A otimização da operação logística com tecnologias inteligentes contribui para a inovação dos processos, ao deixar as etapas mais simples e eficientes. O uso de inteligência de dados permite que a operação estabeleça prazos mais realistas para o consumidor, diversifique as opções de entrega e mantenha o cliente informado em tempo real.
O papel da logística é vital na cadeia de suprimentos, por afetar diretamente a satisfação do cliente e a rentabilidade das empresas. A inteligência de dados na logística permite que as empresas coletem, analisem e utilizem informações em tempo real para tomar decisões mais informadas para otimizar seus processos.
Esse é o tema do nono vídeo da websérie Tecnologia para a entrega perfeita, em que Leticia Latsch, Group Product Manager da Pagbank e Ana Blanco, Vice-Presidente na DHL Supply Chain, compartilham suas perspectivas e insights sobre o assunto.
Questionada sobre os benefícios da inteligência de dados para a logística e como ela tem melhorado a eficiência das operações, Letícia destacou os 3 pilares fundamentais para que a operação consiga ser mais ou menos eficiente: custo, prazo e qualidade.
“Quando a gente fala de análise de dados, conseguimos olhar para mercado, olhar para nossos clientes, para as tendências e combinar esses três pilares de forma bem eficiente. Isso faz com que o frete deixe de ser uma linha de custo e passe a ser uma vantagem competitiva, um diferencial. Então, a análise de dados nos ajuda nesse quesito, a ter um domínio maior da nossa operação, combinar informações e tendências e oferecer um produto mais competitivo, como um benefício para o cliente final e o vendedor”, completa a executiva.
Assista ao bate papo completo sobre Otimização da Operação Logística através da Inteligência de Dados:
Seguindo no assunto frete e tecnologia, aproveite para conferir também como a Coffee ++ economiza R$ 20 mil com frete utilizando a Intelipost.