Novidadesintelipost connection 2021

Em sua 3ª edição, o Intelipost Connection discutiu tecnologia, inovação na entrega do e-commerce e o desenvolvimento omnichannel no Brasil.

O Intelipost Connection, evento promovido pela Intelipost, empresa l√≠der em tecnologia inteligente para log√≠stica, desde a sua primeira edi√ß√£o, re√ļne anualmente grandes empresas dos setores de transporte, e-commerce, varejo, ind√ļstria e tecnologia. 

Este ano o evento contou com a presen√ßa de grandes marcas como Via Varejo, Ifood, Mercado Livre, Dafiti e reuniu mais de dois mil profissionais para falar de tecnologia e inova√ß√£o na log√≠stica, al√©m de apresentar as principais tend√™ncias globais para os setores de e-commerce, log√≠stica, tecnologia e varejo. 

Para abrir a edição do evento, o CEO Stefan Rehm falou sobre a grande aceleração da logística no e-commerce e apontou as 6 grandes mudanças para a logística nos próximos anos:

Intelipost Connection 2021
As 6 grandes mudanças para a logística.

Segundo o CEO, ‚Äúuma op√ß√£o de entrega mais barata e uma op√ß√£o mais expressa √© o padr√£o para o mercado, pois gera conveni√™ncia para o consumidor‚ÄĚ. E complementa:

‚ÄúA grande acelera√ß√£o da log√≠stica do e-commerce √© tamb√©m uma avalia√ß√£o qualitativa dos processos, das a√ß√Ķes que foram tomadas e, principalmente das inova√ß√Ķes que n√≥s fizemos cinco anos em um na log√≠stica do e-commerce.‚ÄĚ

Intelipost Connection 2021
Stefan Rehm abriu o Intelipost Connection 2021.

De acordo com Stefan, mesmo com os impactos em diversos setores, era estimado que o e-commerce realizasse 210 milh√Ķes de entregas em 2020, mas na pr√°tica, registrando uma expans√£o de 67% em compara√ß√£o com 2019, foram entregues mais de 300 milh√Ķes de pacotes.

E-commerce na China e omnichannel

Apresentando as tend√™ncias do omnichannel da China, Alexander Kremer, ex-diretor de Omnichannel da JD.com, compartilhou seus aprendizados, dando destaque para a produ√ß√£o de conte√ļdos para intera√ß√£o social no processo de decis√£o de compra, impulsionada pelos novos modelos de e-commerces que est√£o surgindo. Segundo ele, ‚Äúalgo que come√ßou a tomar forma em 2017 foram os feeds personalizados, com as plataformas de e-commerce alterando a visualiza√ß√£o do feed de acordo com os consumidores. Vemos cada vez mais conte√ļdos sendo produzidos pelas marcas  com o apoio de influenciadores‚ÄĚ

Intelipost Connection 2021
Alexander Kremer apresentou um panorama do e-commerce da China.

Ele também observa que grandes players do offline estão se unindo aos players online, e que essa colaboração ajudou bastante na sobrevivência de muitas lojas. Segundo ele, juntos, o online e o offline estão trabalhando para mostrar produtos com qualidade. E completa:

 ‚ÄúEm 5 anos, tudo vai estar vinculado entre o online e offline. As lojas offline est√£o se remodelando, dando outro papel para o espa√ßo f√≠sico. Vai ser muito dif√≠cil distinguir o online do offline. Isso √© o que eu acredito.‚ÄĚ

O evento tamb√©m contou com uma trilha paralela de conte√ļdos pr√©-gravados com a participa√ß√£o de especialistas dos times de Produtos e Intelig√™ncia de dados da Intelipost, al√©m de empresas como Mercado Livre, AWS, C&A, Fedex e Braspress e dos parceiros da AgileProcess e Anymarket. 

Nela, os espectadores puderam acompanhar como a intelig√™ncia de dados est√° transformando as opera√ß√Ķes de varejistas e
e-commerces, tend√™ncias para a log√≠stica de entregas nos marketplaces, oportunidades do e-commerce nacional e internacional, al√©m do lan√ßamento oficial das novas solu√ß√Ķes da Intelipost em primeira m√£o.

O desafio da logística de marketplaces

Beatriz Christofoleti, da Anymarket, lembrou das transforma√ß√Ķes no comportamento do consumidor desde o in√≠cio da pandemia, ressaltando como esses consumidores j√° aderiram e devem permanecer no online, exigindo cada vez mais da experi√™ncia de compra oferecida pelas marcas, o que gerou uma necessidade  de novos aprendizados em estrat√©gias de vendas. Segundo ela, ‚Äúo principal desafio do seller √© entender as regras de neg√≥cio de cada canal, principalmente com o surgimento de novos modelos de neg√≥cio em marketplaces. √Č preciso entender o canal que faz sentido para o seu neg√≥cio, mais do que estar presente em todos os canais‚ÄĚ.

Sobre os desafios para os marketplaces, Andr√© Santos, do Mercado Livre, comenta que ‚ÄĚO vendedor precisa entender como escalar da melhor maneira. √Č necess√°rio ter as integra√ß√Ķes corretas. Quando agrega-se tecnologia e escalabilidade h√° um conhecimento melhor do ecossistema‚ÄĚ, o que garante uma melhor gest√£o e visibilidade da opera√ß√£o log√≠stica.

Inteligência de dados para a melhor experiência de entrega

Para falar sobre como a ci√™ncia de dados est√° mudando as opera√ß√Ķes de varejistas e e-commerces, o Intelipost Connection contou tamb√©m com a presen√ßa de Renato da Paz, da AWS e do Bruno Woth, Data Intelligence Manager da Intelipost. 

