Gest√£ocomportamento de compra do consumidor
A crise decorrente da pandemia do coronav√≠rus trouxe grandes mudan√ßas no comportamento de compra do consumidor. No e-commerce, houve um aumento de demandas em certas categorias de produtos e redu√ß√£o em outras, sendo importante que as empresas adaptem seus processos para conseguir atrair e satisfazer o p√ļblico.

Esse assunto está intimamente ligado à tecnologia, já que será por meio dela que você poderá oferecer ao cliente uma melhor experiência, preços mais competitivos e novas formas de entregas. Nos tópicos seguintes, trazemos o que você precisa saber para garantir a sobrevivência da empresa e se sobressair no mercado.

Omnichannel: um caminho sem volta no comportamento de compra do consumidor?

O modelo omnichannel consiste na intersecção entre os ambientes online e offline de uma empresa, fazendo com que a experiência do cliente seja integrada entre o portal da loja, bem como aos centros de distribuição e às lojas físicas.

Por exemplo, quando um consumidor acessa o site da empresa para verificar os produtos que estão no estoque de uma loja, ele saberá antecipadamente se encontrará o que busca antes de visitá-la. Caso o produto não esteja em estoque, o cliente poderá entrar em contato com o varejista por diferentes canais para saber quando haverá reposição da mercadoria.

Independente do segmento de sua loja ‚ÄĒ seja de eletr√īnicos, seja de esporte, alimentos e bebidas, vestu√°rio, entre outros ‚ÄĒ, saiba que adotar essa estrat√©gia ser√° crucial para garantir seu market share (fatia do mercado).

Isso ocorre pelo fato de que uma grande parte dos consumidores reduzir√£o seus gastos durante e ap√≥s a crise gerada pelo coronav√≠rus. O omnichannel permite que o p√ļblico conhe√ßa melhor suas op√ß√Ķes de compras, formas de pagamento e os diferenciais de sua loja.

Como as empresas podem acompanhar essas mudanças no comportamento de compra do consumidor?

√Č poss√≠vel verificar os efeitos do coronav√≠rus a partir de dados j√° coletados por l√≠deres do mercado. A pesquisa realizada pela Intelipost demonstra que setores que tiveram maior destaque durante a pandemia foram os de alimentos e bebidas; sa√ļde, cosm√©ticos e cuidados; bem como os bens para pets.

Mas as empresas que conseguem responder com mais agilidade às mudanças são aquelas que utilizam tecnologias inteligentes para fazer uma análise preditiva do mercado.

Na pr√°tica, essas organiza√ß√Ķes usam solu√ß√Ķes que analisam o hist√≥rico de vendas para antever o comportamento do cliente. Esse recurso permite que as organiza√ß√Ķes tomem a√ß√Ķes antecipadamente para evitar preju√≠zos e maximizar suas vendas.

Essa moderniza√ß√£o tamb√©m permite que o gestor fa√ßa um acompanhamento macro e micro dos pedidos, gerencie os prazos, analise a taxa de ocorr√™ncias, confira o desempenho das transportadoras e estudos que permitem que ele tome decis√Ķes para melhorar o servi√ßo de entrega.

Como a tecnologia pode ajudar na experiência de compra?

Dificilmente uma empresa se manterá competitiva durante a crise da covid-19 sem implementar tecnologias. Afinal, elas exercem um papel estratégico na satisfação e retenção dos clientes.

Diferentes modalidades de entrega

As modernidades possibilitarão que seu negócio inove na forma de entregar os pedidos aos seus clientes. Exemplos de novas modalidades de entrega são:

  • pontos de retirada: o consumidor realiza sua compra e pode retirar seu produto pessoalmente em determinados com√©rcios locais parceiros, podendo escolher a data e hora que for mais conveniente para ele;
  • same day delivery: consiste em efetuar a entrega do pedido no mesmo dia que o consumidor adquiriu o produto;
  • in-store delivery ou click and collect: o cliente faz a compra do produto no site da loja e o retira pessoalmente no estabelecimento f√≠sico;
  • next day: a mercadoria adquirida pelo cliente √© entregue no dia seguinte da aprova√ß√£o do pagamento.

Transformação digital

A transforma√ß√£o digital √© um processo em que as empresas implementam v√°rias tecnologias que automatizam atividades manuais e ampliam o controle dos gestores sobre os processos. Um das principais tecnologias √© o TMS. Esse sistema traz funcionalidades √ļteis, como:

  • rastreio de cargas: monitoramento em tempo real, o que possibilita uma comunica√ß√£o mais assertiva sobre o status do pedido ao consumidor;
  • auditoria de faturas: automatiza a confer√™ncia das faturas emitidas por transportadoras e correios;
  • frete: calcula automaticamente o valor para a entrega ao cliente;
  • roteiriza√ß√£o: planeja as melhores rotas as serem percorridas pelos entregadores;
  • reversa: promove agilidade no processo de reembolso, trocas ou devolu√ß√£o de mercadorias;
  • gest√£o de despacho: automatiza a troca de dados entre sua empresa e as transportadoras ou correios, entre outros recursos.

Esse procedimento também abrange uma mudança na cultura organizacional, pois os colaboradores devem estar abertos para adotar as modernidades e aplicar metodologias ágeis.

Data Science

Processo que envolve a coleta, manipula√ß√£o e processamento de dados que sejam relevantes para elabora√ß√£o de planejamentos e tomada de decis√Ķes pelos gestores da empresa. Ele engloba informa√ß√Ķes sobre o seu p√ļblico-alvo, os concorrentes, os fornecedores ou seus parceiros.

Com um sistema de gest√£o especializado, √© poss√≠vel usar o data science para criar proje√ß√Ķes sobre as demandas futuras, fazendo com que a empresa prepare o estoque, o pessoal e o transporte necess√°rios para atender a todos seus clientes.

Essa previsão possibilita a automação do armazém, que consiste no apoio de tecnologia para realizar atividades como picking (separação de produtos) e o packing (embalagem de mercadorias).

Outra aplicabilidade é a gestão do estoque, ele permitirá fazer o controle de entradas e saídas por meio de chips, códigos de barra ou etiquetas de radiofrequência (RFID).

Integração de sistemas

Trata-se da comunica√ß√£o autom√°tica entre diferentes solu√ß√Ķes, fazendo com que dados sejam trocados automaticamente, levando a uma maior colabora√ß√£o entre os profissionais, setores e entidades.

Ela pode ser feita tanto com outros sistemas internos do negócio como de parceiros. Por exemplo, o TMS implementado pode se interligar com o ERP da loja e com os provedores de transporte. Esse recurso trará muitas vantagens para seu negócio, como:

  • diminui√ß√£o de custos: os fluxos de trabalho se tornam mais fluidos;
  • melhor performance: a automa√ß√£o otimiza o trabalho dos colaboradores, reduz erros e retrabalho;
  • visibilidade: h√° uma vis√£o geral do neg√≥cio e parceiros, permitindo elabora√ß√£o de estrat√©gias mais eficazes;
  • controle das entregas: pode-se avaliar a performance de cada entregador;
  • gest√£o inteligente do estoque: pode-se controlar melhor as entradas e sa√≠das do estoque, torn√°-lo mais preciso e saber a localiza√ß√£o de cada bem.

Digitalizar seu negócio para adequá-lo ao comportamento de compra do consumidor trará economia e uma relação mais confiável, segura e transparente, tanto para sua empresa como para seus clientes. Entretanto, é essencial implementar as tecnologias desenvolvidas especialmente para aprimorar o controle sobre a logística do seu negócio.

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