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Entrega programada: como ter mais economia na operação

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Independente do tipo de negócio no e-commerce, realizar as entregas das encomendas dentro do prazo é a principal fonte para garantir uma boa experiência ao consumidor. Isso porque as expectativas em relação ao produto já são formadas no momento da compra, e o consumidor aguarda ansiosamente pelo seu pacote. Surge então um conceito que vem ganhando espaço no e-commerce: a entrega programada. 

No contexto atual, em que a competitividade no comércio eletrônico está cada vez mais acirrada, a entrega programada pode ser um diferencial importante para as empresas se destacarem no mercado. Além disso, ela contribui para otimizar a logística das empresas, permitindo um planejamento mais eficiente dos recursos envolvidos no processo e mais economia para a operação.

O que é entrega programada?

A entrega programada é uma opção de entrega definida pelo varejista ou transportador, que permite ao cliente selecionar a data e a hora em que deseja receber seu pedido. Muitas empresas já possibilitam a escolha do período (manhã, tarde ou noite), mas com a entrega programada, os prazos são mais precisos, com intervalos mais curtos de duas horas ou menos. 

Essa opção oferece diversas vantagens tanto para os clientes quanto para as empresas do setor, uma vez que promove maior flexibilidade, conveniência e satisfação no processo de compra e entrega. Além disso, o cliente não precisa passar o dia todo aguardando sua encomenda: com a janela de entrega mais precisa, ele consegue se organizar e manter as atividades do dia.

É importante destacar que a implementação da entrega programada requer uma infraestrutura logística sólida e um sistema tecnológico eficiente. Por isso, é necessário investir em ferramentas de gestão de pedidos e logística capazes de viabilizar a seleção de datas e horários disponíveis para entrega, além de garantir a integração com os sistemas de transporte e distribuição.

Código do Consumidor

Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são estados em que existem leis próprias que obrigam os e-commerces a informar o turno ou data e horário em que a mercadoria será entregue. 

Nos outros estados, prevalece o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que torna obrigatório fornecer as informações sobre a entrega da mercadoria. E não esqueça: não entregar um item no prazo acordado significa descumprimento de oferta por parte de quem vende e pode acarretar pagamento de indenização aos compradores. 

Dessa forma, a entrega programada é uma funcionalidade importante para garantir o cumprimento dos prazos dentro da lei.

Como incluir entrega programada na oferta de frete 

O e-commerce é um mercado altamente competitivo ao permitir que o consumidor avalie as possibilidades em poucos cliques. Logo, além de ofertas de produtos chamativas, oferecer opções de entrega que atendam as expectativas dos consumidores é fundamental para garantir uma experiência de compra satisfatória, e é nesse ponto que entra a entrega programada. 

Além de ser uma estratégia logística eficaz, ela proporciona maior comodidade aos consumidores ao ser incluída como parte da oferta de frete. Confira algumas estratégias para implementar com sucesso esse serviço na sua operação:

Avalie a viabilidade logística

Antes de oferecer qualquer serviço como diferencial para seu cliente, é imprescindível avaliar a capacidade logística da sua operação, e com a entrega programada não é diferente. Além dos recursos necessários para atender as demandas especiais de agendamento, como transporte e equipe de entrega, certifique-se que a infraestrutura logística da sua empresa pode lidar com a complexidade que as entregas programadas necessitam.

Entenda se é realmente uma necessidade

Conheça seu público-alvo e entenda suas preferências e necessidades para avaliar se essa é uma opção realmente necessária. Muitos fatores pesam ao criar a oferta de frete de um e-commerce, como a localização geográfica e a mão de obra disponível, e seu público é quem vai dizer o que vale o investimento. 

Faça uma comunicação clara

Um dos pilares para garantir uma experiência de compra satisfatória é a comunicação com o consumidor, por isso é fundamental apresentar as opções de entrega programada de forma clara no site, com os benefícios e diferenciais do serviço destacados. Certifique-se de deixar as informações sobre o agendamento das entregas bem visíveis ao consumidor e em diferentes lugares, como no carrinho de compras e nas etapas finais do checkout.

Implemente um sistema de agendamento

A integração com um sistema de agendamento de entrega permitirá que os clientes selecionem a data e horário de entrega durante o processo de compra. Opte por um sistema intuitivo e de fácil usabilidade, para não criar obstáculos no momento de checkout.

Ajuste sua operação

Faça os ajustes necessários para garantir o cumprimento dos prazos programados. Nesse momento é importante contar com outras ferramentas que tornam os processos eficientes, como na preparação dos pedidos e na criação das rotas de entrega. Depois, aproveite para coletar feedbacks e realizar os ajustes necessários para seguir com a entrega programada dentro da oferta de frete do seu e-commerce e, assim, oferecer mais qualidade e conforto para seus clientes.

Dicas para ter mais economia

A entrega programada é um benefício para o consumidor, mas ao ser integrada com outras ferramentas e ações, ela pode se tornar um grande aliado do e-commerce na busca por economia. Algumas estratégias podem ajudar a otimizar os recursos e reduzir os custos logísticos.

Com o uso da roteirização inteligente, por exemplo, cria-se rotas mais eficientes que auxiliam na otimização da sequência das entregas já programadas. Dessa forma, minimiza-se a distância percorrida, reduz o consumo de combustível e aumenta a eficiência da operação.

Outro ponto é o agrupamento de pedidos, por regiões geográficas ou em horários específicos. A roteirização também auxilia nesta etapa, permitindo reduzir o número de veículos em rota e diminuir os custos operacionais.

Considerar diferentes modalidades de transporte, como aéreo, marítimo ou terrestre, também auxilia na economia da operação. Cada modalidade tem custos específicos que permitem escolher o mais adequado para cada situação, conforme a urgência, distância ou volume das entregas programadas.

Por fim, tecnologias inteligentes para o gerenciamento de transporte, como o TMS, aprimoram o planejamento, monitoramento e controle das entregas programadas. Isso pode resultar em maior eficiência, redução de erros e otimização de recursos.

Lembre-se que cada empresa possui suas particularidades, e a entrega programada deve ser avaliada e ajustada conforme o perfil do seu negócio. Adapte as estratégias aqui citadas de acordo com a sua operação e tenha sucesso com mais essa modalidade de entrega.

Agora que você já sabe tudo sobre entrega programada, entenda o que é First Contact Resolution (FCR) e sua importância. Aproveite para se inscrever em nossa newsletter para receber direto em sua caixa de e-mail notícias do mercado e muito mais. 

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