Intelipost

Como a roteirização ajuda a reduzir a ociosidade da frota

Publicado em
por:
roteirizacao-ociosidade-da-frota

Reduzir a ociosidade da frota é um dos principais desafios de transportadoras e outras empresas que trabalham com frota própria. Afinal, viagens com caminhões vazios e veículos parados ou operando com baixa produtividade aumentam os custos e despesas da sua empresa e, consequentemente, contribuem para a diminuição do lucro e da competitividade do seu negócio no mercado.

Ter rotas estratégicas e otimizadas é um dos pontos chave para minimizar o problema da ociosidade e garantir que o processo logístico seja mais eficiente. Para isso, o uso de um roteirizador de entregas permite que você realize o cálculo correto das rotas e trace itinerários em que os veículos passam mais tempo cheios do que vazios, por exemplo.

Além da ociosidade, a roteirização feita de forma adequada leva a entrega de rotas mais eficientes e, assim, diminui as distâncias percorridas. A rota ideal é entregue aos motoristas, agregando redução de custos e de tempo ao direcionar o motorista para a rota mais segura e econômica.

Mas para obter resultados consistentes em seu negócio, é crucial que a roteirização seja parte de um planejamento estratégico bem estruturado das ações. Sendo assim, é preciso:

  • Mapear a situação atual, identificando quais são as rotas que apresentam mais problemas, quais são os veículos com menor produtividade ou que geram mais gastos com manutenção e combustível. A partir desse levantamento será possível identificar quais são os gargalos do processo de distribuição.
  • Calcular todos os custos da operação logística do transporte, tais como manutenção da frota, consumo de combustível, contratação de funcionários, entre outros.
  • Melhorar a comunicação com a área de vendas para garantir que as informações sobre o volume de vendas e, consequentemente, de entregas sejam repassadas de forma mais rápida e precisa. Afinal, ao conhecer a demanda de pedidos fica mais fácil calcular o trabalho e os recursos necessários na área de transporte.
  • Reavaliar os prazos de entrega também ajuda a reduzir os problemas de ociosidade da frota. Prazos mais condizentes com a demanda de pedidos e com as particularidades dos seus clientes ajudam a impedir que os veículos circulem com uma carga muito abaixo do ideal.
  • Avaliar quais partes do processo podem ser automatizadas em busca da redução de custos, otimização da frota e redução de trabalho manual.

Uma das principais economias que a roteirização entrega é em relação à frota. Muitas vezes a empresa compra veículos sem pensar, sem fazer os cálculos para saber se é realmente necessário. Mas a roteirização pode mostrar que no lugar de 30 caminhões, a empresa poderia reduzir a frota para 28 caminhões, economizando recursos e fazendo mais com menos. 

Os benefícios de um roteirizador para redução da ociosidade da frota

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância da tecnologia para o transporte de cargas. E no caso da roteirização, o apoio dessas ferramentas é fundamental para garantir mais controle sobre cada aspecto do processo de transporte. Além de otimizar fatores que vão impactar – e muito – na eficiência e também nos custos de distribuição.

Algumas das melhorias possíveis são: a realização de entregas no caminho de volta ao centro de distribuição, a estruturação da logística reversa, o melhor aproveitamento das janelas de entrega, além da possibilidade de evitar horários de pico no trânsito, definir rotas mais seguras e vias com melhores condições.

Os benefícios surgem também quando a empresa precisa realizar rotas de mais de um dia, que possuem características diferentes e necessitam de estratégias que condizem com cada necessidade. É nesse momento que entra a roteirização, um bom planejamento das rotas capaz de otimizar a frota e mostrar se é necessário ou não fazer rotas de mais de um dia. 

Além disso, quando o transporte passa por problemas de ociosidade da frota, é comum que o aumento de gastos acabe sendo repassado ao cliente. Nesse caso, o uso de rotas eficientes também beneficia a relação da sua empresa com o consumidor final e, claro, a reputação da sua marca. Afinal, ao operar com uma frota otimizada e sem problemas de ociosidade você consegue prestar um serviço mais ágil e eficiente – e ainda lucrar mais – sem que seu cliente precise pagar mais por isso.

Ou seja, além da redução de custos e do aumento de eficiência nas operações do dia-a-dia, ao minimizar o problema da ociosidade da frota por meio de rotas mais eficientes e estratégicas, sua empresa também consegue alcançar resultados mais duradouros, como maior vantagem competitiva no mercado.

E uma das principais características da roteirização é apresentar ao transportador o desempenho do motorista, ou seja, qual motorista é mais produtivo e está trazendo mais resultados e qual está mais ocioso. Com esse relatório em mãos, é possível realizar treinamentos para alinhar a equipe ou até mesmo reorganizar os colaboradores. 

A roteirização é uma ferramenta que possibilita muitos benefícios para a operação logística. Confira o Guia completo sobre roteirização >>

Como escolher um roteirizador?

Avaliar as demandas e as especificidades do seu negócio é fundamental na hora de escolher o roteirizador mais adequado para sua empresa. Além disso, para garantir que todas as etapas do processo logístico sejam beneficiadas, é importante considerar a integração do roteirizador com outras ferramentas e recursos necessários para a operação de transporte.

No caso da AgileProcess, empresa do Grupo Intelipost, por exemplo, o roteirizador de entregas e coletas está interligado às outras soluções que a ferramenta oferece: acompanhamento por GPS, alerta por SMS, comprovação de entregas, painel de indicadores,  o que torna o processo logístico mais eficiente do início ao fim.

Quer saber mais sobre o nosso roteirizador e como ele beneficia a logística da sua empresa? Converse com a gente.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades