Intelipost

Veja 5 passos para fazer a otimização de rotas

Publicado em
por:
otimização de rotas

Para melhorar o desempenho logístico da sua empresa é essencial fazer a otimização de rotas. Afinal, ela gera mais eficiência nos processos, reduz gastos nas entregas e diminui erros e falhas. Isso ocorre porque o embarcador consegue organizar as rotas de maneira mais eficiente.

Assim, é fundamental desenvolver um bom planejamento de rotas, para que a organização consiga satisfazer os anseios dos clientes. O e-commerce cresceu significativamente na pandemia, com isso, os consumidores se tornaram mais exigentes com o processo de entrega. Agora, eles buscam por lojas que entregam seus produtos o mais rápido possível.

Nesse sentido, continue a leitura e veja 5 passos para fazer a otimização de rotas!

Como fazer uma boa otimização de rotas?

As empresas buscam formas de melhorar o seu serviço e de economizar. Sendo que a otimização de suas rotas faz com que elas consigam os objetivos pretendidos, pois ajuda a aumentar a lucratividade e a conquistar mais clientes. Confira como fazer isso!

1. Monitore as cargas

Ao fazer o monitoramento das cargas, é possível avaliar os percursos e seus possíveis contratempos, por causa das informações a respeito dos trechos em obras e das chances de assaltos. Com uma análise estratégica de todas as informações, disponibilizadas em tempo real pela tecnologia de monitoramento, o gestor consegue otimizar a rota, fazendo as modificações necessárias para um processo de entrega mais satisfatório.

Assim, é válido ressaltar que o monitoramento da carga é essencial, visto que contribui na qualificação dos condutores e em sua segurança na estrada. Quando os motoristas não se sentem confiantes e seguros durante uma entrega, isso pode impactar o seu desempenho.

Por essa razão, é preciso que exista uma preocupação em todas as etapas. O condutor é o grande responsável pela qualidade do serviço oferecido pelo seu e-commerce, logo, caso você não busque proporcionar uma rota mais otimizada, os resultados não serão os melhores.

2. Use indicadores de desempenho

O uso de indicadores de desempenho para otimizar as rotas consiste em uma excelente estratégia, uma vez que eles analisarão todos os pontos que ajudam ou prejudicam a escolha de uma rota.

À medida que a análise pelos indicadores é feita, o gestor pode inserir um relatório personalizado com todas as informações obtidas. Isso facilitará a etapa de reavaliação do processo. Então, correções podem ser feitas com o objetivo de garantir mais benefícios para a companhia.

Dessa forma, com as informações disponibilizadas pelos KPI´s, o gestor da transportadora pode trabalhar em conseguir atender melhor às necessidades de cada cliente. Para alcançar o sucesso e potencializar os resultados, é fundamental que os compradores fiquem satisfeitos com o serviço oferecido pela sua loja.

3. Treine a equipe

Uma equipe bem treinada é primordial para a adoção de tecnologia nas operações. a otimização das rotas e para as outras etapas da logística. Todavia, é preciso se certificar da qualificação dos colaboradores, com a finalidade de garantir mais segurança, agilidade e excelência nas atividades. Além disso, ao treiná-los, você se destaca no setor, visto que terá colaboradores preparados para a demanda do mercado, que está cada vez mais acirrado.

4. Conte com boas soluções

No momento de deixar as entregas mais otimizadas, é recomendado escolher boas soluções. É necessário que elas se adéquem às operações e contribuam no serviço dos profissionais. Com a inteligência artificial, por exemplo, é possível ter um roteiro mais econômico e reduzir chances de erros e falhas.

5. Integre a gestão

Saiba que processos operacionais e administrativos de uma transportadora precisam estar bem integrados, com objetivo de garantir que todas as informações sejam compartilhadas entre os setores. Contudo, isso não é uma tarefa simples.

Sendo assim, é válido ressaltar que as ferramentas tecnológicas oferecem soluções capazes de melhorar a eficiência das tarefas e a lucratividade da transportadora. Os colaboradores precisam estar preparados para conseguir fazer o fluxo de dados e as tarefas circulares.

Para alcançar um bom progresso, é essencial manter um bom relacionamento com os consumidores, para conseguir traçar ações eficientes no envio da mercadoria. O feedback dos clientes é decisivo para a empresa, já que muitas opiniões negativas podem afetar o seu posicionamento.

Quais os benefícios de otimizar as rotas na transportadora?

O processo de otimização de rotas oferece diversos benefícios para o seu negócio. Sendo que o principal está relacionado com a economia, já que o gestor escolherá o melhor trajeto. O percurso escolhido favorecerá a economia com combustível e reduzirá a possibilidade de manutenção com o veículo., aumentando a sua durabilidade.

Desse modo, o responsável consegue reduzir os gastos logísticos e melhorar a qualidade do serviço. Quando se fala em entrega e prazos, a pontualidade é essencial para o sucesso da companhia. Com um bom planejamento você passará a controlar melhor os envios dos produtos e, assim, seus clientes ficarão satisfeitos.

Quais ferramentas podem ser usadas para otimizar as rotas?

O TMS apresenta diversas funcionalidades, que geram segurança e economia nas rotas. Essa solução automatiza, padroniza e centraliza as tarefas operacionais e dados, além de facilitar a troca de informações entre os embarcadores e as transportadoras.

O TMS faz o cálculo do frete em tempo real, aplicando as normas da instituição. Faz o monitoramento em tempo real da carga, cria alerta para possíveis problemas e comunica aos clientes. Além de usar a inteligência artificial para fazer o planejamento da rota, gerenciar as entregas em tempo real e monitorar o desempenho dos colaboradores.

Portanto, contar com o auxílio de uma boa ferramenta é primordial para fazer a otimização de rotas, como o TMS, pois sua principal finalidade é simplificar as etapas da logística. A sua solução é baseada em cloud logistic, que interliga de maneira inteligente todas as etapas ao longo de todo o ciclo de entrega.

Aproveite para conhecer melhor o nosso sistema TMS para saber como otimizar a sua operação da melhor forma!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

tendências para a logística em 2024
4 tendências para a logística em 2024
tms-otimiza-a-operacao
Como um TMS otimiza as entregas e melhora os resultados
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades