Intelipost

Os livros essenciais para quem é gestor de logística

Publicado em
por:
gestor de logística

Há no mercado muito livros voltados para os gestores de logística que desejam aperfeiçoar os conhecimentos a respeito da área. Os assuntos podem variar e apresentar exercícios relacionados com transporte de cargas, aplicação da tecnologia da informação, cadeia de suprimentos e logística reversa.

Absorver esse conhecimento é ótimo para quem deseja se destacar e se tornar um profissional melhor. A logística é uma das partes mais importantes de um negócio, assim, é fundamental estar sempre atualizado.

Veja a seguir quais os livros essenciais para todo gestor de logística.

Quais as responsabilidades do gestor de logística?

A pessoa que gerencia a logística de uma empresa é responsável por acompanhar todo o ciclo das entregas, desde o momento de contato inicial com fornecedores, passando por todos os processos que envolvem o fluxo do pedido de venda, planejamento, gestão estratégica dos processos  e visibilidade em tempo real são alguns dos desafios para esses profissionais.

Nessa perspectiva, contar com soluções inteligentes que otimizam a visibilidade e acesso às informações de uma operação torna-se imprescindível para uma gestão mais estratégica e eficiente, pois quando se tem visibilidade total do ciclo de uma entrega, é mais simples identificar pontos de melhoria com recorrência.

E como para qualquer profissão, boas leituras não são apenas prazerosas, como também colaboram no desenvolvimento profissional de cada um. Veja a seguir a lista exclusiva com algumas boas sugestões de leitura para quem é gestor de logística. Aproveite!

Descubra 7 livros essenciais para quem é gestor de logística

1. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial

Quando se trata de cadeia logística e cadeia de suprimentos, as organizações devem deixar o medo de lado e procurar alternativas não exploradas pelo mercado. Assim, esse livro é uma ótima opção para o profissional que trabalha no setor de operações.

Afinal, não é suficiente melhorar o processo: é preciso renovar a produção, a armazenagem, o gerenciamento, o manuseio e a entrega de mercadorias para satisfazer o consumidor. Além disso, é preciso que a empresa se certifique de que os seus produtos não afetam o meio ambiente ou gerem qualquer impacto. Nos dias de hoje, é primordial que fortaleçam a sustentabilidade da sua organização.

Esse livro traz de forma satisfatória a prática e a teoria da logística empresarial. Os seus capítulos são apresentados com grande quantidade de empresas educativas, têm exemplos solucionados e uma gama de exercícios.

Ainda tem um CD-ROM que acompanha o conteúdo. Saiba que essa obra foi escrita por Ronald H. Ballou e editada pela Bookman.

2. Gestão logística do transporte de cargas

A finalidade de José Vicente Caixeta Filho e Ricardo Silveira Martins é passar uma visão a respeito dos problemas que os profissionais e negócios enfrentam durante a gestão do transporte. De acordo com o livro, não é possível elaborar uma política de desenvolvimento sem que existam os devidos investimentos relacionados com a infraestrutura de transporte, ainda que a logística seja vista como um aspecto essencial na diminuição de gastos empresariais.

Desse modo, pode-se dizer que os estudos relacionados com o envio de cargas têm se desenvolvido para muitas aplicações, que começam desde os assuntos mais técnicos até o aprofundamento da visão do papel da logística dos transportes. A editora responsável por esse livro foi a Atlas.

3. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento

O objetivo de Paulo Roberto Bertaglia é apresentar para os leitores as novidades no setor, envolvendo as tecnologias disponíveis e os processos, por meio de atitudes que visam à melhoria na qualidade dos serviços e produtos, otimização dos prazos de entrega, diminuição de gastos.

O livro ajuda muito na elevação da satisfação do cliente e deixa claro como conseguir se destacar dos concorrentes. Entre os principais pontos abordados, podemos mencionar:

  • planejamento estratégico;
  • estratégias de negócio;
  • avaliação do comportamento do mercado;
  • estudos de casos;
  • aplicação da tecnologia da informação;
  • gestão de estoque;
  • cadeia de abastecimento integrada, entre outros assuntos.

4. Modelos de gestão estratégica: os 60 modelos que todo gestor deve conhecer

Diariamente nos deparamos com algum contratempo no mundo empresarial. Para o sucesso do time, é preciso conseguir solucioná-los de maneira eficiente e objetiva. É justamente nesse assunto de tomada de decisão do gestor de logística que o autor Marcel Van Assen fornece ao empreendedor a ajuda necessária para fazer boas escolhas.

O material aborda os 60 modelos de gestão mais usados pelas empresas, desde os mais tradicionais aos mais modernos, como os táticos, práticos e operacionais. Cada uma das estratégias é trabalhada de maneira mais direta, com informações precisas sobre quando e como utilizá-las, além de finalizar com uma análise a respeito de cada uma das aplicações.

5. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços

O administrador precisa saber, cada vez mais, a necessidade de uma boa gestão na cadeia de suprimentos. A partir do momento em que as organizações se tornaram mais imprevisíveis, o mercado passou a exigir uma gestão mais flexível e dinâmica.

Diante dessa situação, o escritor Martin Cristopher elaborou essa obra. Ele traz diversas reflexões a respeito da nova gestão das organizações com fundamento na sustentabilidade na cadeia de suprimentos, em cadeia e na demanda de suprimentos do futuro, além de proporcionar vários estudos de caso que ajudam na elevação da rentabilidade nas empresas.

6. Gestão de estoque na cadeia logística integrada: supply chain

Esse livro do escritor Hong Yuh Ching fala sobre a gestão da cadeia de suprimentos e amplia o assunto para o planejamento e gestão de todas as tarefas relacionadas em encontrar fornecedores, fabricar, comprar e administrar as tarefas logísticas. Isso também inclui a colaboração e a coordenação entre os parceiros do processo, que podem ser os intermediários, os provedores, os distribuidores e os clientes.

7. Logística integrada: modelo de gestão

Essa obra de Osmar Coronado é a pioneira do ponto de vista do modelo de gestão contábil. Ele pretende mostrar aos administradores como a tomada de decisão no setor logístico pode ocasionar economias significativas para a empresa por meio de estratégias que desejam alcançar as metas determinadas na cadeia de suprimentos.

Além do mais, apresenta vários recursos que ajudam na rotina dos processos, como o código de barras, a etiqueta EDI, ERC e RFID, além de explorar importantes conceitos, como logística integrada e modelo Logisticon. Desse modo, consiste em uma importante obra para quem deseja entender mais sobre o ramo.

E aí, gostou da nossa curadoria e indicações para gestores de sucesso? Tenho certeza que você poderá aprender muito com esse títulos!

Se você gosta de se manter atualizado quando o assunto é tecnologia para logística, não deixe de seguir as nossas redes sociais, e fique antenado sobre as novidades e inovações no setor. Estamos no Facebook, Twitter, Insta e LinkedIn!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
tendências para a logística em 2024
4 tendências para a logística em 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades