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Como tecnologias para entregas no e-commerce e a IA melhoram a experiência do cliente

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Tecnologias, como a Inteligência Artificial, podem impactar positivamente os processos logísticos e estão desempenhando um papel fundamental na melhoria da qualidade das entregas no e-commerce. Essas contribuições abrangem várias áreas, desde a rastreabilidade em tempo real, a otimização das rotas, a previsão de demanda e recomendações de frete, até chatbots e experiência personalizada.

Todos esses fatores impactam diretamente na experiência do consumidor. Não à toa, a taxa global de abandono de carrinho em 2022 foi de 71,3%, segundo dados da Statista. Esse dado reforça a necessidade de utilizar a tecnologia a favor das empresas, para encontrar soluções que tornem a experiência do cliente mais positiva.

Esse é o tema do oitavo vídeo da websérie Tecnologia para a entrega perfeita, do Grupo Intelipost. Ross Saario, CEO do Grupo Intelipost e Rafael Cipriano Torres, Diretor de Canais Digitais da Pague Menos e Extrafarma, compartilham suas perspectivas e insights sobre o assunto.

Ross Saario reforçou sobre os principais desafios da logística que podem ser evitados com a tecnologia. “Na parte de opções de frete, utilizando machine learning, que é o que estamos fazendo na Intelipost, conseguimos recomendar e otimizar as melhores opções de frete para aumentar a taxa de conversão do e-commerce. Imagina que você faz todo o trabalho, tem um marketing legal, convence eles de colocar os produtos no carrinho e no fim perde o cliente. O principal motivo é o frete, eles não encontram opções de frete suficientes, ou é muito caro ou o prazo é muito longo. Ao recomendar as melhores opções de frete, conseguimos aumentar a taxa de conversão e reduzir o abandono de carrinho”, reforça o CEO do Grupo.

Questionado sobre como a tecnologia nas operações logísticas pode ser usada para melhorar a experiência do consumidor, Rafael comentou sobre a importância de estar sempre próximo do cliente para entender suas necessidades e o papel da tecnologia para auxiliar na garantia da promessa de entrega feita para o cliente. 

“Usar toda a base de dados, que é gigante no varejo por ter muitos clientes, muitas jornadas, para tentar prometer de forma personalizada ou diferente para cada um dos clientes o que ele precisa, nos ajuda a reduzir até a taxa de abandono de carrinho. É toda uma jornada, não é simples, mas a tecnologia e todos esses algoritmos e soluções, nos ajudam a trabalhar esses cenários”, completou o executivo.

Assista ao bate papo completo sobre como a tecnologia e a IA estão contribuindo para a qualidade das entregas no e-commerce:

Seguindo na linha de tecnologia e experiência do cliente no e-commerce, confira também como a Intelipost ajudou a Grendene a atingir 98% das entregas dentro do prazo.

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