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Tudo sobre logística no setor de Móveis, Casa & Decoração

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logistica no setor de móveis

A logística e transporte de Móveis é uma das principais dores para o desempenho das vendas no setor de Casa & Decoração. Se você tem uma loja virtual do setor, nesse post explicamos como você pode utilizar a tecnologia para apoiar a sua operação e alcançar melhores resultados nas suas entregas com redução de custos. 

A expansão e maturidade do consumo online alcançaram um nível onde a possibilidade de comprar qualquer tipo de item já é uma realidade. Porém, cargas de grandes volumes, como no setor moveleiro, ainda são um grande desafio para a logística.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Intelipost em parceria com o E-commerce Brasil apontou as categorias de “Casa & Decoração” e “Materiais de Escritório” como algumas das favoritas dos consumidores digitais. Muito disso também se deu graças ao surgimento de marketplaces especializados nessas categorias de produtos.

Segundo números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), somente em 2020, o setor chegou a apresentar crescimento de cerca de 23% em comparação ao ano anterior. Para 2021, a projeção da Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção (Febramat), é de faturamento de R$ 4,2 bilhões.

Pontos de atenção na logística de Móveis, Casa & Decoração

Com um crescimento tão expressivo, os desafios também aumentam, principalmente no que diz respeito a se manter competitivo no ambiente online. A seguir apresentamos alguns tópicos que devem ser tratados com o devido cuidado para promover a melhor experiência de compra aos seus consumidores.

Garantir a melhor gestão dos envios

A entrega de artigos de grandes volumes exige um acompanhamento mais preciso sobre as entregas. Muitas vezes, dependendo do local onde será realizada a entrega, podem existir restrições quanto a horários. Qualquer atraso ou ocorrência deve ser informado ao consumidor para que ele possa ter melhor visibilidade da sua encomenda e assim, uma experiência de compra mais transparente e confiável. 

Oferecer prazos de entrega interessantes para o cliente

Atualmente a oferta de frete é um dos principais diferenciais competitivos no e-commerce. Dados da mesma pesquisa da Intelipost mostraram que os consumidores estão se planejando melhor para economizar no frete.

58,7% das pessoas afirmaram preferir realizar uma compra com maior antecedência para pagar um frete reduzido, isso mostra que o frete pode ser uma oportunidade de estratégia de negócio. Já para 19% dos respondentes, é preferível pagar mais caro para receber o produto mais rápido. Outro ponto importante é a entrega agendada – algo bastante solicitado na entrega de móveis –, que foi marcada como a melhor opção para 14,7% dos consumidores.

Ao realizar uma boa gestão de fretes é possível reduzir drasticamente os índices de devoluções, além de diminuir os chamados nos canais de atendimento

Melhorar as integrações dos canais de atendimento

A forma como você se comunica com o cliente diz muito sobre como ele percebe a sua marca. Assim, mantê-los informados sobre o status do pedido e prazos de entrega são os mais relevantes para 54% e 39% dos consumidores, de acordo com a mesma pesquisa.

Além disso, há o desafio de manter a qualidade dos serviços tanto no offline e no online, que devem estar cada vez mais integrados, com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais transparente com os clientes.

Uma das formas de eliminar os ruídos nessa comunicação é contar com uma tecnologia de rastreamento que possibilita o disparo automático de comunicados sobre o status da entrega, melhorando a percepção do consumidor sobre a visibilidade do processo de entrega. A transparência na comunicação também pode ser uma ferramenta de fidelização do seu público-consumidor.

Sobre o comportamento do consumidor online no setor de Móveis, Casa & Decoração

Uma pesquisa realizada pela Opinion box em junho de 2021 apontou alguns comportamentos curiosos. Um dado interessante, apesar das diferenças na compra de um móvel para uma compra de um item de decoração, a pesquisa mostrou uma frequência parecida de compra entre os dois casos. 

Para a categoria de Móveis, 26% dos consumidores afirmaram comprar apenas quando há necessidade; 25% realizam a compra de móveis somente uma vez ao ano e 22% afirmaram realizar uma compra duas vezes ao ano. Somente 6% dos entrevistados disseram realizar mais do que uma compra a cada três meses. Na categoria de Decoração, a maioria respondeu que realiza uma compra a cada três meses (23%), seguido dos consumidores que compram duas vezes por ano (20%).

Os consumidores estão comprando com maior planejamento e menos impulso, o que reforça a ideia de amadurecimento e consolidação do varejo online no setor como grande oportunidade de negócio. Preço, qualidade, durabilidade, promoção e frete foram apontados como os fatores mais importantes na decisão de compra, segundo a mesma pesquisa.

Agora que você já descobriu quais são os principais aspectos de melhorias para a sua operação logística, aproveite para acessar o nosso passo a passo para uma logística inteligente no setor de Casa & Decoração e saiba como a Intelipost pode te ajudar a alcançar mais vendas e oferecer a melhor experiência de entrega!

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