Novidadesintelipost connection 2020
Saiba tudo o que aconteceu no Intelipost Connection 2020, o principal evento sobre tecnologia e inovação em logística de e-commerce.

Nesta semana aconteceu o Intelipost Connection 2020, √ļnico evento no Brasil sobre experi√™ncia de entrega e log√≠stica de e-commerce. O evento, oferecido pela Intelipost, contou com +de 800 participantes durante as 3 horas de apresenta√ß√Ķes online.

Confira a seguir os destaques do evento:

Stefan Rehm, CEO da Intelipost, iniciou refor√ßando a import√Ęncia do evento para o mercado, e relembrou a primeira edi√ß√£o do Intelipost Connection.
Em seguida, Stefan fez um agradecimento aos transportadores ‚Äúverdadeiros her√≥is desse momento no Brasil, obrigada em nome da Intelipost‚ÄĚ, e apresentou o novo relat√≥rio exclusivo produzido pelo time de Intelig√™ncia da Intelipost sobre os impactos da pandemia do novo coronav√≠rus na log√≠stica do e-commerce.

intelipost connection 2020
Dados do relatório Os impactos da covid-19 na Logística do E-commerce, produzido pela Intelipost.
Segundo o levantamento, que faz uma compara√ß√£o entre o tr√°fego de dados na plataforma entre os dias 26 de fevereiro e 10 de maio de 2020 em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo de 2019, os setores que apresentaram crescimento no per√≠odo foram Casa e Decora√ß√£o (250%), Constru√ß√£o e Ferramentas (143%), Artigos de Beb√™ (126%), Eletr√īnicos (113%), Materiais de Escrit√≥rio (107%) e Sa√ļde e Beleza (102%).

Para o CEO, ‚ÄúEstamos vivendo uma transforma√ß√£o na forma como as pessoas vivem, se comportam e compram. E o e-commerce tem sido fundamental para manter a economia rodando‚ÄĚ.
Por√©m, o e-commerce, ainda hoje, representa uma parcela desse mercado. J√° vemos os reflexos desse momento delicado, com  impactos nas transfer√™ncias das cargas e na economia do varejo brasileiro, dada a massiva queda no volume de vendas.

Pelo o que tem sido visto, h√° quatro pontos de impactos mais expressivos. S√£o eles:

Entregas

Em rela√ß√£o ao n√ļmero de pedidos e as novas rotinas de comportamento, houve um aumento expressivo no volume de entregas, com uma curiosidade: os pedidos est√£o mais leves (-16%). O estudo apresenta tamb√©m uma an√°lise regional que aponta os estados que tiveram maior aumento nas compras online durante a quarentena. S√£o eles: S√£o Paulo, com aumento de 64%, seguido pelo Amap√° com 53% e Rio de Janeiro e Sergipe, ambos com aumento de 52%. E ao que tudo indica, as entregas sem contato ser√£o uma tend√™ncia global permanente.

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Dados do relatório Os impactos da covid-19 na Logística do E-commerce, produzido pela Intelipost.

Cotação de frete

A imprevisibilidade do consumidor aumentou, com aumento expressivo de 25% da intenção de compra, que é quando o consumidor vai até a página de checkout, faz a cotação do frete, mas não finaliza a compra.

Tipos de frete

Sobre a escolha pelo tipo de frete, houve uma redução, já esperada, nas modalidades de Retirada em loja (-38%) e crescimento de 58% na escolha por modalidades expressas (D+1 ou D+2).

Prazo de entregas

Em rela√ß√£o ao tempo m√©dio de entrega, considerando desde o momento do despacho at√© a entrega ao cliente final, houve um aumento no prazo no per√≠odo entre fevereiro e abril, seguido de uma redu√ß√£o no m√™s de maio. Com menos gente nas ruas e menor √≠ndice de tr√Ęnsito, um pedido est√° levando, em m√©dia, 6,33 dias para ser entregue. Uma leve redu√ß√£o, comparado com o ano de 2019, quando o n√ļmero para o mesmo per√≠odo foi de 6,88.

Em rela√ß√£o a possibilidade de lockdown, a expectativa √© de aumento nos prazos por conta das restri√ß√Ķes de locomo√ß√£o.

Logística as a service

Em um painel com o COO e cofundador da Intelipost, Gabriel Drummond e Fabien Mendez, CEO da Loggi, a discuss√£o girou em torno da grande aposta para a digitaliza√ß√£o do mercado, as logtechs, que s√£o empresas que ‚Äúnascem com a tecnologia como espinha dorsal‚ÄĚ, e seu potencial transformativo por meio da oferta de solu√ß√Ķes log√≠sticas sob demanda, ajudando os pequenos e m√©dios varejistas a ter as ferramentas necess√°rias para uma entrega de qualidade, o que ser√° essencial para manter a sustentabilidade do mercado.

Para Fabien, o grande objetivo da log√≠stica √© conectar todo mundo. Segundo o CEO, Se voc√™ d√° a possibilidade, por meio de ferramentas log√≠sticas de qualidade, de equipar as empresas para competir com os grandes players, voc√™ est√° ajudando a desenvolver a agilidade no pequeno e m√©dio neg√≥cio, e a possibilidade de maior personaliza√ß√£o, o que melhora a rela√ß√£o das empresas com seus consumidores. 

Para quem deseja sobreviver no mercado, os especialistas recomendam ‚Äúfocar naquilo que se faz bem‚ÄĚ, e alavancar a for√ßa de outras empresas que podem ajud√°-lo a se posicionar, desde a m√£o de obra at√© o marketing. Terceiriza√ß√£o do fulfillment e a gest√£o de armaz√©m, por exemplo, s√£o boas estrat√©gias para potencializar o neg√≥cio. 

Num geral, boa parte dos varejistas encontram-se nas áreas centrais de São Paulo e rio de Janeiro. Já no interior, a qualidade da logística é muito menor.

Para os varejistas que vendem bens de consumo ou outro tipo de serviço, é possível sonhar com uma abrangência nacional com o auxílio de uma boa logística, pois existe demanda. Com os marketplaces e tecnologia inteligente para logística, subitamente você passar de hiper local para nacional, graças à digitalização. A tecnologia impulsiona as vendas e melhora a experiência dos consumidores.

De acordo com os especialistas, ‚Äúa tecnologia √© tudo. No come√ßo √© um pouco sofrido e dif√≠cil, com as dificuldades de integra√ß√£o, mas conforme voc√™ aprende e a tecnologia amadurece, voc√™ consegue colher os frutos exponenciais. Se vc opta pelo anal√≥gico, no come√ßo voc√™ ter√° mais velocidade, mas depois isso acaba estagnado.‚ÄĚ

A sobrevivência das pequenas transportadoras

Outro ponto de discuss√£o, ressaltou o poder que as transportadoras menores possuem, o alto grau de conhecimento localizado, o que pode ser de grande ajuda, acompanhado da oferta de modalidades de entregas como os Pontos de Retirada e Lockers inteligentes.

Alguns pa√≠ses, como Pol√īnia, Jap√£o, B√©lgica e Fran√ßa j√° t√™m uma cultura forte, e √© bem prov√°vel que isso chegue ao Brasil e ajude a resolver um dos principais problemas na log√≠stica brasileira: os √≠ndices de insucessos, al√©m de baratear os custos da √ļltima milha com a centraliza√ß√£o das entregas em um mesmo local.

Alternativas de entregas

Sobre o que esperar da evolu√ß√£o das modalidades de entrega na log√≠stica urbana e as oportunidades para digitaliza√ß√£o dos neg√≥cios offline, Marcelo Guarnieri, CEO da Kangu e Marcio Artiaga, CEO da Clique e Retire comentam sobre a evolu√ß√£o dos Lockers, ‚Äúalgo que h√° de mais antigo na log√≠stica e se mant√©m at√© hoje‚ÄĚ, afirma M√°rcio Artiaga, que considera os Lockers como ‚Äúcaixas postais repaginadas‚ÄĚ. 

