Intelipost

3 tendências na área da logística para você ficar de olho

Publicado em
por:
logística-tendencias

A área da logística segue em evidência. As principais tendências para esse setor têm como objetivo transformar a experiência de compra dos clientes e superar suas expectativas na hora da entrega e no pós-vendas. Fechar o ciclo de compra de forma positiva é crucial para a manutenção do cliente e de receitas em ascensão.

Enquanto a logística irá crescer em termos de cadeias de abastecimento e investimento pesado na tecnologia, justamente para automatizar os processos, os clientes terão mais acesso aos processos de entrega da mercadoria, por exemplo.

Confira as tendências e ações nas quais sua empresa deveria investir ou, pelo menos, conhecer:

Entrega no mesmo dia

Hoje em dia, os consumidores, quando realizam compra online em uma plataforma de e-commerce, querem que o produto chegue o mais rápido possível. E a logística está encontrando formas de fazer a entrega no mesmo dia, o chamado same day delivery, verdadeira febre nos EUA.

No próprio site o cliente tem a opção de receber no mesmo dia, ter entrega antecipada ou até agendada. É mais prático para o consumidor e representa um plus ao serviço.

As vantagens dessa logística nova são muitas, entre elas estão:

  • a economia de tempo (podendo organizar melhor a frota);
  • conveniência para ambos os lados;
  • maior produtividade, tendo uma rotatividade maior no estoque.

Entretanto, há muito ao que se adequar, devido às dificuldades de cumprir com toda a lista de entrega, provocadas por elementos como trânsito engarrafado e a consequente falta de mobilidade nos centros urbanos nos horários de pico ou em distâncias maiores.

Mais flexibilidade

Com o investimento na logística, o ramo de comércio eletrônico terá maior flexibilidade em aumentar a frota e as cargas conforme relatórios feitos sobre preferências dos clientes e análise de períodos passados.

Com a aplicação da tecnologia nesse processo, garantem-se melhores resultados e a atualização do negócio para manter-se competitivo. O aspecto digital promove uma otimização muito grande, capaz de aumentar a produtividade e diminuir o custo com mão de obra, por exemplo.

Drones e a logística

Você não leu errado. A Amazon é pioneira e está tentando colocar em prática seu plano de entregar mercadorias via drones. Isso começou quando uma pizzaria fez delivery dessa forma!

A Amazon acredita que, como a maioria dos produtos é leve, a utilização de drones é muito mais prática e produtiva. Sem contar que o próprio cliente estará mais satisfeito com uma entrega muito mais rápida e tecnológica, sem se preocupar em atender o interfone ou esperar pelo entregador.

Quando se fala em logística, também é preciso se atentar a um planejamento que vise uma execução rápida dos processos e que previna acidentes ou acasos. Dessa forma, a empresa está preparada para não só agradar o cliente, como também não sofrer nenhum tipo de prejuízo.

As tendências da logística tendem a oferecer uma melhor cadeia de abastecimento, como a contratação de frotas terceirizadas, aluguel de espaços para estoque e assim por diante. O mais válido é automatizar e otimizar estes processos e, assim, agilizar toda a cadeia de forma produtiva.

Aliás, se você está querendo economizar na sua entrega, já pensou em apostar no multivolumes? Confira aqui como fazer uso dessa estratégia logística!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades