Vendasretenção de clientes

Muitas empresas não dão muita atenção à retenção de clientes, o que é um erro. Segundo o guru da gestão empresarial norte-americano, Tom Peters, a retenção de clientes pode custar a uma empresa até 40% menos do que a conquista de um cliente novo.

Então, vale a pena dar uma atenção especial nas dicas que destacamos para o seu negócio online. Confira a seguir!

1. Ofereça um bom serviço de entrega para a retenção de clientes

O serviço de entrega, mesmo quando terceirizado, é sim de responsabilidade da sua empresa e pode, inclusive, sujar o nome e a imagem do seu negócio online se não for do agrado do cliente.

Quando um cliente procura a sua loja e compra um produto, é de você que ele irá cobrar quando houver algum problema na entrega. Por outro lado, se a experiência for positiva, os elogios também serão para o seu negócio.

Capriche nos serviços de entrega, tente oferecer prazos curtos, até mesmo a possibilidade de uma entrega urgente, mesmo que por um valor maior, mas dê essa opção ao cliente.

2. Peça feedback e avaliações nas páginas de produtos

Algumas empresas costumam enviar um e-mail aos seus clientes alguns dias após eles já estarem com os produtos que adquiriram para solicitar um feedback. Isso é ótimo!

No entanto, o ideal é que esse feedback não fique restrito à empresa, mas seja exibido na página dos produtos adquiridos, principalmente a nota de avaliação e os comentários.

As pessoas gostam de saber a experiência que outros usuários tiveram com os produtos antes de adquiri-los. Assim, produtos com notas altas e boas recomendações têm mais chances de serem comprados.

Quando seus clientes veem outros clientes elogiando sua empresa e os produtos adquiridos, as chances deles procurarem inicialmente são bem maiores.

3. Agradeça seus clientes e incentive a se tornar VIP

Sempre que um cliente efetuar uma compra, não esqueça de agradecer e convidá-lo a estar mais próximo da sua empresa. Valorize-o!

As pessoas gostam de se sentir especiais, e uma ótima forma de fazer isso é criar uma categoria VIP para clientes que compram com frequência no seu negócio online. Aos clientes VIP você pode oferecer cartões fidelidade, descontos exclusivos e antecipação nos lançamentos.

4. Invista em um relacionamento mais próximo

Para estar mais próximo aos seus clientes e oferecer a melhor proposta, é preciso conhecê-los melhor. Elabore pesquisas rápidas e envie por e-mail solicitando que sejam preenchidas. Você pode oferecer algo em troca, como um desconto ou um brinde.

As informações cadastrais também podem ser úteis para que você consiga construir um relacionamento com seu público. E isso é feito, principalmente, por campanhas de e-mail marketing. Mande mensagens de aniversário, de lançamentos de produtos pelos quais eles já demonstraram interesse, de datas comemorativas etc.

5. Facilite compras repetidas

Procure facilitar o acesso de usuários que já são seus clientes para que eles consigam realizar novas compras de forma mais fácil e rápida.

Isso pode ser feito gravando informações de cadastro, de cartões para pagamentos, de endereços de entrega e o que mais for preciso para finalizar uma compra em seu negócio online.

Há outras ações que também podem ajudar na retenção de clientes, como oferecer produtos de qualidade, opções de canais de atendimento, programas de recompensa, produtos complementares, incentivar indicações, entre outras. O importante é investir na retenção para que você consiga preservar os clientes atuais em conjunto com estratégias de aquisição de novos.

Gostou das nossas dicas para retenção de clientes? Temos mais uma para você: confira o artigo 9 erros na logística de e-commerce que você precisa evitar. Boa leitura!