Intelipost

Reduza custos logísticos com tecnologias de roteirização

Publicado em
por:
reduzir custos logísticos

O transporte rodoviário de cargas brasileiro sofre com um grande número de roubos. Conforme com uma pesquisa realizada em 2019 pela NTC&Logística, foram registradas 18.382 ocorrências de roubo de carga no país. A melhor solução para evitar roubos é implementando uma tecnologia de roteirização, o que também ajuda a reduzir custos logísticos do negócio.

Neste conteúdo, nós listamos quais são as principais tecnologias que contribuem para diminuição de custos logísticos e de que forma a roteirização auxilia a alcançar esse objetivo no campo prático.

Quais tecnologias disponíveis no mercado ajudam a reduzir custos logísticos

O TMS dispõe de várias tecnologias que geram tanto segurança como economia para uma organização. Essa solução também automatiza, padroniza e centraliza várias atividades operacionais, além de facilitar a troca de dados entre embarcadores (contratantes dos fretes, os varejistas) e transportadoras.

Exemplos de funcionalidades do TMS que geram economia são:

  • cálculo de frete: realiza o cálculo do frete em tempo real, aplicando as regras do negócio e simulando malha das transportadoras;
  • gestão de despacho: gera etiquetas com código de rastreio, cria PLP e romaneio de carga, faz solicitação de coleta e permite conexão via EDI, FTP e Webservices;
  • rastreamento: faz monitoramento em tempo real da carga, cria alertas para ocorrência e as comunica para clientes;
  • reembolso dos correios: monitora os envios do Correios, abre Pedidos de Informação (PIs) automaticamente e gera relatórios com todos os dados;
  • reconciliação ou auditoria de faturas: analisa as faturas de frete, encontra divergência de valores e gera relatórios automaticamente;
  • roteirização: usa inteligência artificial para fazer o planejamento da rota, acompanha as entregas em tempo real e monitora a performance das equipes.

Como tecnologias de roteirização ajudam a reduzir os custos logísticos

A roteirização é uma tecnologia ampla e fornece mais vantagens do que muitos gestores logísticos acreditam. Veja os benefícios que geram diminuição de custos.

Maior segurança

As tecnologias de roteirização e gestão de transporte auxiliam na gestão de aspectos como roubos, taxa de acidentes, intensidade do tráfego e qualidade das estradas durante o planejamento de rota. Isso minimiza a probabilidade de ocorrência de problemas e riscos relacionados à segurança do trabalho durante as viagens.

A tecnologia também faz um rastreamento das cargas em tempo real por meio de GPS e satélites, permitindo que o gestor acompanhe o serviço do motorista para garantir que o percurso seja realizado.

Caso seja observado que um caminho diferente esteja sendo tomado, a pessoa que realiza a gestão pode entrar em contato com a motorista e perguntar se ocorreu algum empecilho na estrada.

Também é possível definir que a empresa de gerenciamento de risco seja responsável pela abertura do compartimento de carga do veículo, evitando que os bens sejam subtraídos por criminosos.

Melhor visibilidade das operações

O acompanhamento em tempo real da movimentação de carga fornece uma visão clara do serviço tanto para embarcadores como transportadoras. Entretanto, o TMS também emite relatórios de viagem que trazem informações precisas sobre o trajeto percorrido, tempo de estrada, quantidade e prazo das paradas, entre outros fatores.

Isso possibilita, por exemplo, que os gestores analisem a jornada de trabalho dos motoristas e verifiquem se eles não trabalharam menos ou mais que o acordado, bem como se obedeceram a Lei do Motorista.

Esses relatórios também dispõem informações sobre o desempenho do condutor, índice de extravios ou avarias e outros problemas. Com esses dados em mãos, os administradores sabem quais são os pontos fracos do negócio e podem tomar as devidas medidas para solucioná-los.

Gestão de insumos

O monitoramento não se limita ao trajeto do veículo, pois o TMS também faz um acompanhamento em tempo real dos insumos do veículo, como o combustível, ar condicionado, pneus, entre outros. Caso o veículo esteja consumindo mais combustível que o esperado, por exemplo, o gestor saberá que há algum problema que precisa ser corrigido.

Além disso, pode-se evitar a utilização indevida dos veículos pelo motorista. Se o profissional fizer uma movimentação que seja de cunho pessoal ou não ligado ao trabalho, o gestor poderá alertá-lo sobre a situação.

Monitoramento da frota

Na hipótese que o veículo esteja fazendo uma viagem durante a data marcada para fazer uma manutenção, a roteirização poderá traçar a rota de forma que o condutor passe por uma oficina parceira ou de confiança. Isso garante que a viagem prossiga com mais segurança e evita ociosidade do veículo simultaneamente.

Outro benefício que gera economia é o melhor aproveitamento da carga por veículo, com o cálculo dos trajetos pensado de modo que o veículo aproveite o máximo de sua capacidade. A solução pode considerar, também, a logística reversa também.

Conectividade

Um bom TMS opera com a tecnologia nuvem para armazenar os dados, sendo necessário apenas conexão à internet (móvel ou Wi-Fi) para usar a solução.

Isso permite que os embarcadores, as transportadoras e os condutores tenham acesso mais fácil às informações, pois os veículos estarão sempre conectados à torre de controle.

Imagine que ocorra um problema na estrada e o motorista tenha que alterar o trajeto. Ele poderá informar o problema rapidamente à transportadora, que usará o próprio sistema para reformular o caminho. Após, o embarcador e o destinatário serão informados imediatamente sobre o ocorrido e as alterações no prazo de entrega.

Melhor previsibilidade de rotas

Além de prezar pela segurança, a tecnologia de roteirização também planeja o caminho para que ele seja mais ágil. Ela analisa o percurso mais curto, evita estradas que estão em reforma ou com congestionamento, entre outros aspectos.

Tudo isso gera uma considerável economia de combustível e faz com que a entrega seja mais rápida, o que aumenta a taxa satisfação e fidelização do cliente.

A tecnologia de roteirização ajuda a reduzir custos logísticos e aumentar a segurança das viagens. Entretanto, as ações explicadas neste conteúdo também impactam positivamente na experiência dos consumidores, o que é fundamental para garantir o desenvolvimento do seu negócio.

Há outras tecnologias que melhoram a relação entre o cliente e a empresa, uma das principais delas é o rastreamento de entregas. Nós trouxemos um artigo que explica mais sobre esse recurso e os benefícios para a empresa.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
tendências para a logística em 2024
4 tendências para a logística em 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades