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Gestão de dados na logística: melhores práticas para a operação

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A gestão de dados na logística envolve a coleta, organização e análise de dados para melhorar a eficiência das operações. Também auxilia as empresas a tomar decisões informadas sobre os processos e assim garantir que os produtos sejam entregues aos clientes no prazo.

Desde o rastreamento das mercadorias, o monitoramento do estoque e do desempenho de toda a cadeia de suprimentos, a gestão de dados está presente para tornar a logística mais produtiva e econômica. 

Neste artigo, separamos as melhores práticas para que a operação logística utilize a gestão de dados e construa uma trajetória de sucesso em suas entregas.

Melhores práticas para a gestão de dados na logística

Entenda o cenário atual da operação

Mapear processos, entender os problemas e como ocorrem as falhas de comunicação das informações é o primeiro passo para melhorar a gestão de dados. Essa análise inicial possibilita entender as informações que já estão claras e quais precisam ser coletadas.

Para isso, é importante contar com a ajuda de diferentes setores da empresa, que ajudam a apontar os principais gargalos na logística de uma forma mais estratégica. Assim, com a colaboração de todos, é possível direcionar os recursos de uma forma mais eficiente. 

Realize a integração entre setores

A integração de informações de várias fontes é um aspecto importante para a gestão de dados na logística. Ao integrar sistemas de gerenciamento de transporte, armazenamento e estoque, por exemplo, a empresa consegue uma visão mais abrangente de toda a operação, o que também possibilita identificar gargalos e criar estratégias para melhorar o desempenho. 

Defina indicadores de desempenho logístico

Para aumentar a produtividade e utilizar melhor as informações coletadas da operação, é importante definir as métricas e os indicadores de desempenho voltados para a coleta e gestão dos dados. Essa definição irá auxiliar no acompanhamento e avaliação dos esforços para alcançar os objetivos da empresa.

É comum que os gestores não saibam mensurar corretamente os resultados da operação e se estão no caminho certo. Por isso os indicadores são imprescindíveis, ao oferecer mais controle e visibilidade para possíveis obstáculos nos processos. 

Monitore as entregas em tempo real

Para evitar problemas com as entregas, o ideal é realizar o monitoramento em tempo real, coletando informações atualizadas e tomando decisões concretas para finalizar os eventos logísticos com sucesso. 

Na logística, a gestão de dados caminha junto com a visibilidade em tempo real. O monitoramento das entregas torna-se crucial para que as informações sejam atualizadas e entregues corretamente, para evitar falhas na comunicação e eventuais adversidades, como o aumento dos custos. 

Estima-se que até o fim de 2023, 50% das empresas líderes globais terão investido em soluções de visibilidade em tempo real para atender as demandas dos consumidores, segundo relatório do Gartner. Esse número indica que empresas de logística que já apostam em soluções de visibilidade em tempo real estão garantindo melhores resultados frente aos concorrentes.

Escolha as transportadoras ideais para o seu negócio

Realizar a gestão das transportadoras tem sido um desafio para o e-commerce, motivado principalmente pelo aumento das entregas expressas que demandam mais cuidados por parte do transportador.

Com todas as informações que chegam, ter mais visibilidade sobre as transportadoras representa mais transparência com os processos, o que possibilita armazenar o histórico de dados para tomar decisões com mais previsibilidade, a partir de critérios já pré-definidos.

Ao optar pelas transportadoras que mais fazem sentido para o negócio e receber os dados corretos de cada uma, a empresa tem uma visão mais ampla de todos os processos, o que garante mais eficiência e economia.

Como melhorar o uso de dados na logística

Com o grande volume de informações coletadas no dia a dia das operações, torna-se importante aproveitá-las da melhor forma. Para isso, as empresas devem seguir algumas orientações. Confira:

– Após a coleta dos dados, estes devem ser armazenados de forma centralizada, segura e de fácil acesso pelos responsáveis, como através de um data warehouse, por exemplo.

– As informações devem ser pré-processadas. Ao excluir o que não for relevante, os dados se tornam mais precisos e prontos para análise.

– Com a ajuda das ferramentas certas, é possível extrair insights para melhorar a tomada de decisão e otimizar os processos da operação, desde o gerenciamento do estoque até o planejamento das rotas.

– Após definir os indicadores de desempenho e acompanhá-los, é indicado revisar e atualizar os processos regularmente. Esta análise pode mostrar a necessidade de outras ferramentas nas etapas da operação, que contribuem para aprimorar o uso de dados na logística e aumentar a vantagem competitiva da empresa no mercado.

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Com isso, nota-se que a gestão de dados na logística é um elemento crucial para empresas que buscam processos bem sucedidos, ao permitir tomar decisões claras que melhoram o desempenho. A gestão e análise de dados feitas com eficiência impulsionam o crescimento, tornam a empresa mais competitiva e fornecem uma melhor experiência ao cliente.

E aí, como a sua empresa está trabalhando com a gestão de dados? Para companhias que buscam tornar-se mais competitivas, atingir mais consumidores e melhorar seus resultados, indicamos a leitura do guia Inteligência logística: o passo a passo para se destacar no mercado.

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