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Google prioriza estratégia de frete para a Black Friday 2023

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Uma nova atualização do Google Shopping, anunciada no fim de setembro em São Paulo, disponibiliza um recurso chamado “Anotações de Frete”, que entrega mais visibilidade para o consumidor online que navega pelo site em busca de seus produtos.

A novidade é anunciada pouco antes da Black Friday 2023, para estimular o uso entre lojistas e consumidores. O objetivo deste recurso é dar mais destaque para produtos que estão com frete grátis e entrega rápida. 

Com essa atualização, o Google deixa claro o que já sabíamos: o frete é uma das principais dores do consumidor na hora de fechar uma compra online

Como funcionará as Anotações de Frete

O recurso, disponível na página Google Shopping para empresas, permite que os lojistas interessados cadastrem informações sobre os itens disponíveis no e-commerce com detalhes sobre frete, tempo de entrega e custos de devolução. O gerenciamento dos produtos acontece por meio do Google Merchant Center.

Para os consumidores, a nova função aparecerá como uma etiqueta abaixo da imagem do produto, destacando as informações diferenciadas sobre o frete e a entrega.

Segundo o Google, esse recurso beneficia tanto consumidores quanto lojistas, ao evitar surpresas negativas para os usuários ao finalizar a compra e dar mais destaque para os lojistas que oferecem diferenciais logísticos aos consumidores.

A companhia também afirma que a experiência de uso do recurso em outros países, mostra um aumento de cliques em até 10% na oferta com o recurso ativado.

Frete é o maior motivo de abandono de carrinho

Oferecer opções flexíveis, com diferentes prazos e valores de entrega, diminui a chance de abandono de carrinho, uma dor do e-commerce mundial: em 2022, a taxa de abandono de carrinho mundial é maior que 70%, segundo dados do Statista.

A fidelização dos consumidores é a maneira mais fácil de garantir um fluxo de vendas constante em uma loja online e aumentar a taxa de conversão. Para isso, é necessário focar em uma das partes mais delicadas do processo de venda online: o frete.

Não à toa, uma pesquisa da Intelipost com o E-commerce Brasil, revelou que o frete é o segundo fator mais importante ao realizar uma compra online, perdendo apenas para a confiabilidade da marca. 

Além disso, 58,7% das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram preferir comprar com maior antecedência para pagar menos pelo frete. Ou seja, a utilização estratégica do frete tem potencial para aumentar a competitividade no mercado.

No mais, o novo recurso do Google Shopping reforça as estratégias de frete e as entregas como oportunidades para ser mais competitivo, uma vez que o e-commerce saiba oferecer o frete ideal, sem comprometer os lucros da empresa.

Expectativa Black Friday 2023

No último Relatório da Black Friday da Intelipost, é possível perceber que a data não se resume mais a uma única sexta-feira, mas sim ao mês de novembro inteiro. Além de um crescimento de 4% no volume de pedidos realizados em relação ao mesmo período de 2021, houve um crescimento de 38% no volume de cotações em relação ao mês anterior.

Em relação ao valor cobrado pela entrega, em 2022 houve queda de 13,25% na oferta de frete grátis em comparação a 2021, que mostrou um crescimento de 26,23% comparado ao ano de 2020.

Mesmo assim, as faixas mais baratas de valores de frete dominaram a Black Friday 2022. Isso mostra que o mercado começou a entender que o frete é um grande diferencial na experiência de compra dos consumidores.

Importância de um bom TMS na Black Friday

Durante a Black Friday, muitos consumidores esperam descontos e promoções, o que pode resultar em um aumento significativo nas vendas e sobrecarregar as operações logísticas. Para auxiliar o e-commerce, o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), promove a redução dos custos logísticos e a possibilidade de oferecer as melhores opções de entrega.

Como falamos, o frete é um fator decisivo na hora de converter uma venda. Por isso, além de identificar as melhores opções de envio disponíveis para o e-commerce, o TMS também entrega para o consumidor as opções mais econômicas, o que contribui para a conversão de vendas. 

O planejamento é a chave para realizar boas entregas neste período, até mesmo oferecendo prazos maiores para os clientes para evitar atrasos. Nesse caso, o TMS possibilita realizar alterações em poucos instantes, para ajustar conforme necessário e garantir que os produtos cheguem aos clientes dentro do prazo estabelecido.

O TMS e suas várias funcionalidades desempenham um papel fundamental na operação de transporte durante a Black Friday e outros eventos de alto volume de vendas. Não só ajudam a manter os custos logísticos sob controle, como também melhoram a eficiência das entregas e garantem uma experiência de compra positiva para os consumidores.

Com o TMS da Intelipost, você pode reduzir custos de envio do seu e-commerce criando regras de frete personalizadas para cada canal de venda, além de aprimorar a experiência de compra dos clientes com entregas mais rápidas. Tenha mais visibilidade e controle sobre cada pedido de ponta a ponta e tome decisões assertivas ao acompanhar de perto os resultados da operação. 

Entenda os benefícios de usar as soluções da Intelipost ainda este ano para ter melhores resultados e realizar a entrega perfeita.

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