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Como a Connect Parts reduziu 15% do abandono de carrinho com a solução da Intelipost

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O mercado de ecommerce no segmento de peças e acessórios automotivos cresceu 25,2% em 2021 em relação ao ano anterior, chegando a R$ 158,1 bilhões de faturamento. A perspectiva para os próximos anos é de seguir com esse crescimento, principalmente pelo constante aumento no valor dos carros novos e a maior procura por seminovos e usados, o que aumenta a demanda por manutenção.

Com isso, tem se tornado fundamental intensificar as ferramentas para conseguir atender essa demanda do mercado e entregar uma experiência satisfatória para os consumidores. Ao encontrar essa necessidade, a Connect Parts, marketplace de peças e acessórios automotivos, apostou na tecnologia inteligente da Intelipost para automatizar os processos relacionados ao frete e conseguiu um aumento de conversão no carrinho de 15%.

Sobre a Connect Parts

A Connect Parts é a maior loja virtual no segmento de peças e acessórios automotivos da América Latina. Com 16 anos de história, atualmente o site recebe 4,5 milhões de acessos mensais, distribuídos entre mais de 2,1 milhões de visitantes.

A empresa iniciou a sua estratégia vendendo seus produtos dentro de outras plataformas, antes de se tornar um e-commerce. Hoje, a Connect Parts atua também no modelo de marketplace, como uma plataforma para vendedores parceiros oferecerem produtos para venda no site da Connect Parts. Já são mais de 100 mil itens disponíveis no catálogo.

Os desafios para obter uma boa oferta de frete

Para oferecer um valor de frete ao consumidor final de maneira justa, é preciso realizar um cálculo assertivo, já que o resultado está relacionado a diversos fatores que influenciam o valor da entrega, como taxas de restrição, pedágios e taxas de permanência de carga, para citar alguns. Mas não basta apenas saber os cálculos, é preciso ter os resultados em um tempo muito curto, o que inviabiliza que isso seja feito manualmente de forma eficaz. 

As informações necessárias para realizar uma cotação são coletadas da tabela de frete, onde encontram-se as informações relacionadas a preço, abrangência e os prazos combinados entre transportadoras e embarcadores. Foi nesse contexto que a Connect Parts conheceu a ferramenta de cotação de frete automatizada da Intelipost.

Sobre a Parceria da Connect Parts e Intelipost

Em 2017, a Connect Parts sentiu a necessidade de automatizar os processos de cotação e regras de frete para ganhar agilidade no dia a dia. Por ser realizado manualmente, os processos eram lentos e ainda estavam sujeitos a falhas, o que poderia trazer prejuízos para toda a empresa. 

Gerenciar as tabelas de frete por meio de um sistema de gestão de transporte garante um retorno das opções de frete instantâneo e assertivo, resultando em melhorias de até 25% na taxa de conversão. 

“Temos um excelente ganho pensando na assertividade do valor cobrado pelo frete, uma vez que a ferramenta analisa todas as generalidades que compõem o seu respectivo valor, garantindo assim uma maior acuracidade em relação ao valor cobrado do cliente e ao pago às transportadoras. Também destaco um ganho muito grande no relacionamento com as transportadoras, pois recebemos o EDI com todas as ocorrências e vemos de forma compilada a performance de cada uma, bem como a atualização dos status dos pedidos em tempo real.”

Jaqueline Nacati, Gerente de Marketplace Out na Connect Parts

Sobre o projeto

O cálculo de frete Intelipost é feito por meio de integrações com diferentes sistemas: plataformas de e-commerce, marketplaces, OMS ou HUBs. Sempre que há um novo projeto, há também o que chamamos de análise técnica ou viabilidade.

Assim, o sistema da Connect Parts fica responsável por enviar ao TMS Intelipost o CEP de origem, o CEP destino, as dimensões e peso da carga – o fator de cubagem de todos os pedidos realizados na plataforma. Com a implantação da ferramenta, toda a gestão de regras é feita automaticamente. 

O TMS Intelipost, por meio de uma API, realiza o cálculo de frete em menos de 20 milissegundos, devolvendo rapidamente para a Connect Parts e para o consumidor final as informações contendo as opções de transportadoras, as modalidades, os preços e os prazos, tudo isso de acordo com regras personalizadas e previamente gerenciadas e cadastradas.

Além disso, as informações sobre cotação de frete não são retidas apenas no setor de transporte, pois a ferramenta permite compartilhar com diversos setores da Connect Parts o acesso aos dados de forma rápida e simples.

“Hoje a ferramenta da Intelipost faz a parte da gestão de regras [de frete] e todas as necessidades da operação nós conseguimos fazer. Todas as regras que outros setores nos passam, nós conseguimos fazer exatamente. No dia a dia, isso ajuda bastante na operação”. 

Gerson Batista, Supervisor de transportes na Connect Parts

Resultados obtidos

Ao  analisar os resultados dos anos de parceria com a Intelipost, a Connect Parts avaliou uma redução de cerca de 30% nos chamados relacionados a acompanhamento das entregas. Esse fator está diretamente relacionado com a satisfação e experiência do cliente, que agora possui mais visibilidade sobre as atualizações de seus pedidos. 

Nesse período, o número de pedidos no e-commerce aumentou por volta de 15%, com o crescimento do ticket médio em 20%. Além disso, a taxa de abandono de carrinho caiu cerca de 15%, uma vez que a empresa apresenta um número maior de opções de frete para o consumidor em menos tempo. 

Para o futuro, a empresa pretende tornar os processos relacionados ao frete ainda mais automatizados, eficientes e seguros, tanto para a Connect Parts quanto para o transportador e o cliente final. 

Fazer a gestão dos fretes em um e-commerce com um grande volume de pedidos pode ser uma tarefa desafiadora. Mas com os processos alinhados e as ferramentas ideais auxiliando na automatização, é possível encontrar resultados positivos em pouco tempo de implantação e criar laços para uma parceria duradoura. 

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