Rastreamentorastreamento online de cargas
O rastreamento online de cargas é uma tecnologia fundamental para a logística atual. Isso porque ele ajuda a superar inúmeros desafios e problemas existentes durante as entregas das mercadorias vendidas no e-commerce.

Com um cliente cada vez mais exigente, problemas como atrasos nas entregas, roubos, acidentes e avarias nos produtos são inadmissíveis. O negócio que não se preocupa em neutralizar essas ocorrências está em desvantagem e pode ter a sua imagem afetada.

Diante disso, explicamos aqui como o rastreamento online de cargas pode prevenir grandes problemas da logística.

Por que a tecnologia é tão importante para o e-commerce?

Considerando que o modal rodoviário é o mais utilizado no país e que esse modelo ainda enfrenta diversos problemas relacionados à segurança e eficiência, pode-se dizer que a tecnologia, em especial o rastreamento online de cargas em tempo real, é uma ferramenta importante para o seu negócio.

Ao analisar as razões que desencadeiam reclamações e chamados no SAC, pode-se observar que 61% delas estão relacionadas a problemas na entrega, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Ou seja, os erros nesse processo logístico são sérios e têm o potencial de gerar insatisfação no cliente.

Dessa forma, apostar em tecnologia é uma decisão estratégica e que contribui para a melhoria do procedimento como um todo. Isso aumenta o controle sobre cada etapa e amplia a eficiência das entregas no e-commerce.

Por que você deveria investir em um sistema de rastreamento online de cargas?

Ter um sistema de rastreamento online de cargas operando em seu negócio melhora o seu gerenciamento de riscos. Esse procedimento ajuda você a reduzir os prejuízos e atingir uma maior qualidade nos processos de entrega.

Mas isso não é tudo! Há inúmeros benefícios e motivos para realizar esse investimento. Sem dúvidas, essa tecnologia pode ser o que faltava para que o seu e-commerce supere os problemas existentes e conquiste a confiança de seu consumidor.

Para ajudá-lo a entender tudo o que o seu negócio tem a ganhar, a seguir, reunimos os benefícios de um sistema como esse.

Notificação automática dos status de entrega ao consumidor

Ao monitorar a entrega em tempo real, o sistema notifica o consumidor sobre o status da entrega — e tudo isso é feito automaticamente. Esse é um benefício interessante, pois ajuda a reduzir a insegurança e a ansiedade do cliente em receber a mercadoria.

Como ele pode acompanhar todo o processo online, consegue se programar melhor e aguardar a entrega sem a necessidade de entrar em contato com o SAC da empresa a todo momento.

Otimização do monitoramento dos KPIs de entrega

Para se tornar cada vez mais eficiente, é preciso apostar no monitoramento do processo de entrega por meio de KPIs, como o tempo em trânsito, entregas dentro do prazo e ociosidade dos veículos. Afinal, esses indicadores fornecem os dados necessários para que o gestor avalie como anda a qualidade, a rapidez e a segurança de suas entregas.

Com um sistema de rastreamento online de cargas, essa tarefa se torna mais simples e rápida, e a tomada de decisões, mais ágil − já que o fluxo de informações é maior e mais confiável − fazendo com que o gestor  tenha uma melhor visibilidade das métricas de desempenho.

Melhor acompanhamento do SLA da transportadora

O SLA (Service Level Agreement) ou acordo de nível de serviço é a parte do contrato firmado entre a empresa e o transportador que dita a qualidade do serviço oferecido, isto é, deixa claro os deveres e os direitos de cada parte e as exigências para que a entrega seja sempre satisfatória.

Com o uso dessa tecnologia, acompanhar o cumprimento desse acordo é uma tarefa muito mais simples. Isso porque os dados estão ao alcance do gestor, sem necessitar de grandes análises e cálculos.

Concluindo, vale a pena destacar o quanto a tecnologia pode ser crucial para a resolução dos principais problemas de entregas. O software de rastreamento de cargas, o sistema de gestão de frete e um sistema de gestão de estoque eficiente são apenas alguns recursos que facilitam o cotidiano da logística, ou seja, cumprindo com o papel que se espera do setor na atualidade.

Achou essas informações úteis? Quer se manter informado sobre as novidades e as tendências da logística? Assine a nossa newsletter e não perca os próximos posts!