Muitas vezes trabalhando com margens mínimas de lucro para ganharem os clientes e serem competitivos no mercados, donos de lojas virtuais estão sempre quebrando a cabeça em busca de formas para diminuir custos e aumentar suas vendas. E a saída pode ser mais simples e estar mais próxima do que parece.

A resposta pode estar nos custos de frete: oferecer fretes mais baratos ou gratuitos pode levar a um grande aumento no n√ļmero de vendas e fideliza√ß√£o dos clientes. Por√©m, como conseguir diminuir os custos de frete oferecidos aos clientes? Ou pior, como diminuir ao m√°ximo o gasto com transporte para fazer campanhas de frete gr√°tis?

Agrupar pedidos com m√ļltiplos volumes para o mesmo destino, por mais simples que pare√ßa, pode levar a uma economia de at√© 45% no valor total do frete. Em m√©dia, essa economia √© de 20%.

Ou seja, apenas por agrupar duas ou mais caixas que teriam o mesmo destino, você vai ter uma grande economia, que pode tanto facilitar suas campanhas de frete grátis, quanto animar um consumidor a efetuar a compra.

Você pode até não estar acreditando, mas vamos a um exemplo prático:

Um pedido de dois pacotes de 550 g saindo da capital do estado de São Paulo para o interior do mesmo, teria um preço total de frete de R$ 31,88 vai Sedex (R$ 15,94 por cada pacote).

Por outro lado, o mesmo pedido sendo despachado de forma agrupada, ou seja, colocando as duas encomendas em um √ļnico pacote, totalizando 1,1 kg, e mantendo o destino e servi√ßo dos Correios, ter√≠amos um custo total de frete de apenas R$ 17,58. Contabilizando uma economia de mais de 40% no custo de frete!

Neste ponto, poderia surgir um novo problema…

Executar esta medida para um pedido ou outro, procurando pela caixa √≥tima capaz de agrupar o maior n√ļmero de volumes e tendo tempo para fazer os c√°lculos necess√°rios, √© f√°cil. Por√©m,para uma loja online que realiza suas centenas ou milhares de pedidos mensalmente, esta solu√ß√£o torna-se praticamente invi√°vel.

Foi visando resolver esse problema para os lojistas que a Intelipost criou sua ferramenta para cálculo de Multi-Volume, solução para auxiliar os e-commerces a otimizarem o frete para envios com mais de uma caixa ou pacote.

Tudo que a loja precisa fazer √© informar ao sistema as dimens√Ķes de suas caixas padr√Ķes que utiliza para despacho e as dimens√Ķes corretas de cada um dos produtos na hora do cadastramento.

Dessa forma, a cada cota√ß√£o que o cliente fizer na loja, o sistema executa seu algoritmo, combinando dimens√Ķes dos itens selecionados no carrinho com os volumes das caixas dispon√≠veis e as restri√ß√Ķes de peso e volume das transportadoras com as quais o e-commerce tem contrato.

A partir de toda essa equação, executada em questão de milésimos de segundos, o algoritmo determina a opção ótima, aquela que minimiza a quantidade de caixas utilizadas e retornando a quantidade e peso delas.

Essa solução pode ajudar muitos embarcadores, principalmente aqueles que utilizam os Correios (e cerca de 90% das lojas virtuais utilizam os Correios apenas ou em associação com outras transportadoras), e sofrem muito com o cálculo de frete multi-volume. Ou até mesmo não fazem despachos agrupados por sua complexidade.

Ainda vale destacar que esta solu√ß√£o atua em conjunto com um sistema de cota√ß√£o de frete. √Č poss√≠vel ter acesso, em tempo real, √† custo de envio em cada uma das transportadoras cadastradas na plataforma.

Tudo isso em conjunto pode ajudar a otimizar e muito os gastos com log√≠stica de um com√©rcio eletr√īnico, que em muitos casos ulltrapassam os 10% da receita do neg√≥cio, al√©m de aumentar consideravelmente as vendas devido a fretes mais em conta e campanhas de frete gr√°tis. Vale a pena se informar e economizar!