Transportadorascontratar a transportadora

Muitas vezes, os responsáveis pela logística estão satisfeitos com apenas uma transportadora até passarem por apuros. Outras vezes, eles não estão felizes mas também não sabem como melhorar isso. Fato é que, com uma margem de lucro muitas vezes pequena, perder vendas ou clientes por causa de mau desempenho das transportadoras, definitivamente, não está nos planos. Soma-se a isso os gastos com frete, que quase sempre são impactantes, principalmente para uma loja virtual, podendo até ser o fator que define seu sucesso ou fracasso.

Fica claro que, mais cedo ou mais tarde, todos que trabalham com transportadoras precisar√£o saber lidar com essa situa√ß√£o. Mas a grande d√ļvida que fica √©: o que levar em conta na hora de¬†contratar¬†transportadora? Saiba mais com o nosso post de hoje!

O que considerar na hora de contratar a transportadora ideal para sua empresa?

Principalmente na quest√£o de custos de frete, mas tamb√©m sendo fundamental no caso de cargas especiais, prazos melhores, regi√Ķes atendidas e confiabilidade, a escolha de um bom mix de transportadoras ‚ÄĒ como podemos chamar quando existem v√°rias transportadoras trabalhando em conjunto para uma loja ‚ÄĒ √© de suma import√Ęncia e faz total diferen√ßa nas receitas no fim do m√™s.

Nesse sentido, existem alguns aspectos que precisam ser considerados na hora de fazer a escolha de quais fornecedores de transporte se tornarão seus parceiros de negócio. Dentre eles:

C√°lculo do frete

Na hora de escolher uma nova transportadora, o responsável pela logística deve estar atento não só com a questão do preço, mas com muitos outros fatores. Para começar, o cálculo do frete é feito de forma totalmente diferente em cada uma das transportadoras.

Sendo assim, vale a pena verificar quais variáveis são utilizadas no cálculo e como elas impactam no valor final. Para isso, é necessário entender a tabela de frete usada para se chegar ao valor.

Cobrança de taxas

Outro ponto de destaque são taxas (generalidades) cobradas após o cálculo do custo bruto de frete. Elas variam de transportadora para transportadora e não há padronização.

Dentre algumas que são incluídas na cobrança, podemos citar:

  • taxa de carregamento;
  • taxa de dificuldade na entrega;
  • frete m√≠nimo;
  • taxa de reentrega.

Abrangência

Al√©m disso, deve-se olhar para a abrang√™ncia desejada: nem todas as transportadoras atendem a todos os destinos. Pelo contr√°rio: muitas delas s√£o regionais, sendo muitas vezes mais interessante economicamente possuir transportadoras diferentes para regi√Ķes distintas.

Portanto, uma op√ß√£o √© levantar quais s√£o as regi√Ķes que necessitam de atendimento e verificar quais transportadoras s√£o mais atuantes e com melhor n√≠vel de servi√ßo nessas √°reas.

Restri√ß√Ķes de envio

Por √ļltimo, podemos destacar as restri√ß√Ķes. Mercadorias muito grandes, muito pesadas ou fr√°geis n√£o s√£o transportadas por todas as transportadoras e podem requerer algum provedor log√≠stico diferenciado.

Isso sem falar de volume mínimo mensal, que acaba impedindo muitos pequenos comerciantes de conseguir novas transportadoras.

Dicas para aprimorar o processo de seleção

Al√©m de observar os pontos citados anteriormente, existem alguns cuidados que podem ‚ÄĒ e devem ‚ÄĒ ser tomados ao iniciar um processo de sele√ß√£o para contratar transportadora. Veja nossas dicas:

1. Procure referências das empresas

Antes mesmo de iniciar as cota√ß√Ķes, procure saber quais s√£o as transportadoras mais usadas por outras empresas, de prefer√™ncia do mesmo ramo de atua√ß√£o. A princ√≠pio, isso ajuda a criar uma lista de fornecedores que conhecem as particularidades do seu nicho de mercado e conseguem entregar um atendimento de qualidade.

Veja se √© poss√≠vel entrar em contato com os gestores dessas empresas e solicite refer√™ncias sobre o servi√ßo que √© prestado por essas transportadoras. Al√©m disso, fa√ßa pesquisas na internet e busque as opini√Ķes que s√£o publicadas ‚ÄĒ tanto de quem contrata, quanto dos clientes finais (que percebem melhor o atendimento).

2. Veja como a empresa se comunica

Durante essa fase de contato e aproxima√ß√£o, perceba como √© o atendimento e se ele possui efici√™ncia. A demora em responder aos e-mails, retornar telefonemas e tirar d√ļvidas pode ser um grande sinal de problemas de qualidade no relacionamento.

Se a empresa já apresenta problemas na etapa em que deveria conquistar seu negócio como cliente, imagine como será depois que o negócio for garantido.

3. Analise os preços

A grande maioria dos gestores considera que o fator ‚Äúpre√ßo‚ÄĚ √© um dos mais importantes na hora de fechar uma negocia√ß√£o. Entretanto, ele n√£o deve ser considerado isoladamente, j√° que possui rela√ß√£o com a qualidade do servi√ßo.

