Gestãoliderança e tecnologia
Muitas vezes é difícil compreender a relação entre liderança e tecnologia no setor de logística. Diante da pandemia, foi preciso se reinventar e as ferramentas tecnológicas tornaram-se imprescindíveis no mercado. Com a tecnologia sendo sempre tão importante para as empresas de logística, é natural que as lideranças começassem a inseri-las em suas organizações, para que os processos fossem otimizados e as decisões mais seguras.

É necessário ressaltar que a logística é um setor estratégico e muito importante para o desenvolvimento de qualquer organização. Logo, a área precisa se adequar às novas necessidades dos clientes para conseguir o sucesso desejado. Aqui você lê os principais desafios das lideranças quando o assunto é logística e tecnologia!

Liderança e tecnologia são as chaves do “novo normal”

Devido às transformações que o mundo passa por causa da pandemia, diversas mudanças ocorreram nas empresas. Foi necessário que muitas delas se adequassem para atender aos novos consumidores. A mudança mais significativa está relacionada a inserção das ferramentas tecnológicas que geram visibilidade, o que facilita a tomada de decisão dos gestores de e-commerce.

Por causa do Coronavírus, as pessoas precisaram sair menos de casa, com isso, eles começaram comprar os produtos de forma online. Assim, as empresas tiveram que melhorar suas ferramentas para fazer um atendimento ágil e satisfatório. A logística consistiu em uma das áreas mais afetadas, pois ela trabalha diretamente com a entrega de produtos. Não é nada eficiente atrasar os prazos previstos e não conseguir atender à demanda.

Líderes precisaram se unir e trabalhar mais alinhados do que nunca, e nesse contexto, tecnologias para simplificar a logística trona-se fundamental para alcançar bons resultados. Com boas ferramentas, o gestor consegue ter informações rápidas a respeito dos produtos e dos envios. Assim, ele consegue evitar possíveis contratempos.

O que é preciso para ter uma boa liderança nos processos logísticos

É essencial que o líder esteja disposto a investir em novidades para ter uma boa gestão nos processos logísticos, portanto, é necessário estar sempre por dentro das novidades do mercado. Algumas ações que podem ser tomadas:

Invista em boas ferramentas

O mercado tecnológico é um dos mais inovadores, ele é capaz de mudar significativamente a forma de trabalhar. Na logística, ele oferece soluções que agregam mais segurança, eficiência e desempenho para as operações da cadeia de suprimentos.

Assim, o impacto da tecnologia pode influenciar positivamente a roteirização de entregas, geolocalização de frotas, administração do estoque e gestão dos recursos internos. Desse modo, é perceptível que as inovações tecnológicas proporcionam muitas vantagens para uma organização.

Se comunique com outros líderes

A interação com profissionais de diferentes perfis pode ocasionar uma visão mais ampla a respeito das novas possibilidades de gestão e inovação dentro da instituição. Assim, é válido investir em networking, conversas e aprender com líderes logísticos de empresas de sucesso na área.

Para isso, vale a pena participar de fóruns e grupos virtuais de logística em mídias e redes sociais, além de ficar atento às palestras dos especialistas da área. Assim, o líder consegue expandir seu conhecimento e, consequentemente, trazer novas ideias para o seu serviço.

Incentive seus colaboradores a trazerem novas ideias

Um dos fatores que afetam a inovação dentro das organizações e da área logística é o fato de ambos se fecharem às novas ideias de seus colaboradores. Isso por causa da ausência de canais de comunicação, para que os colaboradores façam sugestões, e de líderes que se isolam dos demais.

É preciso ressaltar que quando os empregados são ignorados, eles acabam por ficar desmotivados, reduzindo progressivamente seus ânimos para sugerirem novas ideias para o crescimento da empresa. Sendo assim, incentive os funcionários a colaborar para o crescimento da organização.

Se mantenha atualizado

É fundamental que o líder se dedique ao aprimoramento de suas competências técnicas e habilidades de administração. É primordial avaliar outros setores e mercados, como marketing, vendas, produção, entre outros. Assim, você poderá encontrar ferramentas tecnológicas para as atividades de distribuição, estocagem, transporte e outros setores da logística.

Tecnologias ajudam as lideranças na gestão logística

Existem várias ferramentas tecnológicas que contribuem para o serviço do líder na empresa logística. Nesse sentido, é preciso ficar atento a essas tecnologias, pois elas são satisfatórias para que os processos sejam otimizados.

Sistemas de gestão de transporte

As funcionalidades dos sistemas de gestão de transporte podem mudar de acordo com a organização. Contudo, eles abrangem as questões mais operacionais até o suporte à gestão. Essa funcionalidade ajuda na seleção de qual é a melhor transportadora para cada envio que é feito. O sistema automatiza vários processos de transporte e proporciona mais agilidade, produtividade e segurança. Com essa ferramenta, o líder consegue cruzar dados automaticamente, isso é muito benéfico para o relacionamento pois facilita o processo de auditoria e reconciliação de faturas.

Sistema de roteirização de entregas

O principal objetivo do sistema de roteirização é estabelecer trajetos para conseguir reduzir o tempo e a distância de um ponto a outro. Nesse contexto, é possível também diminuir de forma eficiente os gastos logísticos que, diversas vezes, se tornam o pilar de vários problemas financeiros que a organização possa surgir.

Sistemas de monitoramento de frota

A principal finalidade do sistema de monitoramento é acompanhar todos os processos das entregas, desde a hora na qual é consolidada no caminhão até o momento que é enviada para o endereço final.

O sistema acompanha e avalia vários aspectos que interferem no processo de entrega, ocasionando dados e promovendo visibilidade operacional para o embarcador. Conhecer o local da carga e qual é o seu estado de preservação são duas situações que se tornaram essenciais para as organizações que querem proporcionar um serviço de qualidade para seus clientes.

Portanto, uma boa liderança e tecnologia para gestão, especialmente na logística, será um dos principais diferenciais competitivos para os próximos anos. Para conseguir se destacar no mercado é preciso se adequar às novas necessidades dos clientes.

Liderança e tecnologia

As ferramentas disponíveis no mercado contribuem de forma satisfatória para o crescimento da empresa. Sendo assim, para que você consiga deixar a entrega mais otimizada, é válido investir nas tecnologias, mas saiba que é necessário ter um líder capacitado para a realização de um bom trabalho.

Gostou do post? Então, aproveite para saber como usar o TMS para otimizar suas entregas e melhorar os resultados!