Intelipost

Mensagem ao mercado sobre a COVID-19

Publicado em
por:
mensagem ao mercado sobre a pandemia do coronavírus

Mensagem do CEO da Intelipost ao mercado de Logística e E-commerce sobre a pandemia do coronavírus.

Estamos vivendo um momento sem precedentes para muitas empresas. Uma crise inesperada que obriga comércios a fecharem, interrompe o fluxo de bens nas fronteiras, deixa os sistemas de saúde e financeiro em alerta. Um vírus que se espalha rapidamente está mudando a dinâmica do mundo.

No final de 2019, a China alertou sobre o surgimento do chamado novo coronavírus (COVID-19). Desde então, a doença se espalhou rapidamente e a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou uma pandemia global, obrigando governos a restringir a circulação de pessoas, e empresas e a sociedade a mudar hábitos e se adaptar.

Como empresa, começamos a nos preparar cedo, no dia 2 de março, testando home office em todos os times. E estamos em trabalho remoto desde o dia 12 de março. Hoje, 100% da força de trabalho da Intelipost está em esquema de home office, garantindo a operação, apoiando e atendendo nossos clientes e aprendendo e ensinando todos os dias como superar incertezas e manter a sustentabilidade do negócio em tempos tão desafiadores.

Segundo previsão da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a incerteza econômica causada pela COVID-19 deve custar US$ 1 trilhão à economia global em 2020. O maior impacto é esperado em empresas relacionadas a turismo, eventos e comércio físico. Boa parte das grandes cidades brasileiras já anunciaram a restrição ao comércio, mantendo apenas operações de serviços essenciais. A OMC (Organização Mundial do Comércio) classificou o impacto da doença no varejo como “brutal”.

A dinâmica de toda crise envolve setores que são mais prejudicados e outros que ajudam a economia a continuar girando. Neste caso, segundo um estudo do BCG, as indústrias de turismo e bens de consumo, como roupas, estão entre as que serão mais afetadas no curto e médio prazo. Por outro lado, negócios ligados a saúde e higiene e as empresas de e-commerce estão diante de uma oportunidade.

Eu vivo o dia a dia da logística do e-commerce há mais de 7 anos. Os desafios para vender online são muitos, mas, neste momento, a conveniência do comércio eletrônico pode ser um pilar para garantir o abastecimento de famílias e a manutenção da economia. É uma grande oportunidade para o nosso setor se destacar e prestar um serviço importante para o bem-estar da sociedade.

Como empreendedor, me solidarizo com os milhões de empreendedores brasileiros que estão vivendo este momento tão delicado e reforço minha posição de ajudar a fortalecer o e-commerce brasileiro para que, juntos, possamos ver as empresas voltarem a abrir as portas no futuro. Contem comigo e com a Intelipost para fazer a nossa parte!

Stefan Rehm, CEO e cofundador da Intelipost

Acompanhe, diariamente, as notícias mais relevantes envolvendo a logística e o e-commerce no nosso blog e confira um estudo exclusivo sobre os impactos da COVID-19 no mercado

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades