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Há muito tempo a logística deixou de ser uma área que gere processos operacionais para se tornar, cada vez mais, uma peça importante na estratégia empresarial.

Isso possibilita criar e adotar soluções que ajudem a otimizar os métodos de trabalho — aumentando a qualidade dos produtos e serviços —, aprimorar os resultados e a aumentar a satisfação dos clientes, por exemplo.

E é aí que surge a inteligência logística e seus benefícios, que ajudam a construir uma vantagem competitiva e fazer com que a empresa se destaque no mercado. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este post!

A importância do software de gestão de frete

O TMS — Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes, em português — é um sistema de gestão de transporte que permite controlar todas as ações relacionadas ao ciclo de venda de um produto.

Basicamente, ele ajuda a monitorar as etapas de expedição, consolidação das cargas, emissão de documentação, distribuição, rastreamento, planejamento de rotas, entre outros processos logísticos importantes.

A adoção desse software ajuda também na redução dos custos que envolvem o processo de transporte e a melhorar os índices de nível de serviço.

Além disso, os recursos passam a ser mais bem aproveitados, por meio de uma composição de cargas mais adequada e um planejamento mais eficaz da distribuição. Assim, dentre os benefícios que o TMS proporciona para uma empresa, podemos citar:

Centralização de informações

Após a implantação do software, as informações que são geradas na rotina de uma empresa passam a ser organizadas em sua base de dados.

Isso faz com que seja possível encontrar todos os dados em apenas uma fonte — o que proporciona agilidade, maior confiabilidade e segurança das informações.

Organização, otimização e padronização

Nesse sentido, o mapeamento de processos, a correção de falhas e a otimização dos métodos de trabalho se fazem necessários para garantir um padrão na execução das tarefas e na inserção de dados no sistema.

Redução de custos

Com o aumento na agilidade da execução dos processos, o aumento da produtividade, a redução de erros, e um maior controle sobre as rotinas — entre outras coisas — a redução dos custos é natural.

Auxílio no setor de atendimento ao cliente

O rastreio das entregas permite acompanhar as ocorrências de transporte e fornecer o status do pedido antes mesmo que o cliente precise entrar em contato com o SAC.

Aumento da competitividade

Com a melhoria dos processos e a produtividade mais eficiente, o gestor passa a ter as informações relevantes para realizar uma tomada de decisão mais eficaz.

Com isso, torna-se possível criar planos de ação e adotar estratégias de atuação que ajudem a sair na frente dos concorrentes e obter ganho em vantagem competitiva.

Vantagem competitiva durante a crise

Sabemos que a maioria das empresas busca inovar e encontrar formas diferentes de encantar e reter seus clientes. Logo, não basta apenas se preocupar em garantir qualidade e preços atraentes: é preciso oferecer um algo a mais.

Nesse sentido, a inteligência logística se torna uma grande aliada de uma gestão eficaz e incremento de forças da organização, proporcionando questões importantes, como:

Aumento da lucratividade

Com a redução dos custos operacionais, a lucratividade da empresa aumenta — visto que os gastos deixam de absorver uma parcela do faturamento.

E esse aumento dos lucros, além de tornar a empresa mais competitiva, permite que novos investimentos sejam realizados, mais melhorias sejam adotadas e ainda possibilita a redução dos preços oferecidos.

Prazos mais atraentes

A organização dos processos logísticos, bem como o planejamento eficaz de rotas de distribuição, ajuda ainda a reduzir o lead time total do pedido.

Ou seja, além de conseguir reduzir os prazos de entrega, também é possível diminuir o tempo necessário para a finalização dos processos internos, no que diz respeito à burocracia para a liberação dos pedidos.

Aumento da eficiência dos processos

Processos mais eficientes refletem na qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos aos clientes. E, com a concorrência tão acirrada como nos dias de hoje, ela pode se tornar um diferencial que ajuda a conquistar os consumidores, garantindo uma experiência única de compra.

Elaboração de estratégias mais precisas e eficazes

O controle e acompanhamento dos processos logísticos também faz com que o gestor consiga informações importantes a respeito dos resultados, das principais falhas e oportunidades de melhorias que precisam ser adotadas.

E isso possibilita a criação de planos de ação mais precisos, e condizentes com a realidade da empresa e do mercado.

A tecnologia como apoio essencial ao seu negócio

De fato, o investimento em tecnologia ajuda a melhorar e modernizar as operações de uma empresa. Porém, é preciso contar com sistemas atualizados e que, sobretudo, possam acompanhar o desenvolvimento e a expansão do negócio.

Isso é importante porque permite que sejam adotadas as melhores soluções de mercado, além de auxiliar na identificação de ações que possam se tornar um diferencial competitivo.

Ou seja, a utilização de tecnologias atualizadas ajuda o gestor a enxergar e se antecipar aos problemas, permitindo que as soluções adotadas sejam mais eficazes.

Dessa forma, é possível melhorar a experiência dos clientes com a empresa, ao mesmo tempo em que o relacionamento se torna mais transparente — principalmente por meio da possibilidade de atualizar o consumidor em tempo real sobre os status de seus pedidos.

A importância de uma visão estratégica

Com organização e planejamento, é possível identificar ações que ajudam a empresa a alcançar um crescimento.

Ainda assim, para sustentar as posições que vão sendo conquistadas, é fundamental ter uma visão estratégica do negócio, dos concorrentes e do mercado. É preciso identificar o momento de realizar as mudanças e, sobretudo, conseguir criar respostas ágeis às alterações que vão surgindo.

Enfim, a logística é uma operação complexa, que está frequentemente sujeita a riscos que, se concretizados, podem afetar totalmente o planejamento que foi realizado inicialmente.

Nesse sentido, a inteligência logística, aliada à visão estratégica, faz com que esses aspectos sejam levantados, além da criação de um plano B — que pode ajudar a eliminar as possibilidades, ou, ao menos, minimizar os impactos desses imprevistos.

Como você pode ver, a inteligência logística é fundamental para tornar os processos mais eficazes, identificando mudanças e melhorias que precisam ser realizadas nos métodos de trabalho e otimizando os processos.

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