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O que você precisa saber sobre o frete SPOT?

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frete spot

As negociações de frete, normalmente, são feitas por meio de contratos anuais com uma ou mais transportadoras. Apesar disso, vemos negócios com demandas de frete difíceis de se prever, ou mesmo que têm que lidar com a urgência de clientes. É aí que surge o frete SPOT.

No artigo de hoje vamos falar sobre essa modalidade de negociação, quando ela é utilizada, seus benefícios e outros aspectos importantes. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é o frete SPOT?

O frete SPOT ocorre quando uma empresa precisa de um serviço de transporte, mas por algum motivo — abordados mais adiante — precisa ser feito fora do contrato com as transportadoras que já fazem parte do grupo de prestadoras de serviço.

Sendo assim, o frete SPOT é acionado esporadicamente e, em muitos casos, ele só é utilizado em regime de urgência, haja vista que os valores cobrados normalmente são bem superiores aos de um transporte normal, previsto em contrato.

Quais são suas características?

O frete SPOT possui algumas características bem diferenciadas em virtude das condições em que ele é contratado. Dentre as principais, podemos citar:

Pagamento à vista

Como ele é realizado fora do contrato com as transportadoras que a empresa costuma utilizar, a fatura enviada possui vencimento imediato — diferentemente das parcerias fechadas, que possuem o chamado “período de corte”, em que se somam todos os fretes no período e envia o boleto com o valor referente ao serviço utilizado.

Transporte de urgência

Uma das únicas razões que um gestor possui para contratar o frete SPOT é a urgência de determinada entrega. Em alguns casos pode ser exigência do cliente, necessidade de troca ou reposição de itens, ou problemas internos que levariam ao atraso na entrega, por exemplo.

Cargas fora do padrão

Para negócios que trabalham com perfis variados de clientes e mesmo um amplo portfólio de produtos, é difícil contratar transportadoras que atendem a todas as necessidades de transporte. Um bom exemplo vem de negócios que atendem a clientes B2B e B2C. Um distribuidor de eletrônicos, por exemplo, faz desde a venda de celulares para pessoas físicas até a remessa de dezenas de pallets de notebooks para grandes varejistas. Em outro caso, vimos um distribuidor de pneus que tem 40% de seu custo total de frete concentrado em 2% das vendas – exatamente as que demandam frete SPOT. Em ambos os casos, negociar boas tabelas de fretes que cobrem a todas as demandas é uma tarefa difícil.

Entrega imediada

Por ser necessário em situações de urgência, na maioria dos casos, outra característica desse frete é a entrega imediata. Acontece muito nas contratações de frete aéreo, que oferecem prazos consideravelmente menores do que o de um transporte regular.

Custo elevado

A necessidade de entrega imediada aliada ao transporte de urgência — que requerem condições especiais, como o frete aéreo, por exemplo, ou um veículo dedicado — fazem com que os preços cobrados por esse tipo de serviço sejam muito maiores do que o transporte contratado regularmente.

Quais vantagens ele proporciona?

Apesar dos problemas de custo e da complexidade em lidar com mais provedores e faturas, o frete spot quando bem utilizado, pode trazer vantagens para a empresa. Dentre elas:

Prazos curtos

Um frete SPOT pode atender a necessidades urgentes. Como não há consolidação de cargas fracionada e diversas paradas durante o roteiro de transporte, os prazos oferecidos são menores do que o de uma contratação normal de frete fracionado. Isso vai ao encontro da necessidade de urgência.

Satisfação dos clientes

Alguns clientes não se importam de pagar mais para receber seus produtos em um prazo menor. Logo, oferecer essa opção de pagar um pouco a mais no produto para recebê-lo em menos tempo pode ser uma ótima estratégia para aumentar a satisfação com sua empresa.

Além disso, essa satisfação também é garantida quando sua empresa tem algum problema interno, que faz com que o risco de atrasar a entrega seja muito alto. Ou seja, mesmo que o tempo total de liberação do pedido tenha sido prejudicado, é possível recuperá-lo — e entregar no tempo prometido — utilizando o frete SPOT.

Chances menores de queda no nível de serviço

É possível haver atrasos nos processos internos que podem afetar o prazo final para a entrega no cliente. Dois exemplos bem comuns que podem ser citados são a demora na emissão da documentação — que pode ocorrer em decorrência de problemas em sistemas internos — e a demora na consolidação das cargas para envio, o que faz com que o pedido fique mais tempo parado, aguardando rota.

Nesses casos, quando há, de fato, o atraso na entrega para o cliente, o nível de serviços de entrega cai — o que é algo ruim, pois mostra que os processos estão falhos e os problemas afetam a experiência do cliente com relação à sua empresa. Assim, o frete SPOT acaba sendo uma boa alternativa, pois mesmo que os custos sejam maiores, você não perde o cliente por erros internos.

Contratação rápida

Como já foi dito, o frete SPOT é utilizado quando há necessidade de uma entrega pontual ou urgente que, por algum motivo, as transportadoras já contratadas não podem atender.

Sua contratação é muito mais rápida, pois não precisa passar pelo processo longo de cotação e rodadas de negociação, como acontece com os contratos maiores.

Quando ele passa a se tornar um risco para o negócio?

O uso do frete SPOT traz consigo riscos, principalmente associados a seu custo. Quando o volume de entregas, ou o volume financeiro dos fretes, alcança uma proporção significativa na modalidade SPOT, é hora de rever os contratos padrão com transportadoras. Esta modalidade deve ser tratada em regime de exceção exatamente pela falta de previsibilidade e gestão associada.

Além disso, pela falta de um contrato padrão, torna-se mais difícil cobrar um provedor logístico por SLAs de qualidade. Caso a necessidade se repita, você contrataria um provedor que atrasou a entrega anteriormente? Como cobrar para que tudo corra conforme combinado desta vez?

Como podemos ver, o frete SPOT é um recurso válido, que os gestores podem utilizar em momentos em que o transporte normal não é possível — como quando uma transportadora não possui disponibilidade para atender a demanda, por exemplo. Entretanto, ele não deve ser tornar rotineiro. O que achou desse artigo? Aproveite para saber quais são os 9 erros na logística de e-commerce que você precisa evitar!
 

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