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Como a Intelipost ajudou a Farmadelivery a otimizar a comunicação com as transportadoras e os consumidores

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intelipost e farmadelivery

O setor farmacêutico tem ganhado relevância não apenas nacional. A participação de mercado da indústria farmacêutica representa 4,1% na América Latina, sendo o Brasil o país com maior valor de mercado do setor. Não por menos, estima-se que o mercado farmacêutico brasileiro emprega aproximadamente 993 mil pessoas atualmente, segundo dados da Statista

Esse mercado está em constante crescimento no país, conforme aponta o levantamento do IMS Institute for Healthcare Informatics. Desde 2010, o Brasil está no top 10 no ranking que avalia o consumo de fármacos pela população, estando em 5º lugar em 2020. O varejo farmacêutico, principalmente online, tem acompanhado esse crescimento e se tornou um importante aliado dos brasileiros. Mas não é de hoje.

Fundada em 1990 e com o slogan “nós somos muito mais que farmácia”, a Farmadelivery é um e-commerce referência nacional no ramo farmacêutico que atende todo o país. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo grupo InvestFarma e conta atualmente com algumas farmácias parceiras: Poupafarma, Dissim, Drogaria Marcelo e Drogaria Estação. 

Além de deliveries em domicílio, as entregas da drogaria também são realizadas através de pick-ups, lockers, retiradas nas lojas parceiras e no drive thru em Santo André, São Paulo. Atualmente, mais de 70 mil pedidos são despachados para todo o país mensalmente. 

Para que toda a operação logística da Farmadelivery acontecesse, em 2016 a empresa buscou apoio para realizar a integração com as transportadoras responsáveis pelas entregas e concentrar as informações logísticas em um único lugar e encontrou a tecnologia inteligente da Intelipost. 

Necessidade de acompanhar o crescimento

Sendo um mercado em expansão devido à necessidade de medicamentos pela população, apostar no e-commerce é uma das melhores opções para as drogarias que estão em busca de inovar e atender a demanda do mercado. Quem está a mais tempo neste nicho, como é o caso da Farmadelivery, sentiu a necessidade de apostar também em soluções que auxiliam o e-commerce nesse processo. 

Com o crescimento constante da empresa, a falta de organização e visibilidade das informações das operações de entregas estava gerando um problema. Junto a isso, a empresa também procurava mais agilidade para o negócio, através de ferramentas que acompanhassem o crescimento e entregassem mais visibilidade para todos os processos. 

Foi através da implantação da Intelipost que a Farmadelivery encontrou um meio de otimizar e padronizar essas informações que recebia das transportadoras. Para Greice Mantuan Rodrigues, gerente de relacionamento na Farmadelivery:

“Eu acredito que melhorou 100% a comunicação com o cliente e a visibilidade que a gente tem sem precisar se comunicar com a transportadora, dado o fato que as transportadoras se comunicam com a Intelipost e a gente conversa só com vocês. Antigamente, por exemplo, as informações de nota fiscal, de endereço, cubagem, todas essas coisas eram colocadas manualmente pelas transportadoras, o que gerava um índice de erro grande, e agora não temos mais isso. O processo logístico em si, melhorou muito, trouxe muita facilidade e visibilidade na comunicação com o cliente e com as transportadoras.”

Sobre a parceria com a Intelipost

A Farmadelivery utiliza os módulos de Cotação, Entregas e Operação da Intelipost, o que garante a visibilidade que a empresa precisa para obter as informações dos pedidos com as transportadoras em tempo real.

Para Greice, a ferramenta é essencial para a empresa e “tem muitas funcionalidades que a gente gostaria de usar mais, mas precisa de algumas adaptações dos nossos parceiros e até instigamos eles que seria importante ter essa integração com a Intelipost para trabalhar com a gente, algumas transportadoras não tinham a integração e hoje tem para conseguir trabalhar com a Farmadelivery”, completa. 

O foco de melhorar a comunicação com o cliente também foi ampliado com a integração da Intelipost, pois além de visibilidade, a ferramenta proporcionou um canal de comunicação direto e sem intermediários com o cliente final, alertando sobre suas entregas automaticamente. 

Resultados

Em 2016, a empresa despachava em média 10 mil pedidos no mês. Com o rápido crescimento do setor e o apoio das tecnologias certas, em pouco mais de 5 anos, esse número cresceu 600%.

Greice também aponta que as mudanças e atualizações recentes têm mudado a forma como as farmácias são vistas. “Não é o mesmo mundo, não é mais o mesmo mercado. Nós temos acompanhado as alterações e atualizações justamente para a Farmadelivery andar junto com o mercado. Eu sempre falo que qualquer farmácia de esquina é um e-commerce agora, mas o nosso diferencial é ter parceiros profissionais como a Intelipost para nos ajudar”, finalizou. 

A visibilidade que as soluções da Intelipost entregam para as operações de e-commerce garantem: 

  • A centralização das informações em um só lugar
  • Mais autonomia na tomada de decisão
  • Transparência, agilidade e padronização das informações das transportadoras
  • Monitoramento dos pedidos em tempo real
  • Otimização da operação e proatividade dos envolvidos.

Apostar em soluções inteligentes que acompanham o crescimento do e-commerce é o que auxiliou a Farmadelivery a se tornar referência no seu mercado. Visando acompanhar as melhorias e adaptações disponíveis junto com a Intelipost, o futuro da Farmadelivery é certo: continuar crescendo para atender ainda mais os brasileiros. 

Quer conhecer a história de outras empresas que se beneficiaram com as soluções da Intelipost? Acesse nossa página de cases para entender como ajudamos os nossos clientes a otimizar processos com tecnologia inteligente! 

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