Performance de transportadoras: 6 itens para acompanhar e otimizar - Intelipost
Pular para o conteúdo
Intelipost
Tecnologia em Gestão de Fretes
IntelipostIntelipost
  • Soluções
    • Soluções para e-commerce
    • Soluções para Varejo Omnichannel
    • Soluções para Marketplace
    • Soluções para Operadores logísticos
  • Produtos
    • Cotação de Frete
    • Operações
    • Entregas
    • Reversa
    • Auditoria de Faturas
    • Torre de Controle
    • Roteirizador
  • Conteúdo
    • Materiais Educativos
    • Cases de Sucesso
  • Sobre Nós
    • O que é TMS?
    • Quem somos
    • Contato
    • Parceiros
    • ESG Intelipost
    • Seja um Parceiro
    • Central de Ajuda
    • Trabalhe na Intelipost
  • Blog
  • Entrar
  • PT
    • EN
  • Soluções
    • Soluções para e-commerce
    • Soluções para Varejo Omnichannel
    • Soluções para Marketplace
    • Soluções para Operadores logísticos
  • Produtos
    • Cotação de Frete
    • Operações
    • Entregas
    • Reversa
    • Auditoria de Faturas
    • Torre de Controle
    • Roteirizador
  • Conteúdo
    • Materiais Educativos
    • Cases de Sucesso
  • Sobre Nós
    • O que é TMS?
    • Quem somos
    • Contato
    • Parceiros
    • ESG Intelipost
    • Seja um Parceiro
    • Central de Ajuda
    • Trabalhe na Intelipost
  • Blog
  • Entrar
  • PT
    • EN

Performance de transportadoras: 6 itens para acompanhar e otimizar

Você está aqui:
  1. Início
  2. Transportadoras
  3. Performance de transportadoras: 6 itens…
Inicio    /    Blog

Performance de transportadoras: 6 itens para acompanhar e otimizar

Performance de transportadoras

O envio de produtos, mesmo que seja um processo externo — feito por outra empresa —, tem influência direta na experiência dos clientes com a organização e no grau de satisfação com a compra. Portanto, além de otimizar os fluxos de trabalho internamente, é necessário monitorar os parceiros de negócio e acompanhar o desempenho das transportadoras.

No post de hoje, falamos sobre alguns pontos que podem — e devem — ser usados avaliar a performance de transportadoras utilizadas em sua operação, para monitorar e otimizar os resultados dessa área. Continue acompanhando a leitura para saber mais sobre o assunto!

1. Indicadores de desempenho logístico

Os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão que permitem monitorar os resultados, avaliar se estão dentro do esperado e quais são as possíveis causas das falhas. Uma opção é firmar com a transportadora um acordo de nivel de serviço (Service Level Agreement – SLA) que deixe claros as responsabilidades e os direitos de cada parte durante a vigência do contrato.

Com isso, ficam definidos os prazos, as metas e outras questões envolvidas no desempenho e na forma de avaliação dos resultados. Conheça, a seguir, alguns indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs) que podem ser acompanhados.

Nível de serviço de entregas

Um indicador de nível de serviço de entregas serve para analisar a quantidade de envios entregues dentro do prazo comparada com o total de entregas realizadas no mês.

Para chegar ao percentual, pode-se usar o CT-e como documento, desde que ele esteja assinado pelo cliente e informe a data do recebimento. Dependendo do contrato assinado, é possível aplicar penalidades, caso o percentual mínimo não tenha sido cumprido pelo transportador.

Índice de avarias

Avarias são danos — amassado, arranhão, quebra e outros — que podem ocorrer nos produtos durante o transporte e o manuseio das cargas. Quando isso acontece, a mercadoria chega ao cliente com problema.

Nesses casos, vale a pena orientá-lo a respeito da assinatura do CT-e com uma ressalva informando qual item sofreu avaria e qual foi o dano observado. Isso é fundamental para que sejam feitas trocas e devoluções, além da permitir penalizar a transportadora, se houver uma cláusula no contrato que permita a cobrança.

Índice de extravios

Os extravios ocorrem quando, no processo de transporte, o produto some por algum motivo e não é entregue para o cliente. Essa ocorrência também deve ser informada no CT-e, que deve ser assinado e comentado pelo cliente, apontando qual item deixou de ser entregue.

Custo do frete

Como o custo de frete é um dos maiores gastos absorvidos pelas operações — e que tem grande impacto na receita da empresa —, monitorar o indicador desse gasto é fundamental para acompanhar a performance de transportadoras atuais para evitar o excesso de dispêndios que pode comprometer a lucratividade. Citamos, a seguir, os principais KPIs relacionados ao custo de frete:

  • percentual do custo de frete sobre o faturamento;
  • custo de frete por cliente;
  • custo de frete por produto;
  • custo de avarias e extravios;
  • custo de trocas e devoluções;
  • custo com reentregas;
  • custo de frete por km rodado.

Taxa de indisponibilidade

A indisponibilidade ocorre em decorrência da falta de veículos para transporte quando existe demanda. Isso pode causar atrasos no prazo combinado com o cliente e, por isso, esse é um indicador fundamental para saber se a transportadora está atendendo ao seu negócio com regularidade.

2. O que considerar no momento da avaliação da Performance de transportadoras?

Performance atual

Se a transportadora atual oferece um desempenho aquém do esperado, pode ser que seja o momento de abrir um novo processo de seleção e trocar de fornecedor. Para saber melhor, é preciso avaliar a opinião dos clientes, alguns indicadores de desempenho e por quanto tempo a performance está em queda.

