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Os Marketplaces t√™m apresentado n√ļmeros promissores ano a ano. Para se ter uma ideia, somente entre o final de 2016 e in√≠cio de 2017, foi estimado um crescimento de 24% ‚Äď fato que se d√° em decorr√™ncia da populariza√ß√£o do com√©rcio virtual. Pelo visto, a previs√£o √© a de que a evolu√ß√£o seja ainda maior em 2018, tanto no Brasil quanto na Am√©rica Latina.

Pensando no potencial que o setor vem mostrando, resolvemos elaborar o artigo de hoje e falar mais sobre a log√≠stica para Marketplaces, sua import√Ęncia e o que pode ser feito para otimiz√°-la. Continue acompanhando a leitura para saber mais sobre o assunto!

 

Como funciona o fluxo de entrega nos Marketplaces?

Diferentemente de uma loja virtual, um Marketplace concentra uma diversidade de lojas e vendedores (chamados de sellers) expondo produtos, como se fosse um shopping. Dito isso, vale destacar que o √ļnico respons√°vel pelo processo de entrega √© o anunciante e n√£o o site que fornece o espa√ßo para a venda.

Usando o Mercado Livre como exemplo pr√°tico, a plataforma apenas proporciona o “espa√ßo” para que os an√ļncios e as vendas sejam realizadas. √Č o vendedor quem faz o processo de capta√ß√£o do pedido, o processamento e o envio, se responsabilizando por todas as etapas relacionadas √† log√≠stica. Saiba mais nos t√≥picos a seguir.

A gest√£o de estoque

O controle dos produtos ‚Äď quantidade √ó demanda, estoque m√≠nimo, reposi√ß√£o, picking, etc. ‚Äď √© de total responsabilidade do seller. Se ele tamb√©m possui loja virtual ou f√≠sica, deve gerir o estoque de forma que atenda √†s tr√™s demandas, minimizando (ou eliminando) problemas como falta e excesso de itens.

 A gestão de frete

√Č preciso conhecer as pol√≠ticas de fretes estabelecida pelos Marketplaces. Os valores descritos nas tabelas utilizadas podem ser os da transportadora. Por√©m, √© o vendedor quem deve manter os valores atualizados na plataforma.

A gest√£o das entregas

O processo de separa√ß√£o, embalagem e despacho tamb√©m fica por conta do seller. √Č preciso lembrar que essas etapas tamb√©m contam no prazo de entrega repassado para o cliente. Em outras palavras, al√©m do tempo de envio determinado pela transportadora, √© preciso ter o cuidado de concluir o fluxo interno a tempo, evitando atrasos.

A atualização dos pedidos

O vendedor também é responsável por atualizar o status e a evolução dos pedidos recebidos pela plataforma.

 

Como aprimorar a logística para Marketplaces?

Investir na melhora dos processos de logística é uma das estratégias mais eficazes para alcançar resultados mais satisfatórios e ainda melhorar o relacionamento com os clientes. Confira, a seguir, algumas dicas a respeito do que pode ser feito.

Mantenha os estoque sincronizados

Como falamos, no caso de empreendedores que utilizam mais de um canal de vendas (e-commerce e loja física, por exemplo), é preciso ter o cuidado de gerir os estoques de forma que eles sejam suficientes para atender a demanda.

Isso envolve contabilizar e atualizar constantemente as quantidades dispon√≠veis para venda presencial e as que est√£o estocadas, voltadas para abastecer a loja e ainda atender √†s vendas virtuais. Portanto, √© necess√°rio monitorar os n√≠veis e ficar atento aos momentos ideais para a reposi√ß√£o ‚Äď considerando o processamento dos pedidos e os prazos de entrega dos fornecedores.

