Muitas vezes trabalhando com margens mínimas de lucro para ganharem os clientes e serem competitivos no mercados, donos de lojas virtuais estão sempre quebrando a cabeça em busca de formas para diminuir custos e aumentar suas vendas. E a saída pode ser mais simples e estar mais próxima do que parece.

A resposta pode estar nos custos de frete: oferecer fretes mais baratos ou gratuitos pode levar a um grande aumento no número de vendas e fidelização dos clientes. Porém, como conseguir diminuir os custos de frete oferecidos aos clientes? Ou pior, como diminuir ao máximo o gasto com transporte para fazer campanhas de frete grátis?

Agrupar pedidos com múltiplos volumes para o mesmo destino, por mais simples que pareça, pode levar a uma economia de até 45% no valor total do frete. Em média, essa economia é de 20%.

Ou seja, apenas por agrupar duas ou mais caixas que teriam o mesmo destino, você vai ter uma grande economia, que pode tanto facilitar suas campanhas de frete grátis, quanto animar um consumidor a efetuar a compra.

Você pode até não estar acreditando, mas vamos a um exemplo prático:

Um pedido de dois pacotes de 550 g saindo da capital do estado de São Paulo para o interior do mesmo, teria um preço total de frete de R$ 31,88 vai Sedex (R$ 15,94 por cada pacote).

Por outro lado, o mesmo pedido sendo despachado de forma agrupada, ou seja, colocando as duas encomendas em um único pacote, totalizando 1,1 kg, e mantendo o destino e serviço dos Correios, teríamos um custo total de frete de apenas R$ 17,58. Contabilizando uma economia de mais de 40% no custo de frete!

Neste ponto, poderia surgir um novo problema…

Executar esta medida para um pedido ou outro, procurando pela caixa ótima capaz de agrupar o maior número de volumes e tendo tempo para fazer os cálculos necessários, é fácil. Porém,para uma loja online que realiza suas centenas ou milhares de pedidos mensalmente, esta solução torna-se praticamente inviável.

Foi visando resolver esse problema para os lojistas que a Intelipost criou sua ferramenta para cálculo de Multi-Volume, solução para auxiliar os e-commerces a otimizarem o frete para envios com mais de uma caixa ou pacote.

Tudo que a loja precisa fazer é informar ao sistema as dimensões de suas caixas padrões que utiliza para despacho e as dimensões corretas de cada um dos produtos na hora do cadastramento.

Dessa forma, a cada cotação que o cliente fizer na loja, o sistema executa seu algoritmo, combinando dimensões dos itens selecionados no carrinho com os volumes das caixas disponíveis e as restrições de peso e volume das transportadoras com as quais o e-commerce tem contrato.

A partir de toda essa equação, executada em questão de milésimos de segundos, o algoritmo determina a opção ótima, aquela que minimiza a quantidade de caixas utilizadas e retornando a quantidade e peso delas.

Essa solução pode ajudar muitos embarcadores, principalmente aqueles que utilizam os Correios (e cerca de 90% das lojas virtuais utilizam os Correios apenas ou em associação com outras transportadoras), e sofrem muito com o cálculo de frete multi-volume. Ou até mesmo não fazem despachos agrupados por sua complexidade.

Ainda vale destacar que esta solução atua em conjunto com um sistema de cotação de frete. É possível ter acesso, em tempo real, à custo de envio em cada uma das transportadoras cadastradas na plataforma.

Tudo isso em conjunto pode ajudar a otimizar e muito os gastos com logística de um comércio eletrônico, que em muitos casos ulltrapassam os 10% da receita do negócio, além de aumentar consideravelmente as vendas devido a fretes mais em conta e campanhas de frete grátis. Vale a pena se informar e economizar!