Intelipost

A importância da automação dos processos logísticos para as organizações

Publicado em
por:
processos logísticos

É impossível desassociar a tecnologia dos procedimentos logísticos em grande escala. Em prol da agilidade, redução de custos e otimização dos processos, a automação logística promove uma série de benefícios nas organizações que a utilizam, afinal, cm uma base bem estruturada, as tomadas de decisão passam a ser mais eficientes. Esse fator contribui de forma significativa para a melhoria dos serviços. Veja neste post a importância da automação nos processos logísticos.

Eliminando os erros dos processos logísticos

Além de diminuir a quantidade de trabalho nas empresas, a automação dos processos logísticos contribui para melhorar a qualidade, economizar insumos e aumentar a gama de ações possíveis para incrementar vendas.

O ganho de eficiência por meio da adoção de tecnologias para diminuir os custos na base da linha de produção influencia diretamente na prestação de também influencia na prestação do serviço para o cliente final e pode se desdobrar em inúmeros diferenciais para seu negócio.

Sistemas de gestão de transporte

Originário da sigla em inglês TMS (Transportation Management System), os sistemas de gestão de transporte auxiliam no controle das ações que se relacionam às várias etapas do ciclo de vendas de produtos.

Esses sistemas monitoram a expedição, a consolidação das cargas, os trâmites burocráticos, as coletas e entregas, rastreabilidade da frota e dos produtos, planejamento de rotas, entre outros importantes processos logísticos.

Com a utilização desse sistema de gerenciamento é possível reduzir significativamente os custos com transportes e melhorar o nível de serviço. As organizações que implementam tais sistemas passam a utilizar os recursos de transportes de forma mais racional, melhorando a composição e a montagem das cargas, diminuindo o tempo para o planejamento da distribuição.

Os custos e receitas com o frete podem ser apresentados tanto por produto, quanto por cliente, além de possibilitar um acompanhamento dessas variações nesses valores e a possibilidade de aferição do desempenho da gestão de transportes.

É possível aprimorar o controle operacional da frota ao disponibilizá-la dentro da sua capacidade. Por meio de manutenções programadas e monitoradas, os softwares podem antecipar problemas de quaisquer tipos, sejam mecânicos ou elétricos, o que permite gerenciar o máximo de informações e minimizar falhas. Com isso, os gestores podem tomar rápidas decisões.

A tecnologia é aliada dos processos logísticos

Tendo em vista um aprimoramento dos sistemas, a possibilidade de personalizar os processos e acompanha-los em tempo real, a produtividade tende a aumentar consideravelmente nas organizações que adotam a automação em seus fluxos de produção, possibilitando a você e ao seu cliente a dimensão exata dos custos com frete entre outras despesas.

Gostou deste post? Aproveite para saber se você está no caminho certo na preparação das entregas para o black friday!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
tendências para a logística em 2024
4 tendências para a logística em 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades