frotas?

Em resumo, nesse processo estão inseridas todas as etapas que visam manter a frota operando com qualidade, regularidade e custos controlados. Ou seja, detalhes como manutenção e depreciação dos veículos, consumo de combustível, valor do frete e planejamento de rotas fazem parte da estratégia.

Portanto, gerenciar a frota é a maneira mais eficiente de torná-la produtiva. Todos os aspectos que podem afetar a sua produtividade são acompanhados de perto pelo gestor, o que permite que as entregas sejam realizadas dentro do prazo e por um valor coerente.

Como saber o momento de investir em um software
de gestão de frotas?

Conforme mencionamos, a gestão de frotas é vital para o desenvolvimento de um e-commerce, pois o cliente está sempre em busca de uma entrega rápida e dentro dos padrões de qualidade.

Apesar disso, alguns gestores não conseguem identificar o momento ideal de investir na aquisição de um software de gestão de frotas e acabam tendo muita dificuldade em alcançar suas metas. Por isso, reunimos aqui os principais sinais que demonstram que é hora de fazer esse investimento.

Você possui uma frota grande?

Empresas menores e com poucos veículos até conseguem prolongar a gestão de frotas sem o auxílio de tecnologia, mas com o crescimento do negócio e da frota, é necessário ser mais estratégico e eficiente.

Dessa maneira, se você possui mais de 5 veículos, é o primeiro sinal de que esse investimento é necessário. São muitos os detalhes e responsabilidades a serem executados manualmente, o que pode ser um risco.

Você precisa reduzir custos?

Quase todo negócio busca a redução de custos, e esse é mais um sinal de que o software é a melhor opção. A logística é uma das áreas que mais demandam orçamento da empresa, e o processo de transporte é o maior responsável por isso.

Portanto, se a sua intenção é cortar gastos de maneira estratégica, o investimento em tecnologia pode ajudá-lo. Em geral, o controle proporcionado por esse recurso faz com que os gargalos e desperdícios sejam visualizados e superados.

A manutenção preventiva dos veículos é realizada?

A manutenção preventiva é uma atividade imprescindível para o prolongamento da vida útil dos veículos e, naturalmente, gera economia à empresa. Por isso, se você não tem um controle eficiente desses procedimentos em cada veículo, é hora de pensar em um software de gestão.

Você sabe exatamente qual é o gasto da frota com combustível?

Esse é um problema comum em empresas que não investem em gestão de frotas. Acompanhar o consumo de combustível é essencial para controlar os gastos logísticos, mas sem um sistema isso se torna mais complexo.

Por isso, se você está tendo dificuldades em mensurar o consumo médio de diesel em cada viagem, é importante estudar a possibilidade de automatizar esse monitoramento e, com isso, ter informações mais precisas e atualizadas.

Você acompanha as decisões de trajeto da sua frota?

Sempre que um veículo sai para entrega, ele deve ter uma rota preestabelecida — isso facilita o processo e contribui para a redução de gastos. No entanto, é imprescindível que o gestor tenha dados atualizados sobre a rota que o veículo está seguindo.

Em muitos casos, a rota pode ser alterada por diversos motivos e o monitoramento em tempo real permite que o veículo seja acompanhado, o que aumenta a segurança do transporte e, é claro, evita prejuízos.

Qual é o nível de confiança dos meus motoristas?

Os motoristas são uma força de trabalho fundamental para o sucesso do transporte de cargas. No entanto, encontrar profissionais qualificados, responsáveis e que seguem as normas de trânsito e de segurança não é uma tarefa fácil.

O software de gestão de frotas auxilia nesse controle, pois fornece ao gestor dados precisos sobre a condução do veículo na viagem. É possível saber, por exemplo, se o caminhão trafega dentro da velocidade permitida, se as normas de direção defensiva estão sendo cumpridas, se o veículo está sendo utilizado para fins pessoais e se o consumo do combustível está equilibrado.

Por que centralizar as informações é a chave para uma
gestão de frota segura?

Quando abordamos o uso de um software de gestão de frotas, podemos observar o quanto isso qualifica todo o processo.
Em geral, esse sistema reúne todos os dados e as informações relevantes em um só lugar, tornando o dia a dia do gestor
mais simples.

Centralizar as informações é, portanto, a estratégia mais eficaz para quem deseja alcançar uma gestão de frotas segura e de qualidade. Ter acesso a dados estatísticos e relatórios de uma maneira fácil e organizada, torna a tomada de decisões muito mais acertada.

Quais são os resultados do investimento em um software
de gestão de frotas?

Existem situações que demonstram a necessidade real de investir em tecnologia aplicada ao transporte de cargas. No entanto, é importante que, além disso, você compreenda o quanto essa decisão pode ser benéfica para a empresa.

  • redução dos custos de operação: é possível avaliar separadamente os gastos da frota;
  • maior controle sobre as operações: o software permite o controle do desgaste dos pneus, do consumo de combustível e das manutenções;
  • mais segurança para os motoristas e para a empresa nos trajetos: o software pode indicar as rotas mais seguras, evitando extravios de cargas;
  • distribuição de veículos facilitada: ao trabalhar de maneira integrada com outros sistemas, o software auxilia na distribuição dos veículos de acordo com a carga a ser transportada;
  • aumento da vida útil dos veículos: com o acompanhamento eficiente das manutenções, seus veículos estarão sempre prontos para as viagens.

Assim, podemos concluir que a gestão de frotas é muito mais eficiente quando se investe em tecnologia. Mais do que isso, é preciso ter em mente que apostar na qualidade do transporte é uma das maneiras de conquistar a satisfação dos seus clientes, o que é essencial para se destacar em meio a tantos concorrentes no mercado.

Gostou deste material? Quer melhorar os resultados do seu ? Então baixe o nosso e-book e saiba como reduzir custos logísticos por meio do gerenciamento de transportadoras.