Os profissionais também ressaltam que a modalidade é bem mais avançada na Europa pois é utilizada há pelo menos 20 anos no continente.

Estima-se que seja necessário 1 locker para cada 4 mil habitantes. Seguindo essa lógica, São Paulo precisaria de uma rede com pelo menos 3 mil Lockers. Porém, para os profissionais está claro que a modalidade tem tudo para se tornar uma tendência global na logística.

Para o CEO da Kangu, ‚Äúa capilaridade √© um caminho que estamos percorrendo agora. A ader√™ncia ao servi√ßo de retirada em loja est√° cada vez mais forte no Brasil. √Č um momento de forte escalada e antecipa√ß√£o para termos uma grande malha de lockers e PUDOs no Brasil‚ÄĚ.

O que tamb√©m deve acontecer para que a estrat√©gia d√™ certo, o investimento em integra√ß√Ķes r√°pidas e de qualidade entre os embarcadores e os operadores log√≠sticos, que acarreta em crescimento exponencial da rede e  maior ades√£o por parte dos consumidores, resultando em melhorias no NPS.

A longo prazo, o surgimento de oportunidades de proximidade e relacionamento com o consumidor final, pois o desenvolvimento de malhas locais potencializam toda a malha log√≠stica e se mostram como uma excelente solu√ß√£o para os grandes centros urbanos e √°reas de dif√≠cil circula√ß√£o. Al√©m disso, h√° uma oportunidade de otimiza√ß√Ķes nos processos de reversa e postagem.

Reversa

A Kangu atualmente conta com +750 pontos de coleta somente na capital de São Paulo, e agrega em flexibilidade e autonomia na experiência de compra, ao integrar-se ao dia a dia das pessoas e gerando maior conveniência.

Para Marcelo Guarnieri e Marcio Artiga, as redes da Clique e Retire e a da Kangu s√£o complementares, pois somente com a capilaridade da rede que a modalidade poder√° ser popularizada e fazer parte da cultura do comportamento de compra.

Entre as tecnologias relevantes para ficar de olho  nos pr√≥ximos anos, destacam-se a hiperautoma√ß√£o e robotic proccess automation, tecnologias de cybersecurity tamb√©m devem ganhar maior aten√ß√£o, como sistemas de seguran√ßa nos lockers, reconhecimento facial, chatbots e as integra√ß√Ķes com as plataformas de ecommerce. A tecnologia est√° no centro do neg√≥cio.

Impactos na experiência de compra

Marcel Alonso, da Ifood e Aurélio de Pádua, da Foxtrot comentaram um pouco as diferenças da inteligência de mercado no cenário analógico e no ecommerce, e sobre como os aspectos logísticos estão se unindo aos aspectos comportamentais do consumidor (locais de entregas, fluxo da cadeia no last mile).

Um dos desafios na experi√™ncia de compra, a confiabilidade na entrega, tem recebido mais aten√ß√£o no contexto de pandemia. No que diz respeito a roubos de cargas, a solu√ß√£o de lockers mais uma vez surge na discuss√£o como uma ferramenta que pode trazer maior seguran√ßa aos entregadores. Ser√° preciso estabelecer uma ‚Äújornada de facilita√ß√£o do processo de compra‚ÄĚ, e a conclus√£o: ‚Äúa humaniza√ß√£o da compra ir√° facilitar e melhorar a penetra√ß√£o do ecommerce‚ÄĚ.

A tecnologia está transformando a nossa relação com as entregas?

O √ļltimo painel do dia contou com a participa√ß√£o de Eduardo Peixoto, da transportadora Total Express e Leonardo Pelloso,
do Grupo GPA, e a conversa, que girou em torno da grande relev√Ęncia e ascens√£o do omnichannel, levantou a problem√°tica do ship from store. 

A modalidade é um desafio para as lojas físicas, pois não há infraestrutura e conhecimento técnico para operar como centros de distribuição, nem a capacitação para executar pickings e outras atividades logísticas.

Por outro lado, a tecnologia otimiza as rotas de entregas, pois massifica o transporte. 

