TecnologiaWhat3words

Com o crescimento do e-commerce em países em desenvolvimento, como Índia, partes do Oriente Médio, África e o Brasil, varejistas virtuais e empresas de entrega precisam lidar com um problema: como entregar os pedidos em casas e escritórios que não têm endereço. Em áreas rurais ou menos privilegiadas, por exemplo, é possível encontrar ruas sem nome oficial.

Desta maneira, os pedidos realizados virtualmente são entregues em estabelecimentos para coleta e/ou combinados entre a transportadora e os clientes. Para tentar solucionar esta questão, em 2013 uma dupla britânica criou o what3words, um sistema de geocodificação que está transformando o modo de localização dos endereços em todo o mundo. Gostaria de saber mais sobre esse sistema e como ele está impactando o nosso cotidiano? Confira!

Conhecendo o what3words

O what3words é um sistema de localização que utiliza conjuntos formados por três palavras para identificar unicamente posições ao redor da Terra. Os sistemas de geolocalização tradicionais utilizam longas sequências de números e letras para localizar endereços, o que torna mais complicada a navegação. Tais sistemas também dividem o planeta em segmentos desiguais – as faixas mais próximas aos polos possuem áreas menores que aquelas mais próximas à linha do Equador. Assim, apesar de sua precisão, os sistemas de posicionamento global perdem sua praticidade dependendo da aplicação.

O funcionamento do sistema

Para você entender melhor, imagine que o planeta esteja sob uma grade, onde cada quadrado dessa enorme grade tenha 3m x 3m de área e possua um código de três palavras. É assim que funciona o what3words, que através dos 57 trilhões de quadrados identifica a localização de endereços por transformar as coordenadas geográficas em uma combinação de palavras contidas em cada quadrado.

O sistema é leve, pois precisa de menos de 10 mb para ser instalado em smartphones e funciona em diversas plataformas e dispositivos.

Uma ferramenta prática

Talvez você já tenha passado pela seguinte situação: você combina de buscar um amigo na saída de um shopping center. Ele lhe envia a localização através do smartphone, que consegue identificar o local de destino como o shopping correto. Porém, existem várias entradas neste shopping, e o acesso a cada entrada pode variar imensamente dependendo da circulação do trânsito ao redor do local. Mesmo uma ferramenta de GPS tradicional pode dar uma localização aproximada, mas sua precisão pode variar com o sinal do aparelho utilizado.

Ao usar o what3words, encontrar a posição exata do amigo ficará mais fácil. Com apenas três palavras digitadas no aplicativo, você localiza o endereço exato, não importando a região em que esteja, e mesmo que não exista um endereço bem definido no local. Ou no caso de você estar dirigindo em uma estrada e seu carro quebrar. Bastam três palavras para solicitar um guincho em sua localização exata. Vamos combinar que gravar três palavras é muito mais fácil do que várias letras e números.

A solução que muda a vida de muitas pessoas

No mundo, 75% da população de 135 países sofrem por possuírem endereços complicados e inadequados. Por exemplo: pessoas que moram em locais remotos, favelas, palafitas e áreas ribeirinhas não conseguem ter acesso a serviços básicos, como entrega de uma correspondência ou algum tipo de auxílio, por não terem um endereço formal. É como se simplesmente não existissem. Essa deficiência postal impede o desenvolvimento e o crescimento de países ao redor do mundo.

Mesmo em lugares desenvolvidos, as pessoas ficam perdidas, e entregas não chegam ao seu destino por falta de informações adequadas. No Reino Unido, mais de 6 milhões de entregas por ano não chegam ao seu destino por causa de problemas com o endereço.

O sistema what3words tornou possível algo inédito: todas as pessoas do mundo, não importa onde vivem, possuem um endereço para serem localizadas.

Desafios dos serviços de entregas

O setor de comércio eletrônico está se beneficiando com o modo simples de localização do what3words, pois um dos maiores desafios desse setor é entregar mercadorias para clientes que não possuem um endereço.

Em consequência disso, entregadores arriscam suas vidas em locais perigosos porque se perdem na área de entrega, chamando a atenção de criminosos, e precisam ficar ligando várias vezes para pedir mais informações sobre a localização dos clientes. Algumas empresas entregam os produtos em locais centrais, para que o cliente possa buscar.

A Flipkart, maior plataforma de comércio online da Índia, convive com esse desafio. A maioria dos clientes colocam no formulário de entrega seu nome, número de telefone, cidade e pontos de referência por não possuírem um endereço. Além disso, consumidores que poderiam fazer uma compra no comércio eletrônico preferem lojas físicas de sua região temendo não receber o produto comprado, por causa da falta de endereço.

Empresas que adotaram o sistema

O sistema what3words está ajudando o comércio eletrônico a aquecer suas vendas e a melhorar sua logística, por isso várias empresas do ramo tem adotado essa tecnologia e começam a ver os resultados.

Um exemplo é a empresa de logística Aramex International, de Dubai, que decidiu fazer um investimento de 3 milhões de dólares no sistema e pretende usá-lo para fazer entregas na Ásia, África e Oriente Médio.O investimento da Aramex Internacional é parte dos 8,5 milhões de dólares investidos em conjunto com as empresas Intel Capital e outras duas corporações britânicas.

What3words no Brasil

No Brasil, o sistema já possui exemplos de sucesso, como é o caso da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Nessa comunidade, a empresa dos correios não consegue chegar a todos os endereços de moradores porque o acesso muitas vezes é complicado. A empresa “Carteiro Amigo”, que atua na região, faz os serviços de entregas que os correios não conseguem realizar e utilizam o what3words para localizar os pontos de entrega.

A empresa tem sido tão bem sucedida com o uso do sistema que pretende abrir franquias em outros locais onde o sistema de entrega é deficiente.

O what3words associado a uma boa gestão de logística

Não há dúvidas de que o what3words é uma excelente ferramenta de localização geográfica que traz ótimas soluções para os serviços de entrega de uma empresa. Porém, para que a ferramenta possa trazer bons resultados, o negócio precisa ter boas técnicas de logística a fim de que o sistema de entregas funcione corretamente.

As boas práticas de um sistema eficiente de logística incluem: acompanhamento dos serviços internos, atendimento ao cliente, entrega rápida de produtos, marketing de vendas – promoções, fretes grátis ou com desconto, planejamento financeiro, entre outros itens.

Existem empresas que podem auxiliar você na gestão de logística de seu negócio, trazendo excelentes soluções para o comércio eletrônico. Algumas fornecem serviços de gestão de frete para facilitar as entregas de sua empresa.

Este artigo ajudou você a conhecer o what3words – a revolução dos sistemas de navegação? Leia também o post: 10 maneiras de usar a tecnologia na logística a seu favor!