Procure oferecer preços e prazos mais competitivos

O valor do frete e o prazo para entrega est√£o entre os principais motivos para desist√™ncia de compra no ambiente virtual. Em mercados cada vez mais competitivos, √© preciso buscar alternativas que contribuam para atrair a aten√ß√£o dos clientes e lev√°-los a adquirir os itens. Nesse sentido, vale a pena procurar op√ß√Ķes de transportadoras, diversificando o mix desses parceiros de neg√≥cios.

Invista em tecnologia

Atualmente, √© praticamente imposs√≠vel realizar alguma atividade sem a ajuda da tecnologia. Trabalhos manuais s√£o mais demorados, sujeitos a erros e, portanto, ineficientes. Ao investir em recursos tecnol√≥gicos, todo o trabalho de acompanhamento dos pedidos e gest√£o de fretes, por exemplo, se torna mais eficaz. Entre as principais op√ß√Ķes, est√£o as listadas abaixo.

ERP

O ERP é um sistema de gestão integrada que permite acompanhar diversas rotinas de um negócio. Esse software vai ajudar a dar entrada nos pedidos, acompanhar os níveis de estoque, gerar a documentação necessária e ainda controlar os resultados financeiros, por exemplo.

CRM

O CRM √© um sistema voltado para o relacionamento com o cliente. Por meio dele, cria-se uma base de dados com informa√ß√Ķes relevantes sobre os consumidores, focada na melhoria do atendimento.

Gest√£o de frete

Contar com um sistema de gestão de frete é um excelente investimento para organizar rotinas como o controle das tabelas de fretes, contratação de transportadoras, auditoria de faturas, entre outras. Por meio dele, consegue-se aprimorar os processos relacionados ao transporte.

 

Quais cuidados devem ser tomados para evitar problemas com os clientes?

H√° alguns cuidados que podem ser adotados nos processos de Marketplaces que contribuem para melhorar o relacionamento e oferecer um atendimento diferenciado para os clientes. Apesar de n√£o ter a mesma diversidade de funcionalidades que uma plataforma de loja virtual, por exemplo, √© poss√≠vel contar com algumas medidas para otimizar a assist√™ncia ao p√ļblico. Confira nossas dicas.

Monitore as mudanças nos status dos pedidos

Enquanto o pedido ainda está sendo tratado internamente, fica mais fácil controlar cada etapa e acompanhar a evolução do envio. Porém, quando ele vai para a transportadora, passa a ser necessário monitorar as fases até a entrega no local solicitado pelo cliente.

Nesses casos, contar com um parceiro de neg√≥cios que tamb√©m preza pela transpar√™ncia √© fundamental para conseguir repassar as informa√ß√Ķes sobre o andamento do transporte ‚Äď lembrando que a falta de informa√ß√Ķes √© um dos principais motivos de reclama√ß√Ķes.

Mantenha os clientes atualizados

Vale a pena repassar para o cliente as mudanças no status dos pedidos. Isso transmite uma ideia de transparência e confiabilidade. Quando os produtos forem entregues para a transportadora, deixe o código para rastreamento para que o próprio consumidor possa acompanhar os dados da entrega.

Deixe um canal de comunicação aberto e de fácil acesso para os clientes

Al√©m do Marketplace, forne√ßa e-mail e, se poss√≠vel, um n√ļmero de telefone para os quais os cliente possam enviar d√ļvidas ou fazer reclama√ß√Ķes. Essa tamb√©m √© uma estrat√©gia que contribui para que as pessoas tenham mais confian√ßa no seu neg√≥cio e voltem a realizar novas compras futuramente.

A log√≠stica para Marketplaces √© um dos pontos cruciais para o sucesso do neg√≥cio, na cria√ß√£o de uma boa imagem no mercado e para a satisfa√ß√£o dos clientes. Ao otimizar os processos relacionados a essa √°rea, aumenta-se as chances de encantar e fidelizar os clientes ‚Äď que acabam se tornando os principais divulgadores do seu neg√≥cio no mercado, atraindo um p√ļblico ainda maior.

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