Segundo Renato, quando o assunto √© o futuro da Intelig√™ncia de dados no varejo e e-commerce, ele observa: ‚ÄúA gente tem visto que muitos varejistas hoje est√£o fazendo trocas de sistemas de ERP hoje. Cada vez mais os dados s√£o digitalizados, com um maior armazenamento de dados. Por√©m, muitas empresas apresentam dificuldades para extrair informa√ß√Ķes a partir desses dados armazenados‚ÄĚ

Para ele, ‚Äúas empresas j√° entenderam que os dados s√£o um diferencial competitivo e estrat√©gico.‚ÄĚ Para os especialistas, analytics √© uma abordagem muito estrat√©gica e ganhar√° cada vez mais import√Ęncia nos pr√≥ximos anos.

Em se tratando dos primeiros passos para conseguir gerar valor a partir da an√°lise de dados, Renato complementa: ‚ÄúO ponto mais importante √© perceber que analytics est√° muito relacionado ao neg√≥cio, saber que tipo de decis√£o eu preciso tomar e qual tipo de dado eu preciso para tom√°-las‚ÄĚ.

A realidade do omnichannel no Brasil

Dando sequ√™ncia ao evento, Mauro Friedrich, Diretor de Log√≠stica na Arezzo, falou sobre a realidade do omnichannel no Brasil, e ressaltou a import√Ęncia de boas integra√ß√Ķes para um bom processo de omnichannel. Al√©m isso, em se tratando de prazos, afirma que next day e same day s√£o os novos ‚Äúmantras‚ÄĚ para as opera√ß√Ķes log√≠sticas. Para ele,  ‚ÄúAdequar o custo correto √© a ess√™ncia para uma entrega r√°pida, mas isso n√£o √© simples‚ÄĚ.

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Mauro Friedrich tratou da realidade do omnichannel no Brasil.

No painel ‚ÄúO futuro da log√≠stica: o que esperar da experi√™ncia de entrega em um mundo p√≥s-covid?‚ÄĚ que teve a participa√ß√£o do COO da Intelipost Gabriel Drummond, Raquel Albernaz do iFood e Herszenhorn da Loggi, trouxe um debate sobre os desafios das entregas para os pr√≥ximos anos, principalmente por conta do aumento da demanda associado ao contexto de pandemia global que estamos vivendo. 

Para os especialistas, trabalhar com alta volatilidade e sem impactar a experi√™ncia do cliente ser√° fundamental, al√©m de ‚Äúum olhar mais sens√≠vel para quem est√° na rua realizando as entregas‚ÄĚ, complementa Raquel.

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Ifood, Loggi e Intelipost discutem o futuro das entregas last mile.

PUDOs e Hubs: tend√™ncias para simplificar as entregas 

Outro ponto de aten√ß√£o, o surgimento de Hubs log√≠sticos como forte tend√™ncia como solu√ß√Ķes de entregas, bem como refor√ßos na comunica√ß√£o com quem est√° no dia a dia operando as bases por meio da utiliza√ß√£o de identifica√ß√£o de voz e melhor visibilidade, al√©m dos protocolos de seguran√ßa para todos os envolvidos. ‚ÄúHoje, as opera√ß√Ķes est√£o prontas e com muito mais valor, dada a situa√ß√£o mais cr√≠tica que estamos nesse momento‚ÄĚ, concluiu Ariel.

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Pegaki e Total Express comentam a digitalização no setor de transporte.

Abrindo a agenda do segundo bloco do evento, Daniel Frantz da Pegaki e Eduardo Peixoto da Total Express comentam como o cen√°rio de transportes est√° se reinventando com o digital.  Entre os assuntos tratados, a utiliza√ß√£o de PUDOs como uma das grandes apostas para a solu√ß√£o das entregas. Isso porque, segundo os palestrantes, a estrat√©gia agrega valor √†s opera√ß√Ķes, seja pela maior flexibilidade na localiza√ß√£o da entrega, facilidade no processo de reversa e at√© mesmo quest√Ķes de seguran√ßa e atualiza√ß√£o dos status de entrega, o que gera redu√ß√£o de custos operacionais (como roubos de cargas e insucesso na entrega), aumento da convers√£o e melhorias na experi√™ncia dos consumidores, al√©m do custo de coleta, que pode ser at√© cinco vezes mais barata do que a coleta convencional.

Inovação, logística e os impactos na experiência do consumidor

O painel ‚ÄúLog√≠stica como aliada na experi√™ncia do consumidor‚ÄĚ teve a presen√ßa de Ana Rosa, Diretora de CX da Intelipost, Eduardo Fullen, da B2W, Gustavo Bello, da Dafiti e Gustavo Kornitz FedEx, trazendo insights de mercado e tend√™ncias para o setor, al√©m de tratar como tem sido esse processo de reinven√ß√£o com o uso de tecnologias inteligentes.

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B2W, Dafiti e Fedex discutem as principais tendências para o setor.

Para falar sobre inovação e o papel das startups na transformação do cenário da logística, Pierre Jacquin, Chief Growth Officer da Intelipost conversa com Fabíola Paes, CEO da Neomode, Guilherme Massa CEO da Liga Ventures e Felipe Trevisan, CEO da Vuxx.

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Neomode, Liga Ventures e Vuxx apontam falam sobre inova√ß√Ķes.

E para finalizar a terceira edição do Intelipost Connection, Fernando Gasparini, Diretor de Logística na Via Varejo S/A apresentou o modelo Last mile da empresa, além de apresentar outros insights sobre a transformação da logística no varejo brasileiro.

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Fernando Gasparini comenta a transformação da logística no varejo brasileiro

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