Intelipost

Bike delivery: inovação e sustentabilidade na cadeia logística

Publicado em
por:
bike delivery

Uma logística competitiva é aquela que tem a capacidade de se adaptar às dificuldades que encontra, como o alto tráfego nas grandes metrópoles. Uma saída que já é tendência em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, é o bike delivery. Por aqui, as entregas com bicicletas vêm crescendo a cada dia, mostrando como essa alternativa é bem aceita e viável em centros urbanos.

No exterior, empresas como a DHL estão investindo forte nesse segmento, inclusive com as cargo bikes por toda a Europa. Mas como essa solução inovadora pode trazer sustentabilidade e economia para a cadeia logística, sem perder eficiência?

A economia gerada pelo bike delivery

Vans e outros tipos de veículos engendram custos muito altos para as empresas de entregas. Os balanços mostram o quanto esses valores influenciam no lucro que essas companhias têm, entretanto, são despesas extremamente necessárias.

Contudo, uma boa estratégia e investimentos precisos são capazes de substituir automóveis por bicicletas. Ao redor do mundo, o bike delivery tem conquistado mais adeptos. Entre as economias obtidas é possível destacar:

  • combustível;
  • manutenção (nas bicicletas o custo é muito menor);
  • seguro (há para as bicicletas, porém, muito mais barato);
  • multas de trânsito;
  • documentação da frota.

Bike delivery como solução para áreas com restrição de veículos

Nas cidades brasileiras há a restrição de circulação de veículos de maior porte. Com isso, o trabalho estratégico precisa ser mais cuidadoso, para que as entregas deixem os depósitos e realizem as entregas dentro do prazo estipulado. Com as bicicletas, esse é um problema inexistente.

Ainda que elas sejam menos rápidas, a circulação pode ser feita durante todo o dia. Aliando isso à distribuição de bicicletas pela cidade, é possível ter uma grande rede de serviços sem nenhuma limitação. O amplo atendimento das bicicletas permite entregas no tempo certo.

O que são cargo bikes?

Cargo bikes são uma tendência em desenvolvimento ao redor do mundo. A DHL, como citado anteriormente, tem investido nessa modalidade de veículo em suas operações na Europa. Trata-se de bicicletas com pequenos contêineres que suportam até 125 kg. O modelo de serviço é chamado de City Hub.

No Brasil, já é possível ver as cargo bikes em ação pelas ruas, naturalmente, em modelos diferentes e com menos tecnologia do que as bicicletas da DHL. Estas, conseguem efetuar entregas de diferentes produtos, como botijões de gás de cozinha, sacos de gelo, galões de água e carvão.

O processo de implementação de uma frota de bicicletas

Para ter um bom sistema de bike delivery, com uma logística eficiente, é fundamental planejar o trabalho. Uma frota de bicicletas efetiva passa pelo cumprimento dos seguintes pontos:

  • capacitação dos motoristas: um treinamento básico orienta quanto à segurança no trânsito, preservação dos produtos de entrega e boas práticas logísticas e de rotas;
  • investimento em manutenção: as bicicletas precisam passar por constantes processos de manutenção. Isso garante a vida útil dos equipamentos, além de gerar economia;
  • criação de bicicletários: os bicicletários são o ponto de partida das entregas e indispensáveis para que a logística funcione;
  • investimento em segurança: equipamentos de proteção para os bikers e dispositivos de segurança para as bicicletas garantem a integridade dos entregadores.

Alguns varejistas que utilizam o bike delivery

Alguns importantes varejistas no Brasil já adotaram o serviço. Eles terceirizam suas entregas, as deixando sob a responsabilidade das empresas que realizam entregas de bicicleta. Entre as principais, vale o destaque para a Netshoes, que realiza entregas com bicicletas desde 2014. O setor de moda já está apostando nessa entratégia. Lojas como a Amaro e a carioca Wöllner também adotaram essa estratégia para as suas entregas, Assim como a startup Joox, de Curitiba.

Empresas que realizam entregas com bicicletas no Brasil

Para empresas que têm a necessidade de terceirizar o serviço de entregas, a bicicleta pode ser uma boa alternativa. Que tal seu negócio dar uma chance para elas? Entre as principais do Brasil listamos algumas a seguir:

Agora que você conheceu um pouco mais sobre esse modelo de entregas, está mais seguro para adotar a estratégia de bike delivery na sua empresa? O modelo, além de econômico, é totalmente sustentável.

Acompanhe outros conteúdos como este em nossas redes sociais.  Estamos no Facebook e LinkedIn.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

VTEX DAY 2024
VTEX DAY 2024: Descubra Insights e Tendências do Mercado Digital
prêmioabcommdeinovaçãodigital
Grupo Intelipost é indicado ao Prêmio ABComm de Inovação Digital 2024
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades