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Cyber Monday no Brasil: vale a pena investir nessa data?

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Ações especiais são excelentes para alavancar as vendas e movimentar o estoque. A Black Friday já é a maior data sazonal para as varejistas e altamente praticada no Brasil, mas ela também dá origem a outra: a Cyber Monday. Você já ouviu falar dessa campanha? Também criada nos EUA, a proposta dela é promover boas ofertas, porém, exclusivamente no ambiente online, focada em determinadas categorias de produtos.

Ela chegou no Brasil em 2012 e desde então proporciona boas oportunidades às lojas virtuais. Com uma estratégia adequada é possível ter ótimos resultados, e aqui nós explicamos como os e-commerces aproveitam essa data da melhor forma.

As origens da Cyber Monday

A Cyber Monday é uma campanha que acontece sempre em uma segunda-feira após o Dia de Ação de Graças (uma quinta-feira), importante data do calendário americano, e também logo após a Black Friday (uma sexta-feira). A data foi estabelecida em 2005 pela Federação Nacional de Comércio dos EUA.

A proposta era queimar o estoque restante da Black Friday e, naturalmente, alavancar as vendas de fim de ano. Entretanto, a Cyber Monday surgiu com duas características bem particulares: o foco no comércio de eletrônicos e as vendas acontecendo apenas no e-commerce. Esses dois fatores ajudam a justificar o nome da data e a promover uma campanha arrebatadora.

No Brasil, as ações de Cyber Monday aconteceram pela primeira vez em 2012 e os resultados têm se mostrado interessantes. Esse ano, a data também gerou movimentações nas vendas, porém, no Brasil, ela é bastante ofuscada pela Black Friday, e por isso, vemos as campanhas menores.

Entenda se vale a pena investir na campanha

Em 2021, houveram descontos promocionais na Cyber Monday de até 70%. Essas boas oportunidades servem de chamariz aos consumidores e, para as empresas, é a chance de ter um volume de vendas relevante, dar um gás nas vendas de fim de ano e também renovar aquele estoque parado.

O segundo semestre pode ser muito proveitoso para os e-commerces que preparam as suas operações para além da Black Friday. A primeira data, inclusive, nem sempre é suficiente para vender todo o estoque. Nesse contexto, a Cyber Monday surge como uma boa oportunidade, alcançando boas margens de lucro.

Outra ótima oportunidade é a de fortalecer indicadores que representam ganhos. As campanhas de fim de ano ajudam a aumentar o tíquete médio da empresa, o que representa uma ótima conquista no segundo semestre do ano. Diante dessas possibilidades fica claro que a Cyber Monday é uma ação com grande potencial de vendas. Entretanto, sua empresa está pronta para ela?

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Veja algumas boas dicas de estratégias para
a Cyber Monday

Aderir à Cyber Monday é uma ótima ideia, mas seu negócio online precisa se preparar adequadamente. Desde a logística até a divulgação, tudo precisa estar devidamente alinhado de maneira estratégica. Não é simplesmente vender, é preciso oferecer boas condições de compra e uma experiência satisfatória ao público.

A seguir, veja algumas dicas indispensáveis para conseguir boas vendas e resultados satisfatórios na Cyber Monday.

Faça uma segmentação dos produtos

Essa campanha, conforme você viu, tem foco em eletrônicos, ainda que nos EUA ela já esteja mais ampla. Entretanto, segmentá-la pode chamar mais atenção de públicos específicos, gerando ainda mais vendas. Que tal seguir à risca as origens e focar nessa área? Claro, se seu e-commerce já vender esse tipo de produto.

Smartphones, computadores, games e produtos de informática no geral costumam ter uma ótima saída. O Brasil está entre os 5 maiores países consumidores de eletrônicos no mundo. Bons descontos podem ajudar sua empresa a se favorecer desse perfil de compra do país.

Confira e gerencie o seu estoque

Para atender a alta demanda de pedidos é importante ter um estoque reforçado. A preparação é fundamental e deve ser feita antecipadamente. Entenda sua capacidade de oferta antes mesmo de começar a divulgar a campanha da Cyber Monday.

Aos e-commerces, é sempre importante ter um estoque compatível com o tamanho do público. Cumprir com isso melhora a avaliação do consumidor e, naturalmente, proporciona um número de vendas muito mais satisfatório.

Ofereça promoções semelhantes ou superiores às da Black Friday

Os e-commerces precisam ter sempre os preços do Black Friday como parâmetro. Os consumidores têm essa visão e vão procurar por ofertas que sejam competitivas à data anterior. Se sua loja consegue entregar isso, as chances de boas vendas crescem consideravelmente.

As ofertas precisam ser semelhantes ou até melhores que a da Black Friday. Planeje a Cyber Monday, já que assim é a melhor forma de ter preços competitivos e atrativos. Lembre-se também que ele funciona como uma oportunidade de queima de estoque, ou seja, pode ser necessário abaixar ainda mais os valores dos produtos.

Disponibilize bons prazos de entrega

O alto volume de compras na Black Friday costuma gerar problemas nas entregas, desde atrasos até mesmo extravios. As chances de isso acontecer na Cyber Monday existem, claro, mas só vão acontecer se a sua loja não se planejar adequadamente. É importante definir uma estratégia logística que capacite seu e-commerce a trabalhar com condições interessantes.

O primeiro passo é entender que os prazos não poderão ser os mesmos que em períodos normais. Tendo isso em vista, trace uma estratégia para ser o mais eficiente possível. Assim, apesar de mais dias, o produto chegará dentro de um período justo e adequado, considerando a demanda da Cyber Monday.

Ofereça vantagens para quem comprou na Black Friday

Se a sua empresa aderir à Black Friday, certamente vai perceber um alto nível de abandono de carrinho. Na maioria das vezes, se tratando desse período, esse indicador aumenta por conta dos impulsos causados pelos preços interessantes. Porém, essa situação gera boas oportunidades a serem aproveitadas na Cyber Monday.

As ações de remarketing são uma ótima estratégia. Elas podem levar ofertas a quem abandonou os produtos, mas com preços ainda melhores. Os clientes da Black Friday também são bons alvos. Para quem comprou, ofereça condições interessantes, como descontos ainda maiores do que as ações normais da Cyber Monday.

Direcione produtos para marketplaces

Os marketplaces estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Aproveitar a visibilidade de grandes varejistas online é uma ótima chance de potencializar suas vendas. Você atende públicos variados, ainda que eles nem mesmo conheçam sua loja.

Esse tipo de negócio conta com uma oferta variada de produtos, com segmentação ampla e que é capaz de atingir clientes de diferentes nichos. Considere direcionar suas ofertas de Cyber Monday nessas plataformas, já que são grandes as chances de obter bons resultados nas vendas.

Depois dessa leitura ficou mais fácil entender como o seu e-commerce pode aproveitar as chances de aumentar as vendas no segundo semestre. Siga essas dicas e crie campanhas incríveis para potencializar as vendas nos próximos anos!.

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