Intelipost

Reshoring e nearshoring: por que as fábricas estão voltando para casa?

Publicado em
por:
o-que-e-reshoring-logistica

Encontrar produtos com uma etiqueta de país de origem com os dizeres “made in China” ou “feito na China” é muito comum. Isso porque a China ocupa o cargo de maior fornecedora global há mais de quatro décadas. Mas esse cenário tende a mudar com os avanços do reshoring e nearshoring.

Esses dois termos representam uma mudança global na fabricação de produtos, na qual vários fatores estão levando empresas globais a trazer suas fábricas cada vez mais próximas dos seus principais mercados consumidores. Mas o que isso significa? Continue a leitura para entender porque as empresas americanas estão voltando para casa. 

O que são reshoring e nearshoring?

Para entender estes conceitos, vamos relembrar um termo que foi muito usado nos anos dourados da globalização: offshoring. O termo remete à movimentação das empresas ao levar suas fábricas para países com mão de obra mais barata, principalmente a China

Logo, reshoring é uma estratégia de negócios em que uma empresa transfere as fábricas e operações de produção para seu país de origem, permitindo uma redução considerável nos custos de transporte e maior eficiência logística. Ou seja, o contrário de offshoring.

E por fim o nearshoring, que é o conceito de encurtar as cadeias de produção. Isso é: optar por fabricantes em países mais próximos para abastecer o mercado, como Estados Unidos e México, por exemplo, reduzindo os possíveis gargalos logísticos e os custos.

Por que a China?

A abertura econômica da China aconteceu em 1978 e, aos poucos, a economia chinesa, que era majoritariamente agrária, criou seu potencial industrial. No início dos anos 2000, o país já exportava produtos manufaturados para a Europa e Estados Unidos. Nesse período, muitas empresas nasceram no país e apostaram em tecnologia e internet, ganhando relevância mundial até atualmente, como o Alibaba Group

Um dos principais motivos da China concentrar um número tão grande de fábricas de outros países é a mão de obra barata disponível, além de apresentar incentivos governamentais para atrair investidores estrangeiros, com políticas fiscais e regulatórias convenientes.

Esse assunto não é de hoje

Ao pesquisar na internet sobre o reshoring, é possível encontrar matérias de 2014 ou até antes que falam sobre o retorno das fábricas para seus países. Mas este assunto voltou a ser discutido atualmente devido a uma série de fatores.

Dentre eles estão os impactos da pandemia de COVID-19 na cadeia de suprimentos global, que ainda acarretam prejuízos financeiros para as empresas. Por se tratar de um processo complexo, cheio de etapas como fabricação, transporte, armazenamento e consumidores, e com as longas distâncias das fábricas em outros países ou até continentes, como no caso da Ásia, qualquer imprevisto pode dificultar a logística e até riscos de interrupções na cadeia de suprimentos.

Além disso, o aumento dos custos de mão de obra na China, mudanças nas políticas comerciais e tarifas, preocupações com sustentabilidade, meio ambiente e direitos dos trabalhadores também são pautas levantadas por empresas que estão reavaliando suas estratégias de produção e buscando alternativas mais seguras a longo prazo, como a proximidade com seu público-alvo.

Mesmo assim, algumas empresas buscam países asiáticos para investimentos, como, por exemplo, a Tailândia, que é a segunda maior economia do sudeste asiático e atrai empresas de segmentos como eletrônicos, veículos e autopeças. 

Outros países são Malásia, Vietnã, Bangladesh, e Índia, esse último sendo considerado a principal alternativa para as marcas que querem deixar a China.

E então, você já conhecia os conceitos reshoring e nearshoring

Não deixe de conferir as principais novidades e tendências sobre logística, e-commerce e transporte aqui no blog. Aproveite também para se inscrever em nossa newsletter e receber em sua caixa de e-mail as notícias mais quentes do setor.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades