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Saiba como o geofencing pode melhorar o gerenciamento da frota

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Ao realizar uma compra online, o consumidor espera ser informado sobre o status atualizado do seu pedido, o que pode não acontecer em muitas situações. Para evitar imprevistos, é preciso ter um gerenciamento de frota alinhado com o rastreamento dos veículos, sendo uma solução positiva para a operação. E para isso, é utilizado o geofencing. 

Atrasos durante a viagem, mudanças de rotas por diferentes motivos, informações de última hora que podem colocar a experiência do consumidor em jogo são alguns dos problemas que dificultam a vida do gestor de frotas (e de toda operação logística). Por isso, contar com tecnologias de monitoramento que delimitam a localização exata ou aproximada do veículo que está fazendo a entrega é a chave para a entrega perfeita.

Mas o que é geofencing e como ele pode melhorar o gerenciamento da frota?

O que é geofencing?

O geofencing, também conhecido como cerca geográfica, é um termo utilizado para definir limites em um determinado espaço ao capturar a localização mais ampla de um lugar, não apenas um ponto.

Na teoria, geofencing utiliza tecnologias, como o GPS (Sistema de Posicionamento Global), antenas de celulares e outros, para criar uma cerca geográfica virtual, um perímetro. Na prática, geofencing coleta dados de localização de um determinado dispositivo para tomada de ação a partir disso.

Esse conceito é utilizado de diferentes maneiras conforme sua necessidade e setor agregado. Na logística, por exemplo, ele é um aliado no gerenciamento das entregas, ao aumentar a segurança e o serviço da operação. O geofencing permite o rastreio dos veículos, mercadorias e funcionários, seja em rota ou na operação, em zonas de restrição ou horários pré-definidos. 

Números do mercado

O mercado de geofencing ganhou impulso nos últimos anos com o aumento de celulares e  serviços que utilizam localização em diversos setores, como transporte e varejo. Não à toa, a participação do mercado global de geofencing foi avaliada em US$ 1,7 bilhão em 2022, sendo esperado uma crescente anual de 17,9%, ultrapassando a marca de US$ 9,5 bilhões até 2030, segundo pesquisa da Zion Market Research.

Ainda segundo a pesquisa, o mercado global de geofencing é dividido em componente, tipo, serviço, tamanho da organização, vertical e região. E é dominado por algumas marcas renomadas, como Apple Inc., SuccorfishM2M, Mobinius Technologies, Pulsar, entre outras.

Como funciona a cerca geográfica?

De uma maneira simplificada, confira o exemplo a seguir: ao colocar São Paulo no Google Maps, não aparece um pin de localização em determinado local, mas sim uma forma mais ampla que inclui toda a área correspondente à cidade: uma cerca geográfica. 

Cidade de São Paulo no Google Maps

Ou seja, a cerca geográfica, ou geofencing, é uma maneira de usar pontos ou um conjunto de coordenadas para estabelecer fronteiras virtuais ao redor de uma região física. No caso do Google Maps, determinar um local para depois nomeá-lo (no exemplo, a cidade de São Paulo).

Vale lembrar que a cerca geográfica é utilizada por outros setores além da logística, como marketing e vendas, com anúncios que atingem um público-alvo específico, dentro de um perímetro determinado, por exemplo.

Benefícios do geofencing no gerenciamento da frota

Dentro da operação logística, o geofencing é utilizado para diferentes finalidades, mas principalmente para segurança, organização, produtividade e redução de custos. Ele facilita a busca por um item específico dentro do armazém ou até a localização exata de um veículo em rota. 

Confira outros benefícios:

Prevenção de roubo de veículos

Roubo de veículos e cargas é um dos principais problemas da logística. Entre janeiro e setembro de 2022, apenas o estado de São Paulo registrou 4.725 roubos de carga, o que equivale a um roubo a cada uma hora e meia, ou 17 casos por dia, segundo boletim divulgado pela Tracker-Fecap.

Por isso, é crucial proteger os ativos da empresa. Ao delimitar as cercas geográficas, torna-se possível enviar notificações de alerta quando o veículo sai da área delimitada ou permite marcar áreas de risco. 

Segurança para a frota

O rastreio dos veículos da frota é realizado em tempo real, fornecendo uma visibilidade completa dos carros que estão em rota e sua localização. Dessa forma, é possível agir rápido se ocorrer algum incidente e fornecer a assistência necessária para os motoristas. 

Relatórios específicos

O gestor de frota consegue obter relatórios detalhados e específicos sobre todas as áreas delimitadas pelas cercas geográficas. Além de data e hora dos acontecimentos, possibilita que o gestor acompanhe de perto a performance dos motoristas, se eles estão seguindo as rotas estabelecidas, cumprindo o fluxo de trabalho ideal e realizando apenas as paradas programadas. 

Com esses dados da operação, o gestor avalia pontos de melhoria que podem ser aplicados a curto, médio e longo prazo, com o propósito de tornar os processos mais eficientes e produtivos. 

Alertas em tempo real e comunicação eficiente

Enviar alertas em tempo real para o cliente com base na localização do veículo que está realizando a entrega aumenta a taxa de satisfação e melhora a experiência do consumidor final. 

Um exemplo é a funcionalidade de live tracking da AgileProcess com integração para o TMS da Intelipost, em que o transportador disponibiliza o rastreamento em tempo real para os clientes e centraliza as informações em um único canal de rastreio.

Além da comunicação eficiente com o cliente final, o geofencing auxilia na operação ao enviar para o armazém uma notificação que o próximo caminhão se aproxima, o que possibilita liberar e organizar a doca, e gerenciar e otimizar o tempo de todos os envolvidos. 

Geofencing precisa ser realidade na logística

Gerenciar todas as entregas em tempo real e de forma econômica é um dos principais desafios de uma operação logística. E para estar preparado para qualquer situação, além de tornar a operação mais eficiente e melhorar os resultados, o uso do geofencing na logística pode ser feito.

Como a sua operação está utilizando as tecnologias do mercado para se tornar mais competitiva? 

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