Intelipost

Quando faz sentido alugar galpões logísticos?

Publicado em
por:
galpões-logísticos-cp-log

O aluguel de galpões logísticos pode ser uma excelente estratégia para empresas que buscam alavancar seus resultados sem que seja necessário aumentar os custos operacionais.

Existem diversos motivos que podem levar a alta gestão a considerar essa escolha, e hoje vamos apresentar alguns deles. Quer saber quais são? Então continue a leitura e confira:

Expansão das operações

A maioria das empresas tem a meta de alcançar um ritmo de crescimento e expandir o negócio como uma das suas principais missões. Quando esse momento chega, é hora de considerar um espaço maior, que suporte a nova operação e ainda seja capaz de atender a demanda — aumentando, consequentemente, a capacidade produtiva.

Nesse sentido, o aluguel de galpões proporciona uma estrutura própria para o modelo de negócios, permite a implementação rápida da operação e pode estar situado em localizações estratégicas.

Descentralização de estoques

Quando uma empresa lida com mais de uma unidade e começa a enfrentar problemas para gerir os estoques em cada uma delas, a melhor solução é investir na descentralização.

Nesse caso, em vez de o estoque ficar concentrado em uma filial, implementa-se um centro de distribuição (CD). O CD fará a rotina macro e será responsável por abastecer cada polo que, por sua vez, fará a gestão de um estoque mínimo (necessário para atender a demanda). Dessa forma, o risco de perdas e desperdícios se torna bem menor.

Aprimorar a malha de distribuição

Quando se expande as operações, é natural que a empresa passe a atender um público que está mais distante da sua região de atuação. Quando esse crescimento se torna acelerado, o CD mais uma vez passa a ser uma excelente alternativa.

Assim, realiza-se um estudo para definir qual é a melhor localização — considerando todos os pontos e regiões que precisam ser atendidos —, a arrecadação de impostos e a distância entre os fornecedores e clientes, por exemplo.

Depois que a operação foi bem implementada, consegue-se diminuir o tempo necessário para concluir as entregas, o que ajuda a aumentar a satisfação dos clientes.

Redução do investimento no aluguel de galpões

Em outros casos, já faz parte do objetivo do negócio investir em galpões logísticos. Entretanto, adquirir uma estrutura própria é uma decisão onerosa e demorada, visto que é preciso considerar o tempo necessário para a construção.

Por outro lado, o aluguel é uma alternativa econômica, já que não requer a imobilização de capital necessário para a aquisição ou construção. Tudo isso sem contar com os custos de depreciação e investimentos em outros ativos.

Como você pode ver, as opções para se investir em aluguel de galpões são variadas e atendem os mais diversos objetivos de uma organização. Tudo isso considerando o principal benefício de todos: a diminuição dos custos operacionais — fator que, hoje, é palavra de ordem em todas as organizações e está ligado ao aumento da vantagem competitiva.

Gostou de saber mais sobre galpões logísticos e quer continuar acompanhando outros conteúdos? Siga nossos perfis nas redes sociais e veja todas as novidades que postamos em primeira mão: estamos no Facebook, Google Plus e LinkedIn!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades