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Os hábitos de consumo mudam com o tempo. E as empresas precisam se adequar a estes novos hábitos, adaptando tendências a seu modelo de negócios. Os consumidores estão presentes em canais físicos, lojas virtuais, televendas, redes sociais, etc. Eles são multicanais.

Quantas vezes você não pesquisou no Google qual era a loja mais próxima? Então qual era o horário de atendimento? Já ligou para saber se ela tinha disponibilidade? E na loja física, usou um totem para consultar o produto? Até para comprar?

Para atender essa nova linha de consumidores foi criado o conceito de Omnichannel. Quer aprender mais sobre este conceito e sua relação com a logística e a tecnologia? Confira o artigo que nós preparamos para você!

O que é Omnichannel?

O consumidor contemporâneo tem uma visão de integração. Ele não se importa com o canal em que é realizada a compra, e sim com sua experiência com a marca no geral. Assim, o Omnichannel é conceito do mercado de varejo que visa proporcionar a experiência de compra coerente e complementar em diversos canais. Seja na loja virtual ou física, o enfoque sempre é total à experiência do cliente.

Por exemplo, o cliente está na loja e se interessou por um modelo de casaco. Porém o estoque da loja física não tem a cor desejada. Pelo seu celular, o cliente acessa o site e finaliza sua compra.

O caso contrário seria o cliente na loja online, onde ele encontra um produto de seu interesse e o site fornece a disponibilidade na loja mais próxima. Desta forma, não há demora na entrega. Além disso, a marca consegue mais uma venda e conquista o consumidor.

Omnichannel, logística e tecnologia

Para que o Omnichannel se torne realidade num varejo, os principais investimentos devem ser feitos na logística e nas plataformas como ERP e Webstore.

No primeiro caso, geralmente há um estoque único que atende as vendas dos multicanais. Agora, se você tem multi lojas ou até múltiplos centros de distribuição que atendem as vendas, você deve integrar todos os canais. Assim, você sempre terá a visão consolidada. A integração mostra a situação real dos estoque para informar a disponibilidade correta em cada canal.

Ainda sobre a logística, também é muito importante que sejam feitos investimentos em parceiros confiáveis que ofereçam prazos e preços diferentes para atender o seu consumidor. Um sistema de rastreamento de pedidos, por exemplo, pode auxiliar na melhoria do nível de serviço.

Para garantir que a integração de todos esses canais possam proporcionar uma melhor experiência ao cliente, a tecnologia é indispensável. O Omnichannel se baseia no consumidor da era digital que é muito exigente em relação ao desempenho das plataformas que utiliza. Portanto, a navegação na loja virtual e os sistemas que a integram na loja física devem ser otimizados.

Além disso, o responsável por TI deve garantir a sincronização das informações em diversos canais. A usabilidade do site em diversos meios como celulares e desktops, a interligação entre todas as fontes de dados, a conexão das funcionalidades e outros fatores devem ser considerados para obter um bom resultado.

A implementação do conceito de Omnichannel conta com desafios e exige o alinhamento entre diversos setores. A logística e a tecnologia são de grande importância para que esses desafios sejam superados. Quando bem sucedidos, trazem grandes benefícios. O principal deles inclui a máxima de que o cliente está sempre em primeiro lugar e isso pode ser a chave para o sucesso de seu negócio.

Confira um resumo dos 8 benefícios do Omnichannel

  • Complementa o processo de decisão de compra;
  • Diminui a utilização de espaço físico;
  • Potencial aumento de vendas e de ofertas suplementares e complementares;
  • Diminuição de custos como por exemplo, estocagem;
  • Facilita as operações de logística reversa pós compra (troca de produtos);
  • Fornece conhecimento integral do comportamento do consumidor;
  • Melhora a experiência do cliente com a marca;

Agora que você entende melhor sobre Omnichannel, aprenda mais sobre a relação entre produtividade e logística!