O desafio dos grandes volumes

A entrega expressa pode ser eficiente na realiza√ß√£o de entregas de pequenos volumes, mas ainda enfrenta uma grande dificuldade para realizar entregas de grandes volumes, especialmente em grandes centros urbanos, onde essa miss√£o fica quase imposs√≠vel. 

Os profissionais acreditam que ‚Äúviabilizar e orientar  o cliente a utilizar a tecnologia da forma correta‚ÄĚ √© o melhor caminho.

Segundo Eduardo peixoto, alguns varejistas j√° est√£o obtendo +50% de faturamento com o ship from store. Para o Diretor Comercial, deve-se ‚Äúcatalogar a solu√ß√£o certa para o canal certo‚ÄĚ para adquirir rentabilidade nos neg√≥cios.

Existe um desafio em infraestrutura e pouca variabilidade de veículos para entrega expressa de grandes volumes e uma necessidade de evolução da malha de entregas para todo o Brasil, a partir dessas lojas.

Groundshipping e Crowdsourcing… Vai pegar?

Construir uma rede flex√≠vel √© o grande desafio para quem trabalha no mercado de ecommerce, e n√£o existe f√≥rmula m√°gica. O groundshipping tem uma necessidade de padroniza√ß√£o do servi√ßo e lealdade para manter a qualidade no atendimento. Fideliza√ß√£o entre parceiros √© essencial. 

O crowdsourcing pode ser utilizado como algo complementar √† base consolidada. 

√Č poss√≠vel que um modelo h√≠brido, entre uma base fidelizada e confi√°vel, somado ao modelo colaborativo de crowdsourcing, baseado em uma oferta e demanda muito aberta, ganhe for√ßa a longo prazo. O fortalecimento das redes locais pode se tornar um diferencial competitivo relevante entre as transportadoras.

Pós-covid é o novo normal

Leonardo Pelloso, do Grupo GPA elucida o problema que poderemos enfrentar na Black Friday em 2020

Dependendo das medidas de seguran√ßa que ser√£o tomadas at√© a data, ser√° preciso um trabalho de educa√ß√£o, informatiza√ß√£o e conscientiza√ß√£o de consumo. Segundo ele, a ativa√ß√£o no com√©rcio alimentar, por exemplo, foi reduzida, pois h√° uma responsabilidade e uma quest√£o √©tica para colaborar na redu√ß√£o das aglomera√ß√Ķes.

Para Leonardo, a ‚ÄúBlack friday dever√° ser repaginada, pois atrai muitas pessoas, e essa din√Ęmica n√£o faz mais sentido hoje. Ent√£o, como fazemos com uma data que existe h√° mais de dez anos, e j√° se consolidou no Brasil?‚ÄĚ

De fato, uma enorme responsabilidade para as empresas, tendo em vista que uma crise para o segundo semestre j√° √© esperada, e ‚Äún√£o tem como ser imune a isso‚ÄĚ.

‚Äúo cen√°rio √© de crise econ√īmica e redu√ß√£o de demanda mesmo para produtos essenciais‚ÄĚ  completa. Seria poss√≠vel que ‚Äúa Black Friday este ano aconte√ßa somente online‚ÄĚ?, questiona Stefan.

Parece ser de comum acordo para os profissionais do varejo e da log√≠stica de que n√£o h√° um cen√°rio ‚Äúp√≥s-covid‚ÄĚ, mas sim um ‚Äúnovo normal‚ÄĚ. O que j√° veio para ficar, uma log√≠stica sem papel e baseada em tecnologias inteligentes, a acelera√ß√£o de projetos omnichannel e um aumento da representatividade do e-commerce no varejo.

A intelipost celebra poder construir o futuro da logística ao lado de grandes profissionais. Caso você tenha perdido a transmissão ao vivo do Intelipost Connection 2020, você pode assistir na íntegra acessando este link.


Para ter acesso ao relatório completo sobre os impactos da covid-19 na logística do e-commerce, solicite o envio neste formulário e encaminhamos o material para você!