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Em um ano em que o e-commerce bateu todos os recordes, a expectativa √© que esta tenha sido a Black Friday mais forte dos √ļltimos tempos. Uma pesquisa realizada pela Intelipost antes e depois da data traz um recorte da performance de entrega no varejo brasileiro durante o per√≠odo mais movimentado para os ecommerces.

A pesquisa reuniu dados de varejistas de v√°rios estados brasileiros e revelou uma expectativa globalmente positiva em rela√ß√£o aos novos consumidores online. Segundo os dados analisados, 86% dos respondentes j√° esperavam melhores resultados em 2020, na compara√ß√£o com 2019. Para 71% dos respondentes, este ano realmente apresentou vendas acima do esperado. 

Veja a seguir quais eram as expectativas e quais foram os principais desafios para a log√≠stica e o e-commerce na Black Friday 2020. 

Mais desafios com logística e atendimento ao cliente na Black Friday 2020

Falando de preocupa√ß√Ķes e desafios para as opera√ß√Ķes durante o per√≠odo, log√≠stica e atendimento ao consumidor saem na frente, para 36%  e 25% dos participantes, respectivamente.

No pr√©-Black Friday, a maior parte dos respondentes estava se preparando com refor√ßo do estoque (48%), aumento da equipe dos centros de distribui√ß√£o (16%), contrata√ß√£o de novas transportadoras (14%),  tecnologia (12%) e marketing (10%). ‚ÄúA log√≠stica est√° muito ligada √† experi√™ncia do consumidor. Por isso, t√£o importante quanto ter estrat√©gias boas de vendas, a gest√£o das entregas e o planejamento log√≠stico precisam estar impec√°veis‚ÄĚ, diz Stefan Rehm, CEO e cofundador da Intelipost. 

Quando questionados sobre quais pontos foram de fato mais desafiadores durante a Black Friday, a maioria dos respondentes apontou fatores como Tecnologia, Log√≠stica e Outros. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 de setembro e 7 de outubro e  entre os dias 30 de 2 de dezembro com usuários da ferramenta Intelipost. Ao todo, 130 respostas compuseram o resultado final. 

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