√Č claro que nem sempre o maior pre√ßo √© sin√īnimo de excel√™ncia nas opera√ß√Ķes, da mesma forma que valores inferiores n√£o representam baixa qualidade. Entretanto, desconfie de fretes muito baratos e veja se a empresa consegue apresentar algum diferencial que justifique a cobran√ßa mais cara do que os concorrentes.

4. Verifique a composição da frota

Nem sempre esse aspecto entra na lista de fatores que precisam ser verificados durante a negocia√ß√£o. Contudo, ele √© fundamental para avaliar o cuidado que a empresa possui com a frota, principalmente o objetivo de contar com ve√≠culos mais novos ‚ÄĒ que est√£o menos propensos a apresentar problemas mec√Ęnicos e prejudicar o envio dos pedidos.

Sendo assim, o ideal √© verificar quantos ve√≠culos comp√Ķem a frota, qual √© a marca e modelo, o ano de fabrica√ß√£o, estado de conserva√ß√£o e quais s√£o as rotinas de manuten√ß√£o adotadas pela empresa.

5. Veja se a empresa possui certifica√ß√Ķes

A certificação é um processo pelo qual uma entidade verifica se a empresa em questão atende às normas técnicas requeridas. Para que ela seja alcançada, é necessário aplicar melhorias nos processos e passar por auditorias, até que se ateste que os requisitos são cumpridos.

Possuir uma certifica√ß√£o ‚ÄĒ como no caso da ISO 9001, por exemplo ‚ÄĒ n√£o √© sin√īnimo de qualidade e excel√™ncia nas opera√ß√Ķes, mas significa que o neg√≥cio est√° empenhado em aprimorar seus m√©todos de trabalho, alcan√ßar mais efici√™ncia e satisfazer as necessidades dos clientes.

Isso n√£o quer dizer que esse seja um requisito indispens√°vel para contratar transportadora, mas pode ser considerado um diferencial na hora de tomar a decis√£o.

6. Veja se a transportadora investe em tecnologia

Esse √© um ponto que precisa de aten√ß√£o. Investir em tecnologia √© um meio de modernizar as opera√ß√Ķes e fazer com que os processos sejam mais confi√°veis, √°geis e produtivos.

Vale lembrar que a adoção de sistemas de informação proporciona diversos benefícios como redução de custos, melhora na qualidade e segurança dos dados, redução de erros e necessidades de trabalhos, aumento da produtividade e ajuda na tomada de decisão, por exemplo.

Portanto, contratar transportadora que possui atividades automatizadas ajuda a garantir que os processos ser√£o mais organizados e que a troca de informa√ß√Ķes ser√° mais simples e r√°pida ‚ÄĒ fazendo com que o gestor acompanhe as opera√ß√Ķes em tempo real e consiga tomar decis√Ķes mais precisas e √°geis.

Por que esse cuidado para contratar transportadora é tão importante

Apesar de o transporte terceirizado ser um processo externo e a gestão não estar centralizada na sua empresa, é preciso acompanhar de perto o andamento das atividades e buscar garantir o melhor atendimento possível.

Isso é extremamente importante, já que é a transportadora que faz a ligação entre a sua empresa e o seu cliente final. Ou seja, mesmo que você garanta a qualidade dos seus processos, se o transporte não for bem planejado, pode causar a insatisfação dos consumidores e criar uma imagem negativa do seu negócio no mercado.

√Č por esse motivo que o planejamento de contrata√ß√Ķes √© fundamental e a elabora√ß√£o de requisitos m√≠nimos ajuda a garantir que os melhores fornecedores ser√£o contratados para atender o seu neg√≥cio.

Por que a variedade de fornecedores é essencial para uma gestão eficaz

A ideia por tr√°s de um mix n√£o √© ter o maior n√ļmero poss√≠vel de transportadoras como op√ß√£o ‚ÄĒ isso sobrecarregaria a log√≠stica da loja e seria quase imposs√≠vel de administrar, j√° que existem mais de 8 mil transportadoras no Brasil!.

O objetivo aqui √© alcan√ßar a otimiza√ß√£o. N√£o existe um n√ļmero perfeito de transportadoras que deve-se contratar para ter uma opera√ß√£o ideal. Isso varia muito de empresa para empresa e o correto √© sempre acompanhar de perto o desempenho de suas entregas (medindo o n√≠vel de qualidade do servi√ßo), nos valores cobrados e sempre de olho no mercado em busca de novas e melhores op√ß√Ķes.

Como a tecnologia pode se tornar uma grande aliada

Atualmente, existem softwares e consultorias que vieram para ajudar quem precisa enviar mercadorias, sejam pequenos e-commerces ou gigantes do mundo B2B. Tais empresas são capazes de gerir parte ou todo o processo, desde a escolha da melhor opção para compor seu mix (com o devido estudo de caso), até a gestão de todo processo de entrega: antes, durante e depois.

Esse processo passa pela otimização do custo de frete para cada entrega com o sistema de cotação, painéis para acompanhamento do desempenho e nível de qualidade das transportadoras, e até reconciliação de frete (verificação do cobrado pela transportadora e o calculado pela loja, em busca de divergências e seus motivos).

Em mercados cada vez mais competitivos, planejar e estruturar o processo de seleção é fundamental para garantir boas parcerias de negócio. Sendo assim, é preciso ter cuidado ao contratar transportadora, além da sensibilidade de entender quando é necessário trocar de fornecedor e ir em busca de um atendimento com maior qualidade.

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