Logísticatecnologia no transporte de cargas
A movimentação e distribuição de materiais é uma atividade muito importante para o funcionamento da sociedade e dos negócios. Por meio dessa prática, diversos bens podem circular entre pessoas e empresas. Como no Brasil essa operação é essencialmente realizada pelo modal rodoviário, a história e evolução da tecnologia no transporte de cargas é uma peça fundamental para a economia do país.

Para ter uma gestão estratégica e eficiente do transporte, é preciso revisitar o passado e investigar a fundo o panorama atual e as tendências futuras para saber como aprimorar esse serviço e manter a competitividade.

Panorama histórico sobre o transporte no Brasil

No início da colonização brasileira, o transporte de mercadorias se concentrava basicamente nas áreas litorâneas. Sendo assim, o modal marítimo era o mais usado, enquanto no continente a circulação era feita por animais e meios de transporte por tração.

Explorar o interior do país foi um processo mais lento e ganhou espaço em meados do século XIX, impulsionado pelo plantio do café e a construção das primeiras ferrovias e estradas. O sucesso da cultura do café fez com que o país realmente começasse a expandir sua rede de distribuição, para otimizar o escoamento da produção.

O desenvolvimento do sistema de transporte rodoviário

Historicamente, a malha rodoviária se estruturou mais para frente, no século XX. O Brasil começou a produzir seus primeiros automóveis em 1920. Contudo, um dos aspectos mais decisivos a favor do transporte rodoviário foi a política de interiorização no governo do presidente Juscelino Kubitschek.

No projeto, a capital foi deslocada do litoral para o centro, em Brasília, com o intuito de interconectar todas as regiões e construir um amplo sistema de vias para promover a distribuição. Hoje, o Brasil possui uma das maiores redes de estradas no mundo, com mais de 1.600.000 quilômetros.

A importância da tecnologia na evolução do transporte de cargas

Com o crescimento da infraestrutura de estradas, a tecnologia no transporte de cargas favoreceu um salto evolutivo nessa atividade. De um lado, vemos o aprimoramento dos veículos. Atualmente, existem caminhões de diversos tipos, levando em conta a necessidade do frete e a natureza da carga — por exemplo, automóveis refrigerados.

Além disso, avanços tecnológicos permitem que o transporte de mercadorias seja mais rápido, eficaz e seguro. Com o GPS, é possível rastrear veículos e traçar rotas com maior precisão. Sistemas de gestão também possibilitam que gestores tenham mais visibilidade e controle do fluxo das entregas, elevando o nível do serviço prestado aos clientes.

Usos de tecnologia no transporte de cargas

Inovar no transporte de cargas é crucial para que a cadeia de suprimentos seja mais inteligente e produtiva, rendendo bons resultados para o negócio e para a experiência do cliente. Dentre as principais tecnologias aplicadas à logística, destacamos o uso de:

  • identificadores por radiofrequência: trata-se de uma tecnologia que desenvolve um chip que, quando afixado a um produto, permite que ele seja localizado e monitorado em qualquer lugar, mesmo estando em movimento;
  • Sistema de Gestão de Transportes (TMS): um software usado para otimizar a atividade de transporte como um todo. Planejamento de Rotas, gestão de fluxo informações e cálculo de frete são algumas de suas funcionalidades;
  • sistemas de roteirização e criação de mapas inteligentes: uma importante tecnologia no transporte de cargas, possibilita que gestores planejem rotas de acordo com a distância, prazos, volume de entregas e outros critérios essenciais para o negócio;
  • monitoramento de carga via mobile: são aplicativos que viabilizam o acompanhamento de um veículo e de uma entrega, em tempo real, fornecendo informação sobre o status da remessa tanto para o gestor quanto para o cliente.

Para impulsionar um negócio e tornar a logística mais flexível e eficiente, todo gestor deve estar informado sobre as tendências de tecnologia no transporte de cargas. Integrar processos da cadeia e apostar em sistemas que aumentam a visibilidade, a precisão e o controle são ações que contribuem diretamente para a produtividade, para a melhora nos resultados e, sobretudo, para a satisfação do cliente final.

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