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O que é PUDO e como adotar em sua empresa

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PUDO, abreviatura do inglês Pick-up and Drop-off, trata-se de um serviço de entregas e coletas de mercadorias. Com o desenvolvimento e expansão dos e-commerces e marketplaces, o modelo está consolidado como uma das melhores estratégias para redução de custos de envio. Neste post explicamos quais os principais modelos de aplicação dos PUDOs e como otimizam as entregas.

No Brasil, já ganhou relevância e vem sendo adotado pelas varejistas que estão focadas em melhorar a experiência dos consumidores. Com o desenvolvimento e digitalização das operações logísticas, o modelo PUDO já sofreu algumas transformações, sendo um dos mais flexíveis e eficientes para a realização de entregas, trocas ou devoluções. Veja a seguir o que define um PUDO.

O que é PUDO?

Os PUDOs são pontos onde é possível realizar a entrega e/ou coleta de produtos adquiridos em e-commerces ou marketplaces. Assim, o destinatário final pode ser qualquer lugar que tenha um ponto de entrega, eliminando o problema de esperar a entrega chegar em casa.

No mais, o PUDO ajuda no relacionamento com os clientes finais e melhora a logística de entregas, coletas e devoluções, além de possibilitar a oferta de fretes mais competitivos.

Como funciona o modelo PUDO?

Os Pick-up & Drop Off funcionam como uma rede de endereços disponíveis para receber entregas e coletas de produtos comprados pela internet.

Assim, muitos comércios e outros tipos de estabelecimentos podem vir a ser um ponto de retirada ou coleta. Isso está transformando os ganhos de muitas empresas do varejo, que estão conseguindo realizar mais entregas, com mais qualidade e prazos atrativos.

Pick-up point

Os pontos de retirada são pontos comerciais que atuam como uma rede de endereços credenciados para receber entregas e coletas de mercadorias. Podem pertencer  a prestadoras de serviços, ou estabelecimentos como mercados, postos de gasolina, conveniências, etc. desde que cumpram os pré-requisitos para ser um ponto de retirada.

As vantagens desse tipo são a escalabilidade e a centralização das entregas, gerando redução na emissão de combustível e na quilometragem rodada. Já o maior desafio desse modelo é gerar cada vez mais acessibilidade aos seus usuários.

Click & Collect

Também chamado pelo nome em português “clique e retire”, o modelo é bem difundido nos segmentos de moda e calçados. Nele, é possível encontrar como opção de entrega os endereços das lojas físicas ao realizar compras online na loja.

Lockers

São armários inteligentes que funcionam por meio de dispositivos eletrônicos. O cliente pode retirar a mercadoria utilizando um  QR Code ou Pin Code. A vantagem desse tipo de pudo é que pode ser uma ótima solução para centralizar entregas em pontos de maior circulação, reduzindo significativamente os custos logísticos. Nesse modelo, o desafio encontra-se nas integrações e no entendimento da tecnologia para melhor uso dos armários pelos entregadores.

Social Pick-up

O grande diferencial nesse modelo é que qualquer pessoa com um CEP residencial pode fornecer um espaço ocioso da sua casa para ser utilizado como ponto de retirada de compras online realizadas por outras pessoas. Assim, para pessoas que tenham espaço e gostariam de ter uma renda extra, pode ser uma possibilidade, sem custos iniciais.

Pontos de coleta

Da mesma forma que os pontos de retirada, qualquer estabelecimento comercial que tenha espaço ocioso e possa armazenar os produtos provenientes de devoluções ou trocas. Assim, é possível melhorar também a logística reversa da sua loja, facilitando o processo para os consumidores.

Quais as vantagens em adotar o modelo logístico?

Em geral, os custos com transporte e armazenagem no Brasil são altos. Nesse aspecto, a adoção de PUDOs reduz bastante a quilometragem percorrida pelos veículos. Outro impacto positivo que o modelo traz é a redução nos índices de “insucesso na entrega”, principalmente nos casos de “destinatário ausente” ou de entregas realizadas fora da janela prometida. Com a centralização das entregas, os trajetos ficam mais simples e a operação mais sustentável, por conta da economia de combustível. 

Já seguindo a perspectiva da experiência do consumidor, dos principais impactos gerados pelo modelo de PUDO, destacamos a oferta mais justa de valor de frete, maior satisfação e diminuição das reclamações por atrasos, trocas ou devoluções, fatores essenciais para garantir a fidelização dos clientes finais.

Não à toa, temos acompanhado um movimento em que cada vez mais empresas estão aderindo a essa solução. Os Correios, a Via e a Magazine Luiza são exemplos de empresas com grandes operações de pontos de retirada.

Como o modelo otimiza a logística

Num geral, através da redução nos custos logísticos e das melhorias na performance de entrega, sendo um modelo que gera valor para todos os envolvidos e garante melhores resultados nas operações. 

  • Otimização do last mile: com a centralização das entregas, simplificando os trajetos, em especial nos centros urbanos de grande circulação.
  • Redução do índice de devoluções: por meio da oferta mais flexível de entregas, o consumidor tem maior poder de decisão sobre como prefere receber o produto.
  • Diminui os custos de envio: devido à possibilidade de baratear os valores de frete graças à economia gerada em toda operação.
  • Melhora a satisfação dos consumidores: através da oferta de uma experiência mais personalizada, prática e não-burocrática.

Como você leu até aqui, os PUDOs geram bons resultados tanto para o pequeno como para o grande varejista, pois reduz as despesas de envio e aumenta a possibilidade de crescimento em vendas. Para os parceiros que desejam atuar como pontos de retirada e coleta, a vantagem está em ampliar a receita, por meio das taxas das entregas realizadas. E por último e principal, ganha o consumidor final, que pode aproveitar a sua jornada de compra de maneira mais confortável e com confiança. 

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