Intelipost

Quais as etapas da cotação de frete e como otimizar esse processo?

Publicado em
por:

O frete consiste no maior desafio das empresas de e-commerce. Isso porque ele pode tanto atrair clientes quanto afastá-los. Não à toa, a taxa de abandono de carrinho no mundo em 2022 foi de 71,3% (dados Statista), sendo o frete e a entrega os principais fatores que influenciam o consumidor na hora do checkout.

Dessa maneira, é preciso ressaltar que o mercado oferece diversas formas de otimizar a cotação de frete, assim seu estabelecimento consegue disponibilizar as melhores condições para os clientes.

O cálculo do frete consiste em uma tarefa complexa, uma vez que é preciso levar em consideração vários fatores para chegar a um bom valor. Continue a leitura e saiba quais são as etapas de cotação de frete e como deixar esse processo mais otimizado!

Quais os principais desafios para fazer a cotação de frete?

O maior desafio das lojas é conseguir um valor de frete acessível e um bom prazo de entrega, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e não querem pagar um valor muito elevado. Mas diversos aspectos influenciam no valor final, como taxas e tributações.

Por essa razão, é primordial conhecer todos os fatores capazes de afetar a composição do frete, só assim o gestor pode determinar um preço que não vai interferir no posicionamento da empresa no mercado.

Quais as etapas envolvidas na cotação de frete?

Para realizar uma cotação eficiente, é válido saber todas as etapas que envolvem o processo de envio. Por essa razão, é necessário identificar o perfil da carga, entender o modelo de negócio, saber a necessidade de ajudantes, projetar o tempo de espera, analisar o local e se existe a necessidade de agendar a entrega.

Sendo assim, saiba que todos esses dados são primordiais para o direcionamento da operação e para a boa realização do serviço dos colaboradores. A partir disso, é possível fazer o cálculo do frete de maneira mais assertiva.

Quais os fatores a serem levados em consideração ao realizar o cálculo?

Diversos são os fatores que interferem no cálculo do frete. É essencial que você conheça todos eles para que sua empresa consiga se destacar no mercado e oferecer as melhores oportunidades para os consumidores. Confira!

Peso

Normalmente, o valor do frete de uma encomenda com peso mais elevado e que ocupa um espaço maior é mais alto, isso independe do percurso feito. Isso ocorre porque essa situação pode ocasionar mais desgaste no transporte a ser usado, além de necessitar de um tempo para o carregamento.

Tipo de carga

As empresas precisam calcular seu frete de acordo com a mercadoria transportada, já que não é possível realizar uma comparação das particularidades e custos que envolvem cada envio.

Além do mais, há alguns aspectos que necessitam de mais cuidados, como a conservação da temperatura e as embalagens específicas. Tudo isso deve ser levado em conta no momento da cotação do frete.

Impostos

Os impostos não devem ser deixados de lado durante o cálculo. É fundamental que você leve em consideração o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS).

Esses impostos são fixos, mas podem ser cobradas outras taxas, isso vai depender do local, da transportadora e dos pedágios. É essencial que você fique por dentro de todas essas despesas, para realizar o cálculo corretamente. Assim, sua empresa e o cliente ganharão.

Outras cobranças

Outros fatores podem ser inseridos no valor final de envio, sendo que ele vai depender da transportadora que está realizando a entrega. Logo, o valor pode mudar dependendo do número de remessas a serem feitas, das rotas em locais de elevado tráfego e das tarifas pela coleta, atrasos, despacho e reentrega. Todos esses pontos precisam ser analisados durante a cotação.

Pedágio

Muitas rodovias do país são administradas por meio de uma concessão privada. Logo, existem alguns pedágios cobrados durante o processo de entrega. Eles precisam ser levados em consideração no momento de fornecer o valor do frete.

Qual a importância de realizar a cotação com máxima assertividade?

É muito importante realizar a cotação de frete da forma correta, uma vez que sua empresa consegue alcançar diversos benefícios. Dessa forma, é preciso conhecer todas as variáveis que podem alterar o valor do serviço oferecido. Para que você consiga todas as vantagens propostas, pode contar com a ajuda de uma solução especializada. Veja a seguir que vantagens são essas.

Mais agilidade

A gestão de frete automatizada é mais ágil. Nesse sentido, as mercadorias passam a ser liberadas mais rapidamente, diminuindo o tempo de entrega para os clientes e, consequentemente, aumentando a eficiência da sua operação.

Aumento da produtividade

Ao investir em boas soluções, como na Intelipost, é possível deixar diversas etapas das rotinas logísticas mais otimizadas, o que diminui a quantidade de tarefas repetitivas para os colaboradores e o tempo gasto. Dessa maneira, o gestor conseguirá focar nas tarefas que contribuem para o setor.

Padronização dos processos

Outro importante benefício de contar com uma solução de gestão de frete é a padronização dos processos. Assim, a organização conseguirá reduzir de forma significativa os seus gastos e diminuirá os seus erros.

Ao facilitar a realização de algumas tarefas, não será preciso contratar novos funcionários para fazer a atividade. Com isso, a empresa economiza dinheiro e, assim, pode oferecer um frete mais acessível.

Mais visibilidade

Hoje em dia, é primordial buscar estratégias para conseguir ter visibilidade no mercado e conquistar os clientes. Uma boa solução pode ajudar muito nesse processo, uma vez que traz muito benefícios para a sua empresa. Saiba que, ao ter mais visibilidade, melhores serão os resultados alcançados em suas vendas. Uma logística eficiente é capaz de aumentar a sua rentabilidade.

Portanto, é essencial buscar otimizar a cotação de frete para alcançar bons resultados. Não se esqueça de que um frete alto faz com que muito clientes desistam da compra.

A solução de cálculo de frete da Intelipost realiza a cotação de frete mais rápida do mercado. Não deixe de conhecer os benefícios do módulo de cotação Intelipost, solicite uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades