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Frete no marketplace: 5 passos para ser mais competitivo

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O mercado de marketplace proporciona um mundo de possibilidades para os sellers. Com a facilidade de colocar a loja no ar através de um nome já conhecido, as chances de vendas se tornam ainda maiores. Apesar das inúmeras vantagens, o frete no marketplace precisa ser considerado desde o início para não tornar-se um desafio logístico.

Uma pesquisa do Reclame AQUI sugere que para 63,9% dos entrevistados, o preço do frete foi motivo para eles abandonarem o carrinho de compras. Acompanhar essa métrica é muito importante para os vendedores, por conseguir mensurar o impacto do valor do frete com as vendas. 

Por isso, destacamos neste artigo, 5 passos para oferecer o frete no marketplace ideal para a estratégia de negócio, sem afetar as vendas na plataforma.

Como funciona o frete no marketplace

Conhecer como funciona a logística e o frete nas plataformas de marketplace é a primeira etapa para quem está começando. Basicamente existem duas possibilidades: serviços de logística integrados na plataforma ou totalmente por conta do vendedor. 

No primeiro cenário, o vendedor é responsável por configurar a tabela de frete com algumas informações importantes na plataforma, que permitirão ao cliente calcular o frete automaticamente na página do produto. 

O próximo passo é a emissão da etiqueta de envio para realizar a postagem da encomenda pelo vendedor. Em plataformas que oferecem fulfillment, a entrega dos produtos é responsabilidade do próprio marketplace.

No segundo cenário, em que o vendedor é o responsável pelo frete – ou a dimensão e peso dos produtos é superior ao máximo permitido pelo marketplace, ele precisa trabalhar por conta própria, gerindo suas entregas e as transportadoras envolvidas.

Quem paga o frete no marketplace? 

Geralmente, o frete no marketplace é pago pelo vendedor. Porém, é possível participar de alguns programas de frete que variam conforme a plataforma de marketplace, mas  oferecem facilidades tanto para o vendedor, como descontos progressivos com algum critério, quanto para o cliente, como cupons de descontos.

Como ter preço de frete competitivo no marketplace

A seguir, confira 5 passos para atingir um frete no marketplace mais competitivo e vantajoso. 

1 – Precifique o frete corretamente

Esse pode ser um desafio para alguns lojistas, principalmente pela falta de conhecimento relacionado aos custos de transporte e como eles afetam o negócio. Por outro lado, fretes com valor muito alto não chamam a atenção dos consumidores e podem ser a causa de muitos abandonos de carrinho. A precificação do frete deve equilibrar entre o controle de custos e as condições atraentes para o cliente. 

Entenda mais sobre a precificação de frete e como utilizar o frete grátis neste outro artigo.

2 – Crie diferentes descontos no frete 

A alternativa que mais chama a atenção do consumidor é o frete grátis. Mas por diferentes motivos, oferecer essa opção não pode ser a realidade para muitos lojistas. Logo, quando não for possível oferecer frete grátis, pode-se encontrar outras alternativas, como descontos para pedidos acima de determinado valor ou quantidade.

3 – Ofereça diferentes opções de frete 

Para atingir um frete no marketplace mais competitivo, é necessário sair do básico e oferecer diferentes opções de frete ao consumidor. Dessa forma, a loja consegue atender as necessidades distintas entre os diferentes consumidores , como aquele que deseja o  produto o quanto antes sem se importar com o valor e o outro que não deseja  pagar mais caro para tê-lo. 

Dentre as principais opções de frete, podemos destacar as entregas expressas, com foco em agilidade, e os pontos de coleta e retirada, com foco em economia. 

A Connect Parts, por exemplo, reduziu cerca de 15% da taxa de abandono de carrinho após apresentar um número maior de opções de frete para o consumidor em menos tempo. Confira o caso completo aqui

4 – Cumpra os prazos de entrega 

A entrega costuma ser um fator decisivo para toda a experiência de compra do consumidor. Por isso é importante estabelecer prazos honestos que a loja consiga cumprir, junto com as transportadoras contratadas. 

Mas antes disso, o primeiro passo é escolher transportadoras confiáveis, com base nos objetivos da empresa e que consigam atender às suas necessidades. Para facilitar esse processo, confira o guia Tecnologia e transporte, com estratégias eficientes de contratação e gerenciamento de transportadoras.

Ebook Tecnologia e Transporte

5 – Aproveite todos os modais possíveis 

Apesar de ser o modal mais utilizado pela logística, o transporte terrestre no Brasil enfrenta alguns desafios, principalmente voltados para as condições das rodovias, a insegurança e os trânsitos caóticos em grandes centros. Esses fatores contribuem para deixar o preço do frete mais caro e até aumentar os prazos de entrega.

Para não ficar refém desses problemas, é indicado entender as necessidades do negócio e buscar alternativas para não depender apenas do modal terrestre, uma vez que algumas transportadoras já ofertam o modal aéreo, por exemplo. 

Agora que você sabe como oferecer um frete competitivo no marketplace, aproveite para conferir como entregar melhor no marketplace. Não esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber as principais notícias sobre marketplace, e-commerce e logística direto em sua caixa de e-mail.

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