Indicador de desempenhonet shipping cost
Mensurar resultados da cadeia de suprimentos é uma iniciativa fundamental para o sucesso. Por meio do acompanhamento contínuo de indicadores de desempenho (KPIs) relevantes pode-se identificar gargalos e erros que limitam a alta performance e a competitividade do serviço. Para tornar as análises do seu negócio ainda mais robustas e completas, apresentamos o que é o Net shipping cost e sua importância para os processos.

O que são KPIs logísticos?

KPIs logísticos — sigla para Key Performance Indicators, que, em português, significa Indicadores de Performance — são ferramentas de gestão usadas para medir e examinar resultados e processos em diferentes estágios da cadeia. Com eles, fica mais fácil diagnosticar problemas e elencar soluções que sejam mais efetivas.

O que é o Net shipping cost?

A remessa de mercadorias é uma atividade crucial da logística. É justamente a efetividade dessa etapa que o indicador Net shipping cost mede. O termo pode ser traduzido livremente como custo líquido do frete e seu cálculo leva em conta os aspectos que formam o preço dessa operação.

Levantar esse valor corretamente é vital para garantir que a empresa não perca dinheiro e ainda seja capaz de praticar preços competitivos. Além disso, quando esse KPI opera de forma ineficiente, outros índices podem ser afetados, como o nível da qualidade do serviço, da satisfação do cliente e a não conformidade de entrega.

O que considerar antes de realizar o cálculo

Para determinar o Net shipping cost, é preciso considerar os gastos com 3 elementos principais de custos de frete.

Embalagem

Os custos com embalagens tendem a variar muito dependendo do volume e da quantidade de materiais enviados. Você também precisa levar em conta demais elementos utilizados para acomodar produtos — como plástico bolha, se necessário — e vedar as caixas.

Envio

Nesse ponto, é preciso pesquisar os valores praticados por cada transportadora. A empresa pode usar uma calculadora no site do fornecedor ou contar com uma ferramenta que otimiza essa tarefa, como um gateway de fretes. Esse software realiza a cotação de fretes com diferentes prestadores de serviço, apresentando as diferentes alternativas de preço, prazo e condições de acordo com as demandas do cliente (distância, destino, etc.).

Manuseio e Armazenagem

Para saber o tempo que seu time dedica para preparar cada item, é preciso calcular quanto um pedido demora a ficar pronto versus a soma paga por hora para cada colaborador envolvido. Além disso, é necessário calcular os custos com armazenagem.

Como é feito o cálculo desse KPI?

Tendo em mãos todos os dados relevantes para realizar o cálculo do net shipping cost, basta utilizar a segunte fórmula:


Por que você deve medir este KPI?

Com essa métrica em mãos, empresas avaliam os custos de seus envios e podem usar esse dado para comparar com a média do mercado e verificar a necessidade de redução de custos ou oportunidades para o aprimoramento do serviço. Dessa maneira, a melhor forma de equilibrar gastos com frete, saber o quanto realmente deve ser cobrado do cliente e encontrar discrepâncias é por meio da observação desse KPI.

Acompanhar KPIs logísticos como o net shipping cost é uma prática que colabora para a eficiência do serviço bem como para a sustentabilidade e lucratividade do negócio. Com o estudo e análise dos resultados, a gestão consegue detectar quais são os erros e as medidas necessárias para o sucesso da operação.

Gostou deste conteúdo? Se sim, aproveite para assinar a nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos conteúdos e novidades por e-mail.