Além disso, vale a pena verificar se as baixas ocorrem em determinados períodos ou em regiões específicas. Com isso, em vez de trocar o transportador de toda a operação, é possível contratar outro que atenda melhor a esses lugares ou flexibilizar o nível de serviço em épocas mais complicadas — como o natal e outras datas que vendem mais — em que o volume de entregas aumenta e eleva os riscos de falhas operacionais.

Performance de transportadoras

O processo de seleção de transportadoras envolve diversos aspectos, como preço, prazos (de entrega e de pagamento), abrangência do atendimento, idade da frota e outros. Porém, ainda que todos os cuidados sejam tomados, não existe garantia total de qualidade nos serviços prestados.

Para evitar contratar um parceiro e assumir um compromisso de longo prazo com uma empresa que oferece um desempenho aquém do esperado, vale a pena adotar alguns dos seguintes procedimentos:

  • obter indicações de outros clientes da transportadora em questão;
  • verificar sua reputação no mercado;
  • avaliar sua saúde financeira (que influencia a capacidade de atendimento a longo prazo);
  • fazer um projeto-piloto, período em que a transportadora será avaliada pelo desempenho, e só depois consolidar a parceria (com um contrato de tempo maior).

Ocorrências

As ocorrências são qualquer incidente que pode haver durante o transporte. Entre as principais, estão:

  • retenção em postos fiscais;
  • trânsito intenso;
  • acidentes;
  • atrasos;
  • desvio de rota;
  • furtos e roubos;
  • avarias e extravios também podem fazer parte desse grupo.

Acompanhar essas situações, além de permitir entender o foco de problemas e oferecer respostas rápidas, ajuda a manter os clientes informados sobre qualquer possibilidade de atrasos na entrega — tornando o processo mais transparente e confiável enquanto transmite credibilidade.

Feedback dos clientes

Os clientes usam constantemente o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para fazer reclamações a respeito do atendimento e algumas vezes para oferecer sugestões. Como eles são a razão de ser da empresa, ouvir e tentar solucionar os problemas levantados nesses contatos é uma forma de cuidar do relacionamento e melhorar seu grau de satisfação.

Também é possível coletar opiniões por meio de pesquisas, feitas via site, e-mail e telefone, por exemplo. Por meio delas, consegue-se identificar quais são os pontos fortes e o que precisa ser corrigido na performance de transportadoras do seu mix logístico.

3. Decisões rápidas com base nos resultados

Já partindo para a otimização, as tomadas de decisão são um dos aspectos que precisam ser aprimorados. Garantir agilidade e precisão nesse processo é fundamental para alcançar resultados mais satisfatórios, atender ao cliente com mais qualidade e até mesmo se destacar dos concorrentes no mercado.

Para isso, vale a pena investir em um software de gestão — como o Transport Management System – TMS. Ele centraliza e integra as informações do setor com as transportadoras e proporciona maior controle sobre o fluxo dos pedidos.

Dessa forma, o gestor passa a ter uma base sólida e confiável para analisar os processos, tomar decisões mais acertadas e elaborar estratégias com maior potencial de sucesso.

Avaliar e otimizar o desempenho de transportadoras são pontos fundamentais para que a empresa alcance um desempenho mais satisfatório, já que, do ponto de vista do cliente, é ela mesma quem se responsabiliza pelo envio dos produtos. Portanto, desenvolver esses parceiros de negócio e garantir que eles aprimorem suas operações reflete diretamente na fidelização da clientela e na imagem que a companhia projeta no mercado.

O que achou deste conteúdo? Tem mais algum item que você considera importante na avaliação de transportadoras? Deixe o seu comentário abaixo comentando suas experiências. Participe!


Intelipost
Com o propósito de simplificar a logística no mercado da América Latina, a Intelipost é a plataforma líder em gestão de fretes no Brasil. Com soluções baseadas em cloud logistics, integra de maneira inteligente toda a cadeia logística com tecnologia de altíssima confiabilidade e atende mais de 4 mil lojas. Atualmente realiza, em média, 2 bilhões de cotações de frete ao mês.

POSTS MAIS VISTOS

CATEGORIAS
Logística
Novidades
Tecnologia
Gestão
Tendências

Adipisci maiores dui

Porta corporis nibh. Adipisci maiores dui torquent porttitor wisi necessitatibus

SAIBA MAIS

Adipisci maiores dui

Porta corporis nibh. Adipisci maiores dui torquent porttitor wisi necessitatibus

SAIBA MAIS

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário Cancel reply

You must be logged in to post a comment.

Intelipost
Intelipost
  • Quem somos
  • Trabalhe na Intelipost
  • Seja um Parceiro
  • Código de Conduta
  • Master Service Agreement
  • Política de Privacidade
  • Políticas de Segurança
Dúvidas?
  • Contato
  • Central de ajuda
  • Imprensa
Conteúdo
  • Blog da Intelipost
  • Materiais Educativos
  • O que é TMS?
Produtos
  • Cotação de Frete
  • Operações
  • Entrega
  • Reversa
  • Auditoria
  • Torre de Controle
  • TMS
  • Soluções para e-commerce
  • Soluções para operadores logísticos
  • Soluções para Marketplace
  • Soluções para Varejo
Siga-nos nas redes sociais:
Conheça as marcas do nosso grupo:
Logo Pegaki Logo Agile
Selo Endeavor Promessas Selo IBM Smart Camp
Selo 100 Empresas
Go to Top
X

Fale com um especialista gratuitamente para conhecer a plataforma Intelipost

  • Reduza seus custos com frete
  • Agilize seu processo de envio
  • Ganhe visibilidade da sua